Nas próximas quinta e sexta-feira, 5 e 6 de outubro, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) dará início ao processo de eleição do Comitê Assessor da Pesquisa da Universidade Federal de juiz de fora (UFJF). Além de outras atribuições, como a avaliação dos projetos de pesquisa e a política de distribuição de bolsas de iniciação científica, o órgão possui participação ativa no Fórum de Pesquisa da Universidade. A eleição começará às 8h do dia 5 de outubro e está prevista para terminar às 23h do dia 6.
“O Fórum constitui uma importante instância de discussão da política de pesquisa na UFJF e, nesse sentido, uma ampla representação dos pesquisadores da Universidade é fundamental”, afirma a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira.
De acordo com a resolução 46/2006 do Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa (CSPP), o Comitê deve ser renovado em até dois terços do total de seu atual corpo de representantes. “Foi realizada uma consulta com os atuais representantes e aqueles que se dispuseram a continuar foram mantidos, bem como foram realizados alguns ajustes nas áreas, como por exemplo, a saída da Geografia da área de Exatas e sua integração à área de Humanas e a entrada da Música na área da Linguística, Letras e Artes”, explica a pró-reitora.
Ainda de acordo com Mônica, a composição dos Comitês Assessores ao CSPP foi ampliada em decorrência do crescimento da importância do setor da Pesquisa na UFJF. “Enviamos um arquivo aos chefes de departamento com o número de representantes de cada grande área/área de atuação e o número de membros que serão eleitos e solicitamos a confirmação de duas importantes informações para que pudéssemos dar seguimento ao processo, quais sejam: grande área e área de atuação de cada docente vinculado aos departamentos – no caso dos docentes do campus de Governador Valadares o departamento e instituto – e a confirmação dos docentes que têm disponibilidade para participar do Comitê Assessor de sua área, de acordo com a resolução que rege o processo”.
A partir das respostas enviadas pelos chefes de departamento, o processo de escolha dos membros do Comitê foi oficialmente aberto. Os dados do processo eleitoral para representação no Conselho Assessor, a partir de então, são os seguintes:
• são eleitores todos os professores mestres e doutores da UFJF (ativos e permanentes);
• são elegíveis todos os professores doutores da UFJF (ativos e permanentes) que se enquadrarem no Artigo 4º da Resolução 46/2006. De acordo com o dispositivo, “os membros do Conselho Assessor (CAS) deverão possuir os seguintes requisitos:
a) Ser docente da UFJF;
b) Possuir título de doutor ou equivalente;
c) Ter tido projetos aprovados nos programas da Propp nos últimos três anos;
d) Ser pesquisador em pleno exercício de suas atividades”.
Os eleitores deverão votar pelo do Siga Administrativo, por meio do campo Eleição/Votação.
Outras informações: (32) 2102-3784 – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa