Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata -MG

Data: 22/11/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/copese-divulga-relacao-de-candidato-por-vaga-do-pism-2018-saiba-mais-sobre-as-provas.ghtml

Título: Copese divulga relação de candidato por vaga do Pism 2018 da UFJF; saiba mais sobre as provas

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) divulgou na terça-feira (21) a relação do candidato por vaga do do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2018 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Ao todo, 29.609 candidatos vão disputar 2.323 vagas oferecidas nos dois campi, em Juiz de Fora e Governador Valadares. O aumento é de 13% em relação ao número de inscrições anterior. Nesta edição, 50% das vagas ofertadas em 72 cursos de graduação da UFJF estão reservadas para os candidatos que optarem pelo Pism como forma de ingresso. Anteriormente, a reserva era de apenas 30% das vagas.

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro, das 13h às 17h30, em Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé e também em Volta Redonda (RJ). As notas obtidas pelos candidatos do Módulo III serão divulgadas no dia 1° de fevereiro de 2018.

Comprovante de inscrição e locais das provas

Os candidatos inscritos já podem acessar o comprovante no site da Copese. Nele constam a confirmação e os locais de prova. Todos os candidatos ao Pism I farão provas fora do campus da UFJF em Juiz de Fora. Já os candidatos ao Pism II ficarão divididos entre o campus e locais fora da UFJF. Todos os candidatos ao Pism III farão as provas no campus universitário. (Clique para conferir a lista de locais)

Para acessar o local de provas, os inscritos precisam apresentar o documento de identidade indicado no requerimento da inscrição. O comprovante tem as orientações para a realização das provas como local do exame, nome do candidato, número de identidade, data, horário e opção de curso. Todos os dados devem ser conferidos pelo candidato.

O comprovante definitivo de inscrição é a prova do deferimento e efetivação da inscrição e deve ser impresso pelo candidato dentro do prazo. Uma vez efetivada a inscrição, não serão permitidos alterações de cidade, campus, curso ou grupo em que o participante está inscrito.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Caderno Educação

Data: 22/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/caderno-educacao/22-11-2017/confira-a-relacao-candidato-por-vaga-do-pism-2018.html

Título: Confira a relação candidato por vaga do Pism 2018

A relação de candidato por vaga do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2018 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi divulgada pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Ao todo, são 29.609 candidatos, disputando 2.323 vagas oferecidas nos dois campi da instituição, em Juiz de Fora e Governador Valadares. Nesta edição, 50% das vagas ofertadas em 72 cursos de graduação da UFJF estão reservadas para os candidatos que optarem por esta forma de ingresso.

Todos os candidatos já podem acessar o comprovante de inscrição no site da Copese.

As provas do Pism serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro, das 13h às 17h30, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e em Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro. As notas obtidas pelos candidatos do Módulo III serão divulgadas no dia 1 de fevereiro de 2018.

Precisando de mais informações? Ligue (32) 2102-3755 e fale diretamente com a Coordenação Geral de Processos Seletivos.

Candidatos ao Pism 2018 já podem acessar comprovante definitivo de inscrição

O comprovante definitivo de inscrição para as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) já pode ser acessado no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nele constam a confirmação de inscrição e os locais de prova de cada candidato.

Para acessar o local de provas, os inscritos precisam apresentar o documento de identidade indicado no requerimento da inscrição. É importante estar atento aos prazos, pois o comprovante de inscrição traz as orientações para a realização das provas. Além do local do exame, o documento contém o nome do candidato, número de identidade, data, horário e opção de curso. Todos os dados devem ser conferidos pelo candidato.

O comprovante definitivo de inscrição é a prova do deferimento e efetivação da inscrição em quaisquer um dos módulos e deve ser impresso pelo candidato dentro do prazo. O comprovativo não será entregue particularmente ao participante.

Uma vez efetivada a inscrição, não será permitido alterações de cidade, campus, curso ou grupo em que o participante está inscrito. As provas do Pism ocorrem nos dias 9 e 10 de dezembro.

Locais de prova

A Copese divulgou também os locais de prova onde serão realizados os exames. Todos os candidatos ao Pism I farão provas fora do campus da UFJF em Juiz de Fora. Candidatos ao Pism II ficarão divididos entre o campus e locais fora da UFJF. Já todos os candidatos ao Pism III farão as provas no campus universitário. Clique para conferir a lista de locais.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 22/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/22-11-2017/juiz-forano-da-adjf-vai-atuar-na-italia.html

Título: Juiz-forano da ADJF vai atuar na Itália

De Juiz de Fora para a Itália. Este é o caminho que o meia-esquerda Guilherme Oliveira, 31 anos, irá seguir a partir do dia 29 de novembro. Um dos destaques da Associação Desportiva de Juiz de Fora (ADJF), o jogador nascido e formado na cidade aceitou proposta do ASD Lions Handball Téramo, equipe do país europeu, do município de Téramo. Restam apenas detalhes burocráticos para que o vínculo seja oficializado. O atleta já recebeu o contrato para análise, mas irá assinar na Itália, diante de representantes da nova equipe.

“Espero aprender muito nesse tradicional clube italiano, de 50 anos. É uma experiência única na minha vida e quero aproveitar ao máximo e já poder ajudar a equipe a conquistar algum resultado positivo ainda esse ano, mas almejando continuar para a temporada 2018/2019. E queria agradecer ao presidente Salvador Faragalli pela oportunidade”, comemora o atleta.

O sucesso de Guilherme começou pelo trabalho de handebol escolar e adulto na cidade. “Iniciei na Escola Estadual Clorindo Burnier, com o professor Fernando Maciel. Depois, com 15 anos, fui para a ADJF. Tive uma passagem de seis anos em São Paulo, por São Paulo/Guarulhos e São José dos Campos, e retornei em 2009 para voltar a defender a ADJF nas competições nacionais”, conta o atleta.

Sob o comando dos técnicos Carlos Dias e do próprio Fernando Maciel, o atleta participou de competições como JIMI, Campeonato Mineiro, Liga Nacional, Campeonato Brasileiro e Copa Brasil, em que se sagrou campeão. Seu último título veio justamente no domingo (19), com a primeira colocação do Estadual adulto após duelos em quadra da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A atuação de Guilherme em Juiz de Fora lhe rendeu uma indicação para um olheiro na Itália, Maurizio Dibitonto. “Me solicitaram um vídeo com meus lances, enviei de imediato e gostaram do que viram!”, festeja.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidades

Data: 22/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/22-11-2017/conselheiro-tutelar-abraao-fernandes-e-afastado-por-mais-30-dias.html

Título: Conselheiro Tutelar Abraão Fernandes é afastado por mais 30 dias

O conselheiro tutelar Abraão Fernandes Nogueira permanecerá afastado do cargo por mais 30 dias. A decisão, assinada pelo prefeito Bruno Siqueira, foi publicada nos Atos do Governo desta quarta-feira (22). A resolução mantém afastado o conselheiro, que já havia sido removido do cargo temporariamente, pelo mesmo período, no dia 20 de outubro. Abraão retornaria ao posto nesta quarta, mas foi surpreendido com a notícia de seu novo afastamento após chegar para trabalhar no Conselho Tutelar da Região Centro-Norte. A Tribuna entrou em contato com o conselheiro afastado, que orientou a reportagem a procurar seu advogado. O profissional, no entanto, disse que não tem conhecimento do processo e, por isso, não vai se manifestar.

A nova decisão leva em conta as justificativas apresentadas pela Presidente da Comissão do Processo Administrativo Disciplinar n.º 10.557/2017, em que sugere a aplicação da medida cautelar de afastamento de Abraão, “com o intuito de que o mesmo não venha a interferir na apuração das infrações administrativas cuja prática lhe é atribuída”. A decisão considera ainda “a multiplicidade e gravidade das intercorrências de cunho disciplinar envolvendo o acusado” e reitera que já estão sendo apuradas outras sete denúncias de fato feitas contra o conselheiro.

O documento cita ainda que, no âmbito do Processo Administrativo Disciplinar n.º 6735/2017, de 18 de outubro, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carlos Henrique Rodrigues, “censurando veementemente a conduta que vem sendo adotada pelo referido Conselheiro Tutelar no exercício de suas funções, já havia solicitado o seu imediato afastamento”.

“A adoção de tal medida visa salvaguardar os interesses da Administração no que tange à devida e regular apuração dos fatos que envolvem a conduta funcional do aludido Conselheiro Tutelar, de sorte a não permitir que o mesmo se utilize indevidamente de suas funções para, de qualquer forma, interferir no escorreito prosseguimento tanto do processo disciplinar em questão quanto do que já está em curso”, justifica o prefeito Bruno Siqueira na decisão.

Conselheiro já havia sido indiciado por injúria racial

No último dia 31, a Tribuna revelou que Abraão Fernandes foi indiciado, em inquérito instalado pela Polícia Civil, por injúria racial cometida contra a formanda em artes e design da UFJF Mariana Martins, 25 anos. O delegado Luciano Vidal informou que há elementos comprobatórios suficientes de crime de injúria qualificada, cuja pena de reclusão pode chegar a três anos. Ouvido na 1ª Delegacia em São Mateus no último dia 20, Abraão admitiu em seu depoimento ter usado o termo “cor de bosta” para agredir verbalmente Mariana durante uma discussão no Facebook e se mostrou arrependido.  O procedimento instaurado no dia 17 de outubro e concluído dez dias depois foi remetido para a Justiça, a fim de que a investigação seja analisada pelo Ministério Público. Se for denunciado, o processo terá andamento na esfera criminal.

De acordo com o delegado, Mariana e Abraão se conheceram nas redes sociais depois que o então conselheiro protocolou junto ao Ministério Público Federal um pedido de providências contra o Colégio João XXIII e a drag queen Femmenino, que gravou um vídeo sobre o Dia das Crianças com os alunos para o projeto “Na hora do lanche”. Os dois iniciaram uma discussão por meio das redes sociais, em área reservada para conversas privadas. Após dizer que Abraão era um “exemplo de bosta” para crianças e adolescentes, ele revidou dizendo que era ela quem tinha “cor de bosta”.

Apesar de o delegado reconhecer que Mariana também ofendeu o conselheiro afastado, a formanda da UFJF cometeu crime de menor potencial ofensivo. Já Abraão foi enquadrado na injúria qualificada, por ter usado elementos de raça e de cor que aumentam a pena de reclusão de um a seis meses para um a três anos. O delegado explicou, ainda, que a injúria racial é diferente de racismo, porque, ao contrário do racismo, ela é cometida contra uma pessoa e não contra a raça negra como um todo.

Entenda o caso

Os casos envolvendo o conselheiro tutelar vieram à tona após ele ter entrado com representação no Ministério Público Federal (MPF), no dia 16 de outubro, solicitando que seja verificada a conduta do artista performático Nino de Barros em um vídeo institucional gravado dentro do Colégio João XXIII e postado na página oficial da UFJF no Facebook.

Na gravação intitulada “Na hora do lanche”, o artista performático Nino de Barros, que incorpora a drag queen Femmenino, vai até o Colégio de Aplicação João XXIII saber dos alunos como estava a expectativa para o 12 de outubro e o que os estudantes estavam levando na merendeira. Em determinado trecho do vídeo, a personagem fala sobre não existir separação entre coisas e brinquedos de menino e de menina, fazendo um coro com os pequenos de que isso é preconceito. Apesar de ocupar menos de 15 segundos da produção de pouco mais de 4 minutos, o trecho da conversa foi suficiente para gerar discursos inflamados contra a iniciativa.

Para Abraão, o vídeo faz apologia à ideologia de gênero e seu conteúdo deseja desconstruir o que foi ensinado pelos pais, “ferindo de morte um dos direitos fundamentais dos pais e responsáveis”. A polêmica envolvendo o vídeo também ecoou na Câmara Municipal, onde os vereadores André Mariano (PSC) e José Fiorilo (PTC) chegaram a protocolar moções de repúdio ao conteúdo.

Polêmica instalada, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) revelou que tanto a Prefeitura quanto o Ministério Público já haviam recebido documentos referentes à conduta racista e homofóbica de Abraão. Em áudios atribuídos ao conselheiro pelo presidente do CMDCA, Carlos Henrique Rodrigues, é dito pelo autor que ele respeita as mulheres, no entanto, “para essa aí, eu nada mais posso me fazer valer senão as falas do Bolsonaro para a Maria do Rosário no Salão Verde”. A mensagem de voz faz menção ao episódio no qual o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) diz à colega Maria do Rosário, ex-ministra dos Direitos Humanos, que não a estuprava porque ela não o merecia.

Os insultos prosseguem e assustam pelo teor: “essa situação dessa menina aí é complicado (sic) demais. Tô pra te falar uma coisa: é mal comida e tá sozinha porque é chata (…) além disso, acho que ela devia ir para São Paulo comer aquela ração do Dória para ela dar uma encorpada, porque mulher tem que ser bonita e tem que ter um corpinho também para ter onde a gente pegar.” Em outro momento, é dito que nem se ela passar um “guaritina no cabelo” e “ficar de molho um ano na água sanitária”, não sairá o “encardido” na pele dela.

Desde então, reações de repúdio às atitudes do conselheiro e de apoio ao vídeo da UFJF foram expressas por diversas entidades. Em nota, as comissões de Direitos Humanos e Cidadania da OAB/JF e de Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da OAB/JF disseram que “fomentar reflexão sobre gênero nas escolas é contribuir para a desconstrução da cultura do machismo, que produz das mais diversas violências contra as mulheres, desde a mais tenra idade; para o combate à LGBTfobia, que mata diariamente seres humanos no Brasil; é contribuir para o reconhecimento da diversidade e respeito aos direitos humanos. (…) Omitir-se quanto aos domínios inteiros da vida, quanto à diversidade que marca as vivências humanas é uma escolha, ideológica (na medida em que não há neutralidade), perigosa, ofensiva ao pluralismo, ao direito de aprender a partir de variadas perspectivas”.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 22/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/22-11-2017/a-7.html

Título:Seminário na UFJF

Começa hoje, no auditório da Facom, o Seminário Internacional Diferenças e Educação, com participação do professor do Instituto Universitário de Lisboa, João Manuel Calhau de Oliveira.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Tribuna livre

Data: 22/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/opiniao/tribuna-livre/22-11-2017/envelhecer-e-mesmo-um-privilegio.html

Título: Envelhecer é mesmo um privilégio?

Há 15 anos, resolvi deixar tudo em uma pequena cidade, aqui mesmo em Minas, para tentar a sorte em JF. Vinha para estudar numa grande e renomada universidade. Iniciei minha jornada na filosofia em 2002, findando o curso em 2005. Foi quando comecei a me questionar se era isso mesmo que eu queria.

Foi assim que, em 2007, ingressei novamente na UFJF, já no curso de serviço social. Foi um curso que, aliado à minha formação em filosofia, me fez rever vários conceitos e posicionamentos, muitos deles políticos.

Em 2011, me inseri em uma instituição para idosos. Essa instituição estava iniciando uma nova gestão. Foi a junção desses desafios mais o amor incondicional em fazer o bem e iniciar essa gestão que me fez quebrar vários preconceitos que tinha comigo. Será que envelhecer era algo tão bom? Afinal, ficar velho tem suas desvantagens, que são muitas.

E essa inserção e o novo fizeram de mim uma apaixonada pela questão do envelhecimento. Afinal, entendi, um tempinho depois, que é um processo constante e que todos nós passamos por ele. Essa inserção fez com que eu, no mesmo ano, ingressasse no conselho do idoso. Ficava admirada quando via aqueles conselheiros velhos de guerra dizendo coisas tão profundas e ficava no meu cantinho mentalizando: “Um dia vou falar assim”.

Os anos se passaram, e cá estou eu, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Vivenciando que o desafio não é somente perceber que envelhecer é um privilégio, mas quebrando paradigmas a cada dia. Envelhecer é isso. É descobrir novas possibilidades. É aceitar as mudanças, os limites e, principalmente, os cabelos brancos e as rugas. E parar de negar, porque a sociedade ainda descarta o velho.

Sinto-me privilegiada por conviver com idosos e fazer do controle social algo que permita a efetivação dos direitos dessa parcela que, cada dia, aumenta mais. Sim, envelhecer é um privilégio. Então, vamos nos permitir viver. Vamos nos permitir envelhecer.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 23/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/23-11-2017/exposicao-reune-gatos-de-racas-exoticas-em-juiz-de-fora.html

Título: Exposição reúne gatos de raças exóticas em Juiz de Fora

Juiz de Fora será invadida por gatos neste final de semana com a realização da 1ª Expo Gatos de Juiz de Fora e Região. O evento acontece no sábado (25) e domingo (26), no Gran Victory Hotel, das 10h às 18h, e reunirá cerca de cem gatos de diversas raças exóticas, além de contar com feira para adoção de animais. A entrada é gratuita, mas o visitante poderá doar um sachê ou lata de alimento para gatos. As doações serão encaminhadas para uma organização não governamental (ONG) da cidade. Esta é a primeira vez que o evento será realizado fora de Belo Horizonte.

A exposição reunirá raças pouco comuns na região como o sphynx (pelado canadense), bengal (“de Bengala”, semelhante a uma pequena onça), maine coon (maior raça domesticada do mundo), exótico (raça irmã do persa, com pelos curtos), cornish rex (pequeno porte, magro e pelo encaracolado), ragdoll (o “boneca de pano”, que amolece ao estar no colo), oriental de pelo curto (raça irmã do siamês, mas com inúmeras cores), sagrado da Birmânia (a raça com origem em templos budistas) e norueguês da floresta (pelos semilongos e aspecto selvagem), entre outros. Os mais conhecidos, como persa e SRD (sem raça definida, o famoso “vira-lata”), também poderão ser apreciados.

A cada dia serão eleitos os melhores felinos expostos, segundo critérios como classe, cor, raça e categoria. A avaliação será feita por juízes alemães e pelo brasileiro Hugo Cavalheiro, presidente da Associação da Raça Maine Coon no Brasil. Os vencedores acumulam pontos para posições no ranking nacional da Associação do Gato Mineiro (AGM). De acordo com os organizadores, entre as novidades desta edição está a realização do “Papo de Gato”, rodas de conversa a cada 30 minutos sobre variados assuntos relacionados aos felinos. As sessões são organizadas por alunos da UFJF e ministradas por especialistas.

As crianças que forem ao evento poderão se divertir em um espaço lúdico para vivenciar a experiência de tratamento veterinário e aprender cuidados básicos com os gatinhos. Os bichanos da exposição não estarão à venda, mas quem pretende adotar um gato contará com a presença da ONG Espaço Soul Cat, responsável por resgatar animais abandonados.

A expectativa dos organizadores é de que mais de cinco mil pessoas passem pelo evento nos dois dias. A exposição é uma realização da Associação do Gato Mineiro (AGM) com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Royal Canin do Brasil.

1ª Expo Gatos de Juiz de Fora e Região

Sábado (25) e domingo (26), no Gran Victory Hotel (Av. Presidente Itamar Franco, 3.800, Cascatinha)

Campeonato, lojas e adoções: das 10h às 18h.

Papo de gato: das 12h às 17h.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Região

Data: 2311/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/regiao/23-11-2017/ufv-esta-entre-as-dez-universidades-mais-empreendedoras-do-pais.html

Título: UFV está entre as dez universidades mais empreendedoras do país

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) divulgou, na última semana, o ranking das 55 universidades que mais incentivam o empreendedorismo no Brasil. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) ocupa a sétima posição no país. Em todo o estado, a UFV só fica atrás da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que neste ano alcançou o segundo lugar. A primeira colocação ficou com a Universidade de São Paulo (USP).  Entre outras universidades de Minas Gerais citadas na pesquisa estão a Universidade Federal de Itajubá (Unifei – 9° lugar), Universidade Federal de Lavras (Ufla – 15°), Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM – 16°), Universidade Federal de Uberlândia (UFU – 26°) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop – 31°). A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a de São João Del-Rei (UFSJ) não foram citadas na pesquisa.

Desenvolvida em parceria com a consultoria McKinsey, a pesquisa resultou no Índice de Universidades Empreendedoras, tendo sido realizada com mais de dez mil universitários. Foram avaliados itens como cultura empreendedora, inovação, extensão, capital financeiro, internacionalização e infraestrutura.

Os eixos centrais do estudo foram definidos após os estudantes apontarem quais aspectos eram considerados fundamentais para que uma instituição se tornasse referência em empreendedorismo. Além disso, eles também elencaram as experiências mais relevantes para o desenvolvimento do empreendedorismo na sua formação acadêmica, e os motivos que levam os alunos a permanecerem ou saírem de suas instituições.

A pesquisa completa pode ser acessada neste link.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 23/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/23-11-2017/taxista-evita-assalto-ao-perceber-que-passageiro-sacaria-arma.html

Título: Taxista evita assalto ao perceber que passageiro sacaria arma

Um taxista de 44 anos conseguiu evitar um assalto depois de perceber que o passageiro sacaria uma arma da cintura. O episódio foi registrado no início da manhã de quarta-feira (22), nas proximidades do Pórtico Norte da UFJF, no Bairro São Pedro, Cidade Alta. Conforme informações do documento policial, o motorista procurou a polícia e disse que o assaltante embarcou no táxi em um ponto em frente à Igreja da Glória, na Avenida dos Andradas. Quando passavam pela Rua José Lourenço Kelmer, o taxista percebeu que o passageiro ia sacar algo de sua cintura e entrou em luta corporal com ele. O ladrão saiu pela porta traseira do táxi e fugiu correndo pela via.

A PM deu início ao rastreamento e encontrou nas imediações uma touca ninja e um simulacro de arma de fogo. Não se sabe se o material era do indivíduo que fugiu. A Polícia Civil vai apurar o episódio.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 23/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/23-11-2017/h.html

Título: Trote solidário

Alunos de engenharia de produção da UFJF divulgam nesta sexta, os resultados do trote solidário que levantou problemas em seis instituições e indicou soluções técnicas. Serão beneficiados pelo projeto o Imepp, Associação dos Cegos, Grupo Espírita de Ajuda aos Enfermos, Fundação Espírita João de Freitas, Quintal Mágico e a Associação São Vicente de Paulo.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 23/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/23-11-2017/seminario-na-ufjf-debate-crime-violencia-e-conflitos-sociais.html

Título: Seminário na UFJF debate crime, violência e conflitos sociais

Os resultados do projeto “Além da culpa: Justiça Restaurativa para adolescentes” serão apresentados, nesta sexta-feira (24), às 11h, durante a programação do I Seminário do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Ciências Criminais da UFJF (NEPCrim). O evento, realizado na Faculdade de Direito e no Centro de Ciências, tem como objetivo fomentar o diálogo sobre crime, violência e conflitos sociais envolvidos nesses fenômenos.

De acordo com uma das coordenadoras do NEPCrim, Ellen Rodrigues, o evento serve como proposta de construção de um espaço de luta democrática nas universidades públicas. “Em tempos de expansionismos penais, recrudescimentos punitivos e naturalização da violência, acreditamos que refletir, comprometida e criticamente, desde o marco acadêmico, sobre tal estado de coisas, é mais que mera questão de engajamento, trata-se da busca pela construção de espaços de resistência e luta democrática no âmbito da universidade pública e da sociedade como um todo”, ressalta.

O projeto “Além da Culpa”, iniciado em 2015 sob coordenação da professora Ellen e do professor Leandro Oliveira, é fruto de parceria entre o NEPCrim e a Defensoria Pública da Vara da Infância e Juventude de Juiz de Fora. A iniciativa é voltada para adolescentes de 12 a 18 anos, acusados ou condenados pela prática de infrações penais. Segundo Ellen, os resultados alcançados se mostraram positivos, evidenciando a importância da utilização da Justiça Restaurativa.

Tal metodologia tem como objetivo reparar o dano que foi causado pelo crime, de preferência por meio de um processo informal em que as vítimas, os infratores e outros participantes possam, voluntariamente, participar ativamente na reflexão sobre o delito e chegar a um consenso quanto à reparação e à restauração da situação, no sentido de impedir que o mesmo conflito se repita no futuro. Conforme a professora, dentre todos os projetos de extensão, cursos e eventos realizados pelo NEPCrim, que já impactaram mais de três mil pessoas desde 2015, o projeto

“Além da Culpa” é o de maior abrangência

Ainda durante esta sexta, o seminário irá contar com as palestras: “A Justiça juvenil no Brasil e a responsabilidade penal do adolescentes, às 9h; “O papel das ciências criminais na formação do futuro profissional do Direito”, às 17h; e “Subjetividades punitivo-penais e as tendências político-criminais no cenário brasileiro”, às 19h. Entre os palestrantes convidados para o evento, estão os professores Daniel Achutti, membro da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB do Rio Grande do Sul, e Juarez Tavares, da UERJ e subprocurador-Geral da República, entre 2007 e 2012, como participantes da mesa de encerramento. As palestras são gratuitas e abertas à comunidade.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 23/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/23-11-2017/apos-doacoes-projeto-sensei-leva-dois-atletas-de-jf-ao-brasileiro-de-judo.html

Título: Após doações, Projeto Sensei leva dois atletas de JF ao Brasileiro de Judô

Há duas semanas, a Tribuna divulgou a busca por recursos do Projeto Sensei e da Escola Municipal União da Bethânia, do Bairro Granjas Bethânia, para que quatro alunos da equipe de judô pudessem viajar para São Lourenço da Mata, em Recife (PE). O objetivo de disputar a 17ª edição do Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô, na Arena Pernambuco entre esta sexta-feira (24) e o domingo (26), experiência inédita para os jovens, será possível para dois dos quatro graças a doações recebidas. Gabriel Amaral, 14 anos, e Washington Luiz, 15, estarão no tatame contra alguns dos principais atletas da modalidade em suas categorias, sub-15 médio e sub-18 meio-médio, respectivamente.

Responsável pela equipe, o mestre Gileanes de Paula, conhecido como Gil, comemorou a conquista dos garotos. “O Colégio (União da Bethânia) recebeu doação da Secretaria de Educação da UFJF e de algumas pessoas. O projeto já tinha um valor arrecadado, e conseguimos levar dois alunos. Esses meninos que estão indo mostrarão que somos capazes”, relata.

A dupla viajou acompanhada do treinador Raphael Venturini, também integrante do projeto de Gil. Otimista, o profissional acredita que os dois atletas têm grandes possibilidades de trazer o ouro. “São dois dos melhores judocas de nossa academia, e vamos ver como será lá em Pernambuco. Estamos bastante confiantes porque todos eles chegam muito bem preparados”, diz Raphael.

O evento é promovido pela Liga Pernambucana de Judô em parceria com a Liga Nacional do esporte e figura entre os torneios mais importantes do país. Algumas das principais equipes do Brasil, além de competir, terão representantes com a função de observar novos talentos.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata – MG

Data: 24/11/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/ufjf-abre-inscricoes-para-ensino-a-distancia-em-cidades-da-zona-da-mata.ghtml

Título: UFJF abre inscrições para ensino a distância em cidades da Zona da Mata

O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para especializações em diversas áreas de ensino em cidades da Zona da Mata.

A Instituição oferece 500 vagas nos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculados à UFJF. São 150 vagas para Ensino de Artes Visuais, 150 para Educação Inclusiva em Contextos Escolares, 100 para Conhecimentos Tradicionais e Práticas Escolares na Educação Básica e 100 para História e Cultura no Brasil Contemporâneo, cada curso em polos específicos.

Para Ensino de Artes Visuais, os polos são em Boa Esperanaça, Juiz de Fora e Ubá. O curso tem o objetivo de colaborar para que docentes que não possuam uma formação especifica em Artes Visuais, mas queiram possam compreender a importância e a potência da arte na educação.

Os interessados podem se inscrever pelo site do Cead até o dia 30 de novembro. Para isso, o candidato deve preencher o formulário de inscrição com os dados solicitados. Em seguida, deverá imprimir o formulário de inscrição, que é gerado a partir da conclusão da inscrição, datá-lo, assiná-lo e enviar pelos Correios, conforme edital do processo. O resultado final deve sair no dia 14 de dezembro e a matrícula deve ser feita até o dia 18 do mesmo mês.

Já o o curso de Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares tem polos em Bicas, Carandaí e Juiz de Fora. A especialização é destinada a professores em atividades regulares. Os candidatos devem possuir graduação em qualquer licenciatura e devem enviar uma carta de intenção, conforme edital.

Para a Especialização em Conhecimentos Tradicionais e Práticas Escolares na Educação Básica, os polos são em Juiz de Fora e Cataguases. O curso vai abordar questões relacionadas aos conhecimentos, culturas e territorialidades dos povos tradicionais dentro da escola nas diversas séries do Ensino Fundamental e Médio.

Por fim, a Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo tem vagas para Bicas, Mariana e Santos. Nesta modalidade, as inscrições podem ser feitas até o dia 1° de dezembro.

A seleção dos candidatos será realizada por uma banca formada por três membros indicados pela Coordenação dos cursos. O processo seletivo usará avaliação por meio de Análise Curricular, avaliação da Carta de Intenção e Memorial Acadêmico, no valor de 40 e 60 pontos, conforme edital.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Corrida de olho

Data: 24/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/corrida-de-olho/24-11-2017/corrida-tecnobit-encerra-o-ranking-de-rusticas-de-jf-neste-sabado.html

Título: Corrida Tecnobit encerra o ranking de rústicas de JF neste sábado

A terceira edição da Corrida Tecnobit Night Run encerra, na noite deste sábado (25), o 31º Ranking de Corridas de Rua da Prefeitura de Juiz de Fora. O evento, com inscrições já finalizadas, irá reunir centenas de praticantes da modalidade na Praça Cívica da UFJF, com largada às 20h. A prova, destinada especialmente às pessoas com deficiência (PCDs), tem a inclusão social como bandeira. O evento, com percurso total de 6km, terá ainda os shows de Toninho Buda e da Banda Corrente Sanguínea para festejar o término de mais uma temporada de corridas na cidade. Aos inscritos, a entrega de kits será feita no nesta sexta (24), entre 9h e 18h, no Hiper Bretas (R. Roberto de Barros, 241, Centro).

Temporada 2018 já mobiliza organizadores

Antes mesmo da última prova do ano, os organizadores do ranking local já se mobilizam para a próxima temporada. Nesta semana, representantes das empresas envolvidas nas corridas estiveram na sede da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), juntos com membros da pasta e do Conselho Municipal de Desportos, para fazer o balanço das competições 2017 e projetar possíveis ajustes para o próximo ano. Em dezembro, a SEL realizará o evento de encerramento da temporada, premiando equipes e atletas individuais, destaques no ano. A previsão é de que a cerimônia aconteça no dia 20 de dezembro.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Brasil e Mundo

Data: 24/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/brasil-e-mundo/24-11-2017/enade-sera-aplicado-neste-domingo-em-todo-pais.html

Título: Enade será aplicado neste domingo em todo país

As provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) serão aplicadas no próximo domingo (26). Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. São esperados cerca de 500 mil estudantes concluintes do ensino superior em todo país. Os estudantes devem preencher o Questionário do Estudante para ter acesso ao Cartão de Confirmação com informações sobre o local de prova e demais procedimentos.  O preenchimento, juntamente com a participação no Exame, é condição obrigatória para conclusão do curso.

Segundo último levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), 78,4% dos inscritos já haviam completado o questionário e acessado o cartão. A prova, com questões objetivas e discursivas, é dividida entre o componente de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e o componente específico. O exame contará com 40 questões a serem resolvidas em quatro horas. Tem maior peso as questões específicas da área do curso. O desempenho do estudante na avaliação contribui para formulação do conceito do curso, em avaliação do MEC.

Neste edição, o Exame vai avaliar aos estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação. A avaliação inclui ainda estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química, além dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes.

Na UFJF, foram inscritos no Enade todos os estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o último dia de retificação, 31 de agosto, das modalidades presencial e a distância. O aluno que ainda tiver dúvidas se deve ou não estar inscrito no exame, deve procurar seu coordenador de curso.

O Enade é uma das provas que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cultura

Data: 24/11/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/24-11-2017/neysa-campos-estreia-como-artista-na-casa-vinteum.html

Título: Neysa Campos estreia como artista na Casa Vinteum

“Desenhos | Tiços”, logo vou ao dicionário, sem o cedilha torna-se “tico”, pedacinho de qualquer coisa, a palavra completa é um toco de lenha que ainda não virou carvão, apesar da cor preta e aspecto chamuscado. Se este é um material abrasivo e de fácil combustão, vê-se e pensa em fogo, chama, iluminação; foi também o que acendeu em Neysa Campos a vontade de criar sua primeira exposição ocupando o lugar de “artista”.

É comum que soe estranho a ela ser chamada dessa forma categórica. Como ela mesma disse, as obras são terapia, relaxamento e brincadeira – no sentido de se dar ao direito de poder testar, fazer o que nunca fez e ter prazer com essa descoberta um tanto despretensiosa. Foram os amigos que a convenceram de tirar os objetos – tiços, desenhos, pinturas – de sua casa, tão cheia de “pedacinho de qualquer coisa” que ela recolhe na rua ao ver alguma beleza ou potencial que mereça ser guardado para se transformar em outro.

Algumas obras possuem objetos de ferro, pregos e marcações na madeira, todos encontrados na rua e mantidos exatamente como quando foram recolhidos, apenas com interferência de tinta: nanquim e Ecoline. Não que ela tenha as escolhido por algum motivo técnico, até porque isso não lhe pertence. Trabalha com o repertório que tem em mãos e o que busca de material, algumas vezes descartado e inutilizado.

Neysa Campos é médica por formação, professora aposentada da UFJF. Desde 1971, quando conheceu Arlindo Daibert, seu caminho para as atividades artísticas foi ampliado. Já experimentou cinema, teatro, mas, sobretudo, Neysa é uma figura importante para as artes plásticas de Juiz de Fora.

Quando abriu a Casa de Papel, ela trouxe para cá a possibilidade da exposição de arte fora do convencional “arte sobre tela”, e até hoje é amante do papel, recebendo, inclusive, de presente das viagens dos amigos. Também foi coordenadora do Centro de Estudos Murilo Mendes, responsável pelo centenário de Murilo Mendes, que gerou muitas conexões e trocas com galerias nacionais e internacionais. Além disso, esteve à frente do espaço Janelas Verdes, onde Arnaldo Baptista, que aqui reside, já expôs. Amilcar de Castro, Celso Renato, Mário Azevedo, Amador Perez e uma lista extensa de pintores e escultores já vieram a Juiz de Fora através de seu convite e curadoria.

documentário feito por Pedro Salim, por meio da fala de Neysa Campos, conta a história do motivo de este material ter se tornado potente em seu trabalho. “Eu estava em Santos Dumont, na casa da minha família, vi um dos tocos e não parava de olhar. Até interrompi a conversa, e um dos meus sobrinhos, que trabalha com queima de carvão na Mantiqueira, me explicou sobre o tiço.” Ronald Polito, curador da mostra, explica, poeticamente, a escolha do material como um resíduo que não completa seu ciclo de desaparecimento, não é consumido integralmente, guardando o que ainda vive antes de se desintegrar e morrer.

A mescla da medicina com as artes plásticas também está em seus desenhos e pinturas, por vezes atravessados por agulhas, agulhas de acupuntura e bisturis. Além disso, reaproveita cartões-postais, amostras de tecidos, onde faz rabiscos, croquis e interferências à sua maneira.

Desenhos | Tiços

Mostra de Neysa Campos. Abertura nesta sexta-feira (24), às 20h. Visitação de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h, na Casa Vinteum (Rua 21 de Abril 25 – São Mateus). Até 13 de dezembro

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata – MG

Data: 24/11/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/musica-e-teatro-marcam-programacao-cultural-e-de-lazer-em-zona-da-mata-e-vertentes.ghtml

Título: Música e teatro marcam programação cultural e de lazer em Zona da Mata e Vertentes

Teatro

O Núcleo de Adolescentes do Grupo Divulgação apresenta o espetáculo infanto-juvenil “Bicho sim, Bicho não!” neste sábado e domingo no Teatro do Fórum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que fica na Rua Santo Antônio, n° 1.112. Ingressos a R$ 20. As apresentações são às 16h45 e as reservas podem ser feitas pelo telefone 3215-3850.

— —