Estudantes de graduação aprenderam técnicas para melhorar desempenho nas atividades de estudo. (Foto: Divulgação)

Promover uma troca de saberes e contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos. Este foi o objetivo da 1ª Oficina Pedagógica: Práticas de Estudo na Graduação, promovida pelo setor de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva da UFJF-GV. As atividades foram realizadas nesta sexta-feira, 16, no Pitágoras e contaram com a participação de 25 estudantes.

Além da reflexão sobre as práticas adotadas na graduação, a oficina trabalhou técnicas de leitura, como a “cruz categorial”, que busca direcionar o olhar do leitor para a parte mais importante do texto, a fim de melhorar sua compreensão. Também foram apresentadas plataformas digitais destinadas a orientar o planejamento e a organização da vida acadêmica do discente.

De acordo com a pedagoga do Apoio Estudantil e coordenadora da atividade, Rosângela Santos, os resultados foram positivos, pois além da participação de alunos de vários cursos, despertou neles o desejo de contribuir com a iniciativa. Segundo ela, a intenção é que as próximas oficinas “sejam pensadas, elaboradas e executadas” pelos próprios estudantes, em conjunto com o atendimento pedagógico.

A 1ª Oficina Pedagógica, além de Rosângela Santos, contou com o trabalho do assistente social do Apoio Estudantil, Luiz Gonzaga Pinto, e da estudante de Fisioterapia e bolsista em treinamento profissional, Lívia Duarte.