Evoluir o processo de desenvolvimento de serviços computacionais em uma plataforma de software científico, considerando aspectos técnicos e sociais. Esse foi um dos objetivos da dissertação do mestrando Phillipe Israel Marques, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Segundo Marques, a pesquisa busca apoiar desenvolvedores de software no processo de criação e seleção de serviços computacionais utilizados em experimentos científicos. A solução proposta trata de aspectos técnicos e sociais. “Os aspectos técnicos incluem obter serviços computacionais de repositórios locais ou na Web, e reutilizar recursos de experimentos científicos anteriores. Os aspectos sociais consideram a colaboração com os pesquisadores através de interações em uma plataforma de ecossistema de software científico.”
De acordo com o pesquisador, o estudo foi desenvolvido através de análises da literatura, por meio da qual foram observados vários fatores que tornam complexa a composição de serviços computacionais no contexto de um ecossistema de software científico, tais como a distribuição de recursos e a possibilidade de reutilizar serviços existentes. “Além disso, é importante garantir uma efetiva colaboração entre pesquisadores e desenvolvedores geograficamente distribuídos. Desta forma, uma solução foi proposta e avaliada neste contexto, utilizando um suporte à visualização de serviços computacionais, a análise de redes sociais e a colaboração no ecossistema.”
O acadêmico ressalta, ainda, que a pesquisa permite aos desenvolvedores de software visualizarem e identificarem serviços associados dentro da plataforma ou em repositórios externos. Além disso, um desenvolvedor pode realizar uma análise de redes sociais científicas para identificar relações de colaboração entre pesquisadores geograficamente distribuídos. A identificação de pesquisadores por desenvolvedores permite que ambos possam interagir para avaliarem os serviços desenvolvidos.
Segundo Marques, a partir dos resultados observados foi possível “identificar que a visualização, a colaboração e outros aspectos técnicos e sociais implementados potencializam a capacidade de composição de serviços no contexto de um ecossistema de software científico.” Ele destaca também a importância da pesquisa para a sociedade, em especial para pesquisadores e desenvolvedores envolvidos no contexto estudado. “A condução de experimentos científicos, envolvendo pesquisadores e recursos distribuídos permite que desenvolvedores identifiquem e interajam com pesquisadores, e que pesquisadores possam reutilizar serviços computacionais já existentes, ou solicitar que esses serviços sejam compostos. A utilização de uma plataforma de software para oferecer recursos que permitam reutilização, visualização e colaboração é importante para o desenvolvimento da área.”
Contatos:
Phillipe Israel Marques (mestrando)
phillipe.marques@gmail.com
Prof. Dr. José Maria Nazar David (orientador – UFJF)
jose.david@ufjf.edu.br
Banca examinadora:
Prof. Dr. José Maria Nazar David (UFJF)
Profª. Drª. Regina Maria Maciel Braga (UFJF)
Prof. Dr. Rodrigo Pereira dos Santos (UNIRIO)
Outras informações: (32) 2102-3387 – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação