A Orquestra Sylvio Gomes é a principal novidade do Domingo no Campus, que ocorre neste domingo, 29, das 9h às 13h, na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O repertório é composto por músicas autorais. O evento é gratuito e aberto ao público.
A Orquestra Sylvio Gomes, que surgiu em 1992 e em 2016 recebeu incentivo da Lei Murilo Mendes, tem como objetivo a democratização dos espaços públicos. A regência e os arranjos são do fundador Sylvio Gomes. A orquestra iniciou sua jornada no Museu Mariano Procópio, depois na Praça Céu em Benfica, no Museu Ferroviário e encerra suas apresentações no Domingo no Campus.
Outra novidade está na mudança de nome do projeto da faculdade de Odontologia da UFJF, o “Pró-Saúde”, que passa a se chamar “Dente da Gente”, ensinando, de maneira lúdica, a importância da higiene bucal para as crianças.
O Domingo no Campus conta ainda com brincadeiras populares, a MPN (Música Popular Nutritiva), contação de histórias com a Tia Nilcea, e diversas oficinas de bordado, artesanato, alongamento. Além disso, o evento oferece uma oficina de vôlei, ministrada pela campeã olímpica e ex-jogadora da seleção brasileira, Márcia Fu. A última atração será o Baile da Criançada, comandado pelo DJ Pedro Paiva, que promete animar o público.
O Domingo no Campus é um projeto de extensão da UFJF com recursos de emenda parlamentar da ex-reitora e atual deputada federal Margarida Salomão.
Confira a programação completa:
9h – DJ Pedro Paiva (Vinil é Arte)
10h – Nilcea Braga (Contação de história)
10h30 – Tânia Bicalho (Música Popular Nutritiva)
11h – Orquestra Sylvio Gomes12h30 – DJ Pedro Paiva (Baile da Criançada)
Atividades no Campus (das 9h às 13h):
– Montagem e diversão com brinquedos recicláveis;
– Jogos de rebater, bola, futebol de botão e de prego, e resgate de brincadeiras de rua;
– Ginástica e alongamento para a terceira idade;
– Oficinas de artesanato e bordado.