(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Estudantes da Escola Dyrce José da Silva e Souza, de Santana do Deserto, conheceram laboratórios e outras unidades e se impressionaram com a estrutura do campus, em Juiz de Fora (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, nesta quinta-feira, 22, estudantes da Escola Estadual Dyrce José da Silva e Souza, da cidade de Santana do Deserto (MG). Ao todo, 26 alunos entre 16 e 18 anos participaram das atividades e puderam conhecer o Centro de Ciências, o Restaurante Universitário, e as faculdades de Comunicação, Economia e Farmácia.

Em sua primeira visita à Universidade, os alunos demonstraram surpresa diante da estrutura do campus de Juiz de Fora. Sob olhares atentos, a equipe de cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional explicou sobre as formas de ingresso na UFJF, além de falar de temas como a vida universitária e a dimensão do campus.

Bárbara Barbosa cursa o terceiro ano do Ensino Médio e já está na expectativa pelo seu futuro profissional e universitário. Ela pretende cursar Design e confessa que ficou surpreendida com o tamanho da Universidade. “Eu pensava que era só um prédio e que cabia todo mundo, todos os cursos. A visita abre muito a cabeça, porque no terceiro ano a gente não sabe o que vai fazer. Então vai abrir muito a nossa mente, e eu vou ter o prazer de falar que vou para a Universidade Federal”.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Restaurante Universitário (RU), onde almoçaram. À tarde, parte do grupo visitou a Faculdade de Economia e conversou com a “Monetária”, equipe de Atlética do curso. Depois os alunos se direcionaram para a Faculdade de Farmácia e Bioquímica, onde aprenderam como funcionam o Laboratório de Análise de Alimentos e Águas e o Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Biotecnologia.

Universidade mais próxima

(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Em todos os locais visitados, olhares atentos e a sensação de novas descobertas (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

A professora de Geografia, Ana Lúcia, acompanhou seus alunos e ressaltou a importância de mostrar para os adolescentes como é a vida acadêmica. “Acho que mostrar para eles é bem importante, principalmente quando são alunos do interior. Parece que a Universidade está muito distante deles, a visita é importante para aproximar nossos alunos deste novo ambiente.”

Depois foram ao prédio novo da Faculdade de Comunicação para conhecer a Produtora de Multimeios, que desenvolve um programa de TV apenas com estudantes. Além disso, tiveram contato com o Diretório Acadêmico Vladimir Herzog, a empresa júnior Acesso Comunicação Júnior, o Programa de Pesquisa e Extensão (PET) e os estúdios de rádio e televisão. Para Ana Paula Mayworm, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, a visita foi fundamental para ajudar na escolha do curso: “Eu vi os outros cursos e achei interessante, mas a Comunicação não sai de mim por nada. Agora eu tenho certeza do que eu quero.”

A coordenadora do curso de Farmácia da UFJF, Magda Narciso Leite, participou de uma conversa com todos os alunos da turma, e destacou as formas de ingresso na Universidade, a oportunidade de conseguir bolsas na instituição e as especificidades do curso de Farmácia. “É muito importante esse momento para mostrar ao aluno o que ele pode encontrar ao entrar na Universidade.”

A visita da escola terminou no Museu da Farmácia Professor Lucas Marques de Amaral, que despertou a atenção dos alunos por ser o único no Brasil a armazenar certos utensílios utilizados pelos farmacêuticos no passado. “É preciso valorizar a história, pois a tecnologia que temos hoje não existiria sem os equipamentos usados do passado”, observou Magda.

O Programa
O Programa de Visitas acontece ao longo de todo o ano, apresentando a Universidade a alunos de cidades próximas. Desde 2013 funcionando no formato atual, cada visita tem seu próprio roteiro, que é escolhido juntamente com a instituição de ensino participante. É previsto para o primeiro período de 2018 o recebimento de 1600 alunos pelo Programa.

A equipe do cerimonial da Imagem Institucional também realiza visitas nas escolas de Juiz de Fora, durante as manhãs de sextas-feiras, com o objetivo de informar sobre as formas de acesso à Universidade, os auxílios de assistência estudantil disponíveis, as bolsas que a UFJF oferece, além de tirar dúvidas dos alunos sobre a vida acadêmica.

As instituições de ensino que tenham interesse em receber a visita e aqueles que desejam saber mais informações sobre o programa podem entrar em contato com a UFJF pelo email: visitas@comunicacao.ufjf.br.