Com o objetivo de compreender como o poeta juiz-forano Murilo Mendes teve acesso a quatro pequenas xilogravuras do desenhista e ilustrador Oswaldo Goeldi, a acadêmica Tammy Senra Fernandes Genu produziu a sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens com o título “Oswaldo Goeldi e Murilo Mendes: Relações entre gravador e poeta.”
As xilogravuras de Oswaldo Goeldi atualmente estão no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm – UFJF). Para desenvolver a pesquisa, a acadêmica realizou intenso estudo bibliográfico, análises em jornais da época e entrevistas com familiares dos artistas.
Segundo a mestranda, a partir dos documentos analisados, pôde ser comprovada a existência de amizade e afeto entre Murilo Mendes e Oswaldo Goeldi, além do interesse do poeta juiz-forano na arte expressionista alemã.
A pesquisadora conta que o interesse pelo tema tratado na dissertação veio a partir das aulas de Estética e Crítica das Artes, ministradas pela professora Raquel Quinet Pifano. De acordo com Tammy Senra, esta é a “primeira vez que a relação entre estes dois artistas é estudada”. Ela complementa, ainda, que a pesquisa “contribui socialmente com o intuito de apresentar relações entre artistas do Modernismo Brasileiro, além de levar o nome de Murilo Mendes como crítico de arte ao meio acadêmico.”
Contatos:
Tammy Senra Fernandes Genu (mestranda)
senra.tammy@gmail.com
Raquel Quinet Pifano (orientadora – UFJF)
raquinet.rqp@gmail.com
Banca Examinadora:
Profª. Drª. Raquel Quinet Pifano (orientadora – UFJF)
Profª. Drª. Renata Cristina Oliveira Maia Zago (UFJF)
Profª. Drª. Sheila Cabo Geraldo (UERJ)
Outras Informações: (32) 2102 – 3362 – Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens