Matrículas ocorrem no prédio do Pitágoras, em GV. (Foto: Sebastião Júnior)

O primeiro dia de matrículas no campus avançado da UFJF em Governador Valadares (UFJF-GV) reuniu calouros e veteranos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Nutrição e Odontologia. Os aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram recepcionados por veteranos e pelo Diretório Central dos Estudantes. O cronograma de matrículas continua nesta quinta, 22, nos dois campi. Em GV, as matrículas serão realizadas das 13h30 às 16h30.

A UFJF-GV espera receber, no total, 109 calouros. Eles vêm de diversas regiões do país, como Anthony Caetano, que nasceu e cresceu na Flórida, nos Estados Unidos, e se mudou há sete anos para Porto Seguro, na Bahia, onde vive com a família. Acompanhado dos pais e da avó, que agora vai receber o neto em GV, o calouro de Fisioterapia revelou as ansiedades que envolvem a mudança de estado. “Vou sentir falta da família e dos amigos, mas estou feliz com a conquista. Vim de uma escola estadual, onde as expectativas de aprovação não eram tão grandes, então estou satisfeito com a vaga em uma Universidade Federal”.

Família acompanha Anthony na matrícula. (Foto: Sebastião Júnior)

A satisfação é compartilhada pela mãe, que comenta com orgulho a conquista do filho, de apenas 17 anos. Segundo Solange Caetano, o dia da matrícula traz um misto de sentimentos: “a euforia pela aprovação, mas a preocupação com a distância. Sabemos que vamos sentir muitas saudades, mas é o futuro do Anthony que está em jogo. É importante passar por essa etapa”.

Quem também vem de outro estado é Manuella Filgueiras, de 18 anos. Natural de Pirassununga, em São Paulo, a caloura de Nutrição tem boas expectativas para a nova fase. “Já conheço algumas pessoas de Governador Valadares, e vou morar na casa da minha tia, então estou mais adaptada. A expectativa é boa, quero começar a estudar logo”, comentou. A tia, Miriam Filgueiras, destaca: “já ouvi falar muito bem da UFJF, da qualidade da Universidade e dos cursos oferecidos; vou acolher a Manuella e ajudar no que for necessário”.

Miriam Filgueiras acompanha a sobrinha Manuella na matrícula. (Foto: Sebastião Júnior)

Miriam Filgueiras acompanha a sobrinha na matrícula. (Foto: Sebastião Júnior)

Para apresentar informações úteis aos ingressantes na UFJF-GV, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) distribuiu o Manual do Calouro, “que além de informar os horários de ônibus e do Restaurante Universitário, explica também o que é o DCE e seu papel na Universidade”, relatou João Gonçalves, estudante de Direito e diretor-executivo do DCE.

Nesta quinta, 22, a UFJF-GV recebe os calouros de Ciências Econômicas, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Medicina. Confira aqui as fotos do primeiro dia de matrículas na UFJF-GV.

Pism

A pré-matrícula on-line do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) também começou nesta quarta-feira, 21. Os aprovados no Pism – inclusive para o segundo semestre – deverão realizá-las através do site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) até o dia 23 desse mês. As matrículas presenciais serão feitas nos dias 1º e 2 de março de acordo com o cronograma. É obrigatória a participação em ambas.

Reclassificação

A primeira reclassificação do Sisu já está disponível no site da Cdara. Os estudantes que estão na lista de espera deverão ficar atentos ao cronograma de reclassificações e as datas de matrículas on-line e presencial. São previstas quatro chamadas até o dia 21 de março.

Para o Pism, o primeiro edital de reclassificação estará disponível dia 28 desse mês. São previstas quatro chamadas para o primeiro semestre e nove para o segundo. O cronograma de reclassificação pode ser acessado nesta página do site da Cdara.

Outras informações: (32) 2102-3911/ 3978 – Central de Atendimento UFJF