Photo credit: Ministério da Saúde via Visualhunt.com /  CC BY-NC-SA

Evento busca discutir aumento do número de casos, no Brasil e no mundo, de casos de Sífilis, HIV e HPV, e a abordagem psicológica de pacientes com IST (Foto: Ministério da Saúde via Visualhunt.com)

Estão abertas as inscrições para a sétima edição do simpósio anual da Liga de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, que acontece no dia 14 de novembro, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), vai discutir as infecções sexualmente transmissíveis (IST) e tem como convidada a ginecologista, obstetra e professora associada da Faculdade de Medicina da UFJF, Denise Gasparetti Drumond.

Podem participar estudantes e profissionais da área de saúde e interessados no tema, mesmo não sendo da UFJF. É cobrada a taxa de R$ 7, além da doação de um litro de leite longa vida. As inscrições vão até o dia do simpósio, às 17h. Interessados devem mandar mensagem para a página da Lamfac.

De acordo com Tainá Rodrigues, estudante do curso de Medicina e integrante da comissão organizadora do evento, o objetivo do simpósio é aprofundar o conhecimento sobre essas doenças: “Pretendemos trazer à tona reflexões acerca dessa realidade que tem aumentado em número de casos no Brasil e no mundo. Vamos falar de Sífilis, HIV, HPV e a abordagem psicológica de pacientes com IST, tendo a atenção primária como foco”. Abordar o tema, segundo a estudante, é uma forma de ampliar o conhecimento e aprimorar a maneira de levar prevenção e promoção da saúde às pessoas.

A Lamfac é voltada para a atenção primária à saúde, especialmente saúde da família. O projeto é composto por estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Serviço Social, com coordenação dos professores Isabel Gonçalves Leite e Mário Cirio Nogueira. Além de estagiar nas unidades básicas de Saúde de Juiz de Fora, os estudantes realizam campanhas de doações ao longo do ano.

Mais informações