Estudantes, professores e profissionais discutiram estratégias para a melhoria da saúde em Governador Valadares. (Foto: Sebastião Jr.)

Cerca de 100 pessoas se reuniram durante dois dias com a finalidade de propor e discutir estratégias para a melhoria das condições de saúde de Governador Valadares. Integrantes de movimentos sociais, gestores públicos, profissionais de saúde, estudantes e demais membros da comunidade acadêmica participaram da segunda edição do VerSUS, que aconteceu nas últimas quarta e quinta-feira, 21 e 22. Temas como a integração entre ensino, serviço e comunidade e clínica ampliada compartilhada fizeram parte da programação do evento.

O programa

O VerSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada em âmbito nacional por meio de parceria com a Rede Unida, instituição que estimula atividades relacionadas à promoção da educação e da saúde no Brasil.

Em Governador Valadares, ele é organizado pelo PET-Saúde/GraduaSUS da UFJF-GV, que reúne cerca de 90 componentes, entre alunos e professores dos seis cursos do Instituto de Ciências da Vida (ICV), preceptores do serviço de saúde e Secretaria Municipal de Saúde. O “VerSUS Transformação” – como é chamado o programa realizado pelo campus avançado – possui como tema “Fortalecendo caminhos para a integração ensino-serviço-comunidade”.

Contribuições

Equipe coordenadora do VerSUS. (Foto: Sebastião Jr.)

Para o diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Marco de Oliveira Andrade, o VerSUS é importante porque além de promover a integração de todos os cursos da área de saúde do campus, cumpre um dos papéis da universidade pública, que é “fortalecer o Sistema Único de Saúde”.

Representante da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, Rômulo Batista Gusmão considera o VerSUS primordial para os novos rumos da saúde no Brasil. “É aqui que nós conseguimos trabalhar esse processo no sentido de que os futuros profissionais sejam de fato agentes transformadores da politicas públicas de saúde no país”, argumenta.

Gusmão destaca, ainda, a importância do trabalho desempenhado pelo campus avançado da UFJF. Segundo o gestor, apenas no segundo semestre do último ano foram 170 ações executadas pelos vários cursos junto com a Secretaria Municipal de Saúde. “É uma contribuição extremamente valiosa para nós porque os desafios da saúde pública de Governador Valadares não são pequenos. A UFJF é uma grande parceira”.

A segunda edição do VerSUS contou com oficinas e palestras ligadas ao tema da saúde. (Foto: Sebastião Jr.)

Já a vice-diretora do ICV da UFJF-GV, Waneska Alexandra Alves, ressalta que a principal contribuição do VerSUS é sensibilizar os discentes acerca do sistema de saúde. De acordo com ela, isso só é possível graças ao trabalho do PET-Saúde/GraduaSUS, que percebeu “o quanto é importante a discussão da formação do profissional de saúde e trouxe isso, junto com os perceptores, para a formação dos estudantes”.

A aluna de Nutrição, Luísa Miranda Costa, 23, foi uma dos muitos discentes da UFJF-GV a se sensibilizar com a causa da saúde no município. Segundo ela, “o VerSUS foi muito interessante, porque ampliou a visão do estudante acerca dos problemas da saúde pública, propondo uma nova metodologia de trabalho, que encara o usuário como centro do processo”. Além disso, de acordo com a acadêmica, o programa propôs uma nova forma de encarar o trabalho dos profissionais de saúde, mais “integrada e humanizada”.

Diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Andrade destacou a importância do  VerSUS. (Foto: Sebastião Jr.)

Diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Andrade destacou a importância do VerSUS. (Foto: Sebastião Jr.)

Balanço positivo

De acordo com a professora da UFJF-GV e integrante da equipe organizadora do VerSUS em Governador Valadares, Lélia Cápua Nunes, o objetivo desta edição do programa foi alcançado, já que “todos os atores envolvidos no processo atuaram juntos, construindo e debatendo propostas e criando laços”.

O objetivo do Pet-Saúde é tentar implementar a modalidade de vivências nas próximas edições do VerSUS.

Confira abaixo algumas imagens do evento: