A semana de vacinação contra a febre amarela no campus Juiz de Fora começou nesta segunda-feira, 19, e termina na sexta-feira, 23. A ação é destinada às pessoas que ainda não se vacinaram e é aberta à comunidade acadêmica e à população do entorno da Universidade. Os interessados devem procurar os profissionais de saúde no saguão da reitoria entre 8h e 16h para tomar a dose única da vacina.
Os profissionais responsáveis pelo atendimento serão da Prefeitura de Juiz de Fora, da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar da UFJF (Cossbe), além de professores e alunos da Faculdade de Enfermagem da Universidade.
A coordenadora da Cossbe, Renata Faria, comenta a importância de ter um posto de vacinação na Universidade. “O trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde é fundamental para a ampliação da cobertura vacinal contra a febre amarela e ter um posto avançado no campus facilita o acesso para toda a comunidade acadêmica – servidores, estudantes e terceirizados – e a população residente no entorno”.
Para ser vacinada a pessoa deve ter mais de 9 meses e não possuir nenhuma das contraindicações:
– Alergia grave a ovo;
– Transplantados;
– Pessoas que fazem tratamento com corticoides em doses imunossupressoras;
– Submetidas a tratamento com imunossupressores;
– Que já tomaram a vacina anteriormente;
– Pessoas com histórico de doenças do timo;
– Pessoas com doenças hematológicas e neoplásicas;
– Portadoras de doenças autoimunes; e
– Pessoas com lúpus.
Nos casos de doenças agudas febris, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro. Pessoas em tratamento com radioterapia/quimioterapia e pessoas com HIV/AIDS devem buscar orientação médica antes de se vacinar.