SNCT 2017 A3Os campi sede e avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora estarão representados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) e V Feira de Ciências promovidas pelo  campus Governador Valadares do Instituto Federal de Minas Gerais, entre os dias 25 e 28 de outubro.

Com o tema “A Matemática está em tudo”, a programação da SNTC contará com palestras, mesas-redondas e minicursos gratuitos.

Nesta quarta-feira, às 19h, o professor Olímpio Hiroshi Miyagaki, do Departamento de Matemática da UFJF, participará da mesa-redonda “Matemática Pura: Método Variacional e Equações Diferenciais Parciais – Contribuições importantes da Matemática para a Ciência”.

Já nesta quinta-feira, às 10h40, o professor Glauker Amorim, do Departamento de Matemática da UFJF,  ministrará a palestra “Por que utilizar a Teoria da Resposta ao Item e não a Teoria Clássica do Teste em exames de larga escala como o ENEM?”.

Na sexta, a partir das 19h, Erick Carvalho Campos, Engenheiro Mecânico da UFJF-GV, integrará a mesa-redonda “O uso da matemática no cálculo de carga térmica e a melhoria da eficiência enérgica de edifícios”.   Clique aqui e confira a programação completa!

Conhecida como a ciência das ciências, a Matemática possui tantas definições quanto aplicações e é tão útil quanto prazerosa. “É utilizada como ferramenta fundamental em diversas áreas do conhecimento, como a Física, Química, Biologia, Engenharia, Economia, Administração, Medicina, entre outras. Apesar de estar tão presente em nossa vida cotidiana, na maioria das vezes nem notamos a sua existência”, pontua Ulisses Borges, professor da área de Matemática do IFMG-GV e membro da Comissão Organizadora do evento.

As inscrições para as palestras e mesas-redondas da SNCT 2017 serão feitas antes de cada atividade, respeitada a ordem de chegada. No caso dos minicursos a limitação é de 25 vagas/cada.

banner rotativo

Com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia dos estudantes dos cursos técnicos integrados do IFMG e promover a divulgação científica de projetos do campus GV será realizada no dia 28 de outubro, a partir das 7h, a V Feira de Ciências.

Seguindo a tradição das edições anteriores, o tema será o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A Matemática está em tudo.

Mais informações sobre o evento pelo site oficial do evento ou pelo e-mail feiradeciencias.gv@ifmg.edu.br.

O IFMG – Campus Governador Valadares fica situado à Av. Minas Gerais, 5189 – Bairro Ouro Verde.