(Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

Rinobot participa da Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica, nas categorias futebol de robôs humanoides e de robôs com limitação de tamanho (Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

Construir robôs, programá-los e criar um carro que percorra distâncias longas com pouco combustível são tarefas que duas equipes da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem executar em importantes competições nos próximos dias.

A Rinobot, equipe de Robótica da UFJF, participa da Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica, que será realizada em Curitiba, de 7 a 11 de novembro. A equipe está inserida em duas categorias de futebol de robôs: futebol de robôs humanoides (os “NAO”, que competem na Standard Platform League) e de robôs com limitação de tamanho (Very Small Size Soccer). Os competidores não podem dar nenhum comando aos robôs, que funcionam por meio de programação.

A equipe precisa desenvolver códigos para executar a locomoção (a forma como andam, chutam e defendem a bola), a visão computacional (que mapeia a bola, os robôs, o gol e o campo) e a comunicação dos robôs (a transmissão de dados e envio de posições entre eles).

Capitão geral do time, Felipe Lechitz diz que a expectativa da Rinobot é de que consigam superar a colocação do ano passado, quando chegaram até as oitavas de final. “Aprendemos muito com as outras equipes, vimos outros robôs em funcionamento. Em 2017, organizamos e planejamos melhor o desenvolvimento dos nossos projetos. Tivemos mais um ano para melhorar a programação e nos estruturar também, então, esperamos contornar todos os defeitos que tivemos ao longo desse ano e chegar o mais perto possível do pódio.” Ao longo de 2017, a Rinobot participou de outras competições, que, segundo Lechitz, serviram de testes e preparação.

Criada em março de 2016, com cerca de dez integrantes, a equipe conta, hoje, com 64 membros ativos (entre estudantes da graduação e da pós-graduação), dois professores orientadores e três membros graduados que atuam como colaboradores.

Equipe Capivara
Pelo segundo ano consecutivo, a Equipe Capivara de Eficiência Energética participa, na categoria gasolina, da Shell Eco-marathon Brasil, competição de incentivo à pesquisa energética que desafia estudantes a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia. Entre os dias 6 e 9 de novembro, a Capivara estará no centro de convenções Riocentro (RJ) para superar o desempenho do carro no ano passado, que, apesar de ter sido aprovado na inspeção técnica e de segurança, não obteve uma marca válida na pista, devido a problemas técnicos.

A equipe foi fundada em 2012 e conta com 18 membros dos cursos de engenharias Mecânica, Elétrica, de Produção, Civil e de Ciência da Computação. Capitão da equipe e diretor do setor de elétrica e injeção eletrônica, João Vítor Assis relembra a competição de 2016. “Foi uma experiência excelente ver nosso projeto aprovado por engenheiros da Shell que vieram da Europa para avaliar a competição, além da sensação de ver o carro andando na pista, o que faz valer a pena todo o trabalho executado.”

Para este ano, precisaram fazer melhorias no sistema de freio e se depararam com o desafio de implementar a injeção eletrônica no carro, que antes era carburado. Mas o estudante conta que as expectativas para este ano estão grandes. “Esperamos novamente a aprovação nas inspeções técnica e de segurança e conseguir validar boas marcas na pista, atingindo ou nos aproximando da marca de 200 km por litro.”

(32) 2102-3427 – Faculdade de Engenharia