IMG_1075

Colação de grau da Odontologia acontece nesta quarta. (Foto: Ivan Bretas)

Nesta semana, 21 formandos da primeira turma de Odontologia da UFJF-GV colam grau no campus avançado. A cerimônia acontece na quarta (11), às 10h, no auditório da Unipac. Desse grupo, porém, cinco solicitaram colação de grau antecipada campus sede. O motivo orgulha a todos do Departamento: eles foram aprovados e nomeados em concursos públicos antes mesmo de terminar a graduação no período regular. 

A notícia da aprovação de Andreones Roberto Felix, Darises Soares Fonseca, Larissa Aparecida Benicá Ton, Marcella Dias Zatta e Thainara Ester Gomes em concursos para atuarem como dentistas em cidades de Minas Gerais foi recebida com orgulho pela coordenação do curso. Segundo a vice-coordenadora em exercício do Departamento de Odontologia, Rose Mara Ortega, a conquista representa a qualidade do trabalho realizado por toda a equipe e pelos estudantes, que se empenharam nessa etapa.  

Aprovados colaram grau no campus sede

Para Rose Mara Ortega, o fim do primeiro ciclo destaca a superação de toda a turma: “eles enfrentaram desafios durante a graduação, mas agora completam esse ciclo com excelência”. Segundo ela, os aprovados solicitaram colação de grau antecipada, a fim de garantir a posse nos concursos.

A colação de grau pode ser antecipada desde que o aluno cumpra toda a carga horária do último período acadêmico. Segundo a vice-coordenadora, foi feito um plano de complementação da carga horária junto aos professores que ministram disciplinas para os estudantes do décimo período. “Todos já haviam apresentado o TCC no nono período e solicitado a validação das atividades complementares, o que facilitou o encaminhamento do processo. Após essa complementação, eles puderam colar grau antecipadamente”.

IMG-20170814-WA0022

Thainara Guimarães e Darises Fonseca na colação de grau antecipada. (Foto: divulgação)

Aprovada no concurso para a Prefeitura Municipal de Divino, Thainara Ester Gomes Guimarães sente-se muito agradecida pela conquista e relembra a fase que antecedeu o concurso. “Não pude me preparar para o concurso, pois foi na mesma semana em que iria apresentar meu TCC, então estava focada na apresentação do trabalho de conclusão. Com a aprovação, pude perceber como o ensino na UFJF-GV, ao logo desses cinco anos, foi fundamental para essa conquista”, comenta.

De acordo com a a recém aprovada para cirurgiã-dentista da Prefeitura Municipal de Iapu, Darises Soares Fonseca, o recebimento da notícia trouxe um misto de emoções. “Foi emocionante, e ao mesmo tempo, amedrontador, pois sabia que teria que enfrentar alguns entraves administrativos e tive a incerteza se daria tempo, e se o processo seria aprovado”, relatou. Ainda segundo Darises, a formação da UFJF-GV contribuiu muito na aprovação, “todo o percurso acadêmico impulsionou o olhar voltado para o serviço público, bem como para o privado. Recebemos uma ótima capacitação tanto na área de saúde coletiva como áreas específicas da futura profissão”, finalizou.

Após a avaliação do curso com nota 4 pelo MEC e a conquista dos estudantes no concurso, o desafio para o departamento de Odontologia é melhorar ainda mais. “A visita do MEC nos incentivou a continuar e nos deixou conscientes de que temos um corpo docente de qualidade e empenhado na formação dos estudantes. A nota 4 e a aprovação dos estudantes nos concursos são resultado do esforço coletivo dos docentes, discentes e corpo técnico-administrativo”, finalizou Ortega.