(Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Reitor Marcus David e coordenadora de Avaliação e Movimentação de Pessoas, Léa Chicre Salomão (à esquerda) recepcionaram novos docentes e técnico-administrativos. (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, nesta sexta-feira, 26, a cerimônia de posse dos novos profissionais que atuarão nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, e no Colégio de Aplicação João XXIII. Ao todo, 14 tomaram posse: três como docentes para o campus sede e dois, para o Colégio; sete técnico-administrativos em Educação (TAEs) para Juiz de Fora e dois para GV.

No Anfiteatro das Pró-reitorias, o reitor Marcus David, a coordenadora de Avaliação e Movimentação de Pessoas, Léa Maria Chicre Salomão, e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), Igor Coelho, deram as boas-vindas aos servidores.

O reitor Marcus David ressaltou o contexto instável em que o país se encontra e que atinge as instituições federais e estaduais. “A entrada no serviço público representa uma conquista, ainda que estejamos enfrentando um momento muito delicado de ameaça de direitos. Resistir aos ataques e assumir a luta por uma universidade pública de qualidade são uma forma de lutar pelo futuro do país.”

David direcionou sua fala final aos empossados para Governador Valadares. “Além dos desafios que eu citei antes, você têm um adicional, que é o trabalho em um campus em implementação. Faço um apelo especial a vocês para que assumam conosco o papel de luta pela promoção exitosa do campus de Valadares.”

Confira outras fotos da cerimônia

Graduada em Ciências Contábeis, a nova servidora do campus de GV, Fabiana da Silva Pereira, já conhece os desafios que a esperam, pois acompanhou regularmente, pelo site, todas as notícias sobre o local. Empossada como contadora, Fabiana tem 11 anos de serviço no setor público, mas não atuava naquela função. “Minhas expectativas são as melhores, pois conto com os meus anos de experiência para contribuir com o campus de Valadares e realizar um trabalho eficiente e agregador, ainda mais agora em que atuarei especificamente na minha área.”

Empossado como assistente social no campus sede, o paulista Silmai Lázaro Neves Dutra se deparou com a possibilidade do concurso enquanto fazia mestrado na UFJF. “Trabalhei no setor privado, mas as melhores relações e condições de trabalho estão no setor público, por isso fiz o concurso.” Dutra diz, ainda, que pretende fazer o doutorado, mas precisava de maior segurança antes de tentar o curso. “Minha melhor opção era ingressar no setor público e ter mais direitos e segurança, para, depois, tentar o doutorado. Agora só preciso fazer um bom projeto.”

Egresso da Faculdade de Medicina da UFJF e um dos docentes a tomar posse, Carlos Eduardo de Oliveira Alves diz estar empolgado pelo contexto em que irá atuar, “Na minha época, lutamos por uma reforma curricular que conseguiu mudar muitas coisas para melhor, e de acordo com o que discutíamos lá atrás”, reflete. Natural de Juiz de Fora, conta que sua posse tem uma alegria a mais: ver que a Universidade, no geral, evoluiu muito, “embora o contexto sociopolítico atual esteja bem hostil”, avalia.