Você sabe quais disciplinas são cobradas nas provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de acordo com cada módulo? Reunimos aqui algumas informações para esclarecer essa e outras dúvidas em relação às matérias das provas e pontuação.
O Pism divide o conteúdo do ensino médio em três módulos, que são aplicados ao final do ano letivo, de acordo com a etapa de aprendizagem a qual o aluno esteja cursando. Para se candidatar à vaga na UFJF pelo programa, é preciso participar de todos os módulos e não repetir nenhum ano do ensino médio. Os valores, em geral, variam de uma edição para a outra, conforme o desempenho e a modalidade de concorrência escolhidos.
Módulo I e II
A pontuação é cumulativa, sendo que os módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nestas etapas, o candidato não precisa ter escolhido ainda uma opção de curso. O formato e o teor das provas são iguais para todos.
No primeiro dia, os participantes dos dois primeiros módulos fazem prova objetiva e discursiva de língua portuguesa, química, matemática e geografia, sendo cinco questões objetivas e duas discursivas para cada conteúdo. Já no segundo dia, os exames objetivos e discursivos cobram literaturas, biologia, física e história, com cinco questões objetivas e duas discursivas para cada.
Módulo III
A escolha pelo curso deve ser indicada no módulo III, que vale 140 pontos e é composto por duas provas com questões objetivas, para todos os candidatos, e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido.
No primeiro dia, todos os estudantes fazem prova objetiva de língua portuguesa, literaturas, biologia e matemática. As provas discursivas para a área de economia e administração são de língua portuguesa, matemática e sociologia. Quem optar pelo domínio de exatas faz provas discursivas de língua portuguesa e matemática. Os candidatos aos cursos da área de humanas precisam discorrer sobre questões ligadas à língua portuguesa, literaturas e sociologia. Já para os candidatos ao campo da saúde, as perguntas discursivas são sobre língua portuguesa e biologia.
No segundo dia de provas do módulo III, todos os participantes realizam prova objetiva de física, química, geografia e história. Para economia e administração, os testes discursivos são de geografia, história e filosofia. Em exatas, são cobradas física e química. Os candidatos às humanas fazem provas discursivas de geografia, história e filosofia. Para saúde, as questões discursivas são de física e química. No quadro abaixo é possível ver os cursos pertencentes a cada uma das áreas de conhecimento.
A nota máxima possível no Pism é 1.300 pontos. Para a pontuação final, vale o somatório das notas dos três módulos multiplicadas pelos respectivos pesos, conforme fórmula a seguir:
Pontuação Final = (Módulo I) × 2 + (Módulo II) × 3 + (Módulo III) × 5
As provas do Pism 2018 ocorrem nos dias 9 e 10 de dezembro das 13h às 17h30, em quatro cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda (RJ).
Outras informações: Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)