Com o objetivo de compreender os desafios e contribuir para a melhoria da produção de materiais didáticos no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cead/UFJF) a mestranda Liliane da Rocha Faria desenvolveu a sua pesquisa de mestrado na instituição. A dissertação foi apresentada no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP). No contexto analisado, o estudo aponta caminhos para otimizar o uso dos materiais já disponíveis e a inserção de novas práticas.
A acadêmica explica que a modalidade de Ensino a Distância (EaD) viabiliza a possibilidade de estudantes ingressarem em cursos de graduação e especializações em instituições que não poderiam frequentar presencialmente, por diferentes razões. Segundo ela, o material didático é a base de apoio para os estudantes, sendo o suporte da relação entre o aluno e o professor. “Trabalho no setor há 7 anos e acredito que o Cead tem muito a oferecer para a UFJF, tanto na educação a distância quanto no ensino presencial”, afirma Liliane.
De acordo com a mestranda, a pesquisa buscou retratar uma perspectiva histórica desde o surgimento da modalidade de ensino a distância até a concepção e funcionamento do Cead na Universidade: “trouxemos, no primeiro capítulo da dissertação, um histórico da educação a distância no Brasil, com foco no Ensino Superior. A partir deste ponto, situamos a pesquisa para o universo da UFJF, e coletamos dados sobre os passos que foram dados para a institucionalização da EaD dentro da universidade através do Cead.”
Já em um segundo momento, a dissertação apresenta dois eixos de análise: a gestão da produção de materiais e a demanda dessa produção, com entrevistas de dois gestores anteriores do Cead e a aplicação de questionários online a 157 professores que atuam na EaD da UFJF.
Medidas possíveis
Liliane Faria sugere, ainda, um plano de ações para que a gestão possa realizar, de maneira simples, melhorias para a produção de material da modalidade. As soluções apontadas pela pesquisadora visam desenvolver o setor com base em três aspectos: publicidade, agilidade e capacitação. A mestranda enumera três ações: “ a primeira ação é a divulgação do setor aos professores da UFJF, apresentando os materiais que são produzidos, como se dá a produção e a infraestrutura disponível, objetivando aumentar a demanda de elaboração de materiais no Cead ; a segunda é a promoção de novas formas de apoio à produção de material, oferecendo aos professores a opção de enviar conteúdos multimídia para o setor apenas editar; a terceira é impulsionar a capacitação para a criação de materiais didáticos por meio de cursos.”
A professora orientadora Liamara Scortegagna destaca que a dissertação contribui para a qualidade das pesquisas da UFJF e também auxilia na gestão da educação presencial e a distância: “a pesquisa inova a partir do momento em que contribui para a melhoria das atividades desenvolvidas pelos alunos, pois os resultados das pesquisas constituem em Planos de Ações baseados em problemas ou insuficiências detectadas. Ao longo do estudo foram apresentadas as deficiências e apontados os caminhos para a otimização da estrutura e da equipe alocada no setor. O resultado após a implementação do Plano de Ação certamente será a qualidade do material desenvolvido.”
Contatos:
Liliane da Rocha Faria (mestranda)
lilianefaria@gmail.com
Liamara Scortegagna (Orientadora – UFJF)
liamara@ice.ufjf.br
Banca Examinadora:
Profª. Drª. Liamara Scortegagna (UFJF)
Profª. Drª. Janae Gonçalves (UFRA)
Profª. Drª. Núbia Aparecida Schaper Santos (UFJF)
Outras informações:
0800 7273 141 – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública