Equipe participante das oficinas )Foto: Dante Rodrigues)

Equipe participante das oficinas (Foto: Dante Rodrigues)

Com o objetivo de apoiar a implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil  (EAAB) na rede de atenção básica do município de Governador Valadares, o Departamento de Nutrição do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), através de um projeto de extensão, tem promovido oficinas de trabalho, descritas no Manual de Implementação da EAAB (2015) do Governo Federal, com 30 profissionais de saúde das Estratégias Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), para a formação dos tutores da EAAB do município.

Coordenado pela professora Pollyanna Costa Cardoso Pires, o projeto de extensão “Apoio à implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil” desenvolve as oficinas por meio de atividades teóricas e práticas, leitura e discussão de textos, troca de experiências, dinâmicas de grupos, conhecimento da realidade local, sínteses e plano de ação. “Esperamos qualificar o processo de trabalho da equipe da ESF/NASF e aprimorar as competências e habilidades dos profissionais de saúde para ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para menores de dois anos de idade, por meio da educação continuada em saúde”, destacou Pollyana.

No total, serão realizados quatro encontros, às sextas-feiras (dias 2, 9 16 e 23 de março), cada um com carga horária de oito horas, sempre na Superintendência Regional de Saúde ou em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A implantação da EAAB depende de ações intersetoriais, incluindo governo, universidade, serviço, comunidade, numa perspectiva de abordagem integrada e humanizada ao grupo materno-infantil na atenção básica. “Acredita-se que esta implantação trará impacto positivo nos indicadores de saúde e nutrição de crianças menores de dois anos de idade”, ressaltou Pollyana.

O projeto de extensão conta também com a participação da professora Nízia Araújo Vieira Almeida (vice-coordenadora); da servidora técnica-administrativa do Departamento de Nutrição, Angélica Heringer Rodrigues; dos estudantes bolsistas Vinícius Vieira Benvindo, de Nutrição; e Áquila Agnes Dutra, de Medicina; e da estudante voluntária do curso de Medicina, Maria Áurea Sousa Menenguci. Os parceiros externos são a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares e o Governo de Minas Gerais.

Confira as fotos do segundo encontro realizado nesta sexta-feira (9), na Superintendência Regional de Saúde.