O I Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade (Conupes) do Núcleo de Pesquisas em Saúde e Espiritualidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (Nupes-UFJF) tem como objetivo oferecer embasamento para a prática clínica de médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas e demais profissionais da área de saúde que desejam ter uma atuação diferenciada, diagnosticando pacientes para além do desequilíbrio bioquímico.
Segundo o professor Alexander Moreira-Almeida, fundador do Nupes e organizador do evento, o Conupes pretende “abordar o ponto de vista prático e clínico dos profissionais em como lidar e trabalhar com a espiritualidade do paciente, a fim de auxiliá-los a entender, do ponto de vista ético, questões de evidência científica presentes na relação médico-paciente”, ressalta Almeida.
Entre os palestrantes do Conupes está o professor e psicólogo norte-americano Kenneth Pargament, um dos principais pesquisadores de Espiritualidade e Religiosidade no mundo. Para Moreira-Almeida, trazer um profissional com grande experiência na área, contribui para que “os congressistas possam ter contanto, aprendendo e trocando experiências com o principal pesquisador do assunto no mundo, que não só é pesquisador, mas tem experiência clínica, além da oportunidade de atualização sobre novas pesquisas na área e ajudar as pessoas a trabalhar com a psicoterapia.”
É a primeira vez que o Nupes promove um evento voltado para o debate sobre os estudos e a influência da religiosidade/espiritualidade na melhora de quadros clínicos dos pacientes com profissionais reconhecidos nacional e mundialmente. A expectativa de Moreira-Almeida é de que o Conupes seja o maior congresso do Brasil, tornando-se referência nacional na área espiritual de saúde.
O Congresso acontece nos dias 16 e 17 de março de 2018, no Ritz Plaza Hotel, em Juiz de Fora. O evento espera receber congressistas de todo o Brasil.
Envio de trabalhos
O período de submissão de trabalhos acontece entre os dias 20 e 30 deste mês que devem abordar o tema “Ciência e Religião/Espiritualidade”. Serão priorizados os que abordarem “Espiritualidade, religiosidade e saúde”. A divulgação dos trabalhos aprovados acontece no dia 18 de dezembro.
Outras informações: Núcleo de Pesquisas em Saúde e Espiritualidade (Nupes) ou Página do evento no Facebook