O uso de jogos e da realidade virtual com intuito de transmitir narrativas, conceitos e informações, nas mais diversas plataformas, tem sido foco de inúmeras pesquisas ao longo deste século. Com objetivo de discutir a interface acadêmica do tema, o Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) organiza, nos dias 10 e 11 de novembro, a “ III Convenção Ludonarrativas: criação, inclusão, transformação”.
O evento acontece nas dependências do IAD e visa criar uma interação entre academia e entretenimento, com foco em pesquisadores e nos amantes de jogos. De acordo com a organizadora do evento e professora da UFJF, Eliane Bettocchi, a convenção discutirá as atividades e mídias ludonarrativas, cujo principal objetivo lúdico é a criação ou contação de histórias nas quais os participantes podem ser co-autores ou personagens das tramas.
Para isso, o encontro recebe trabalhos acadêmicos e oferece espaço para exposição de jogos. Os interessados em participar desses espaços devem encaminhar o material para avaliação da comissão até o dia 14 de outubro de 2017, segundo os critérios previstos no site. Outras atividades como rodas de conversas e oficinas práticas estão sendo planejadas para programação da convenção.
Segundo Bettocchi, trata-se de um evento inovador, por focar em um mercado em expansão e pouco compreendido pelas Universidades no Brasil. “Elas estão demorando para entender e compreender esse espaço através de um pensamento crítico. Buscamos aproximar a formação de professores com a possibilidade do uso consciente e interessante do uso de jogos na educação, além de discutirmos questões pessoais e de desenvolvimento psicológico”, afirma.
As inscrições para a convenção podem ser feitas nos dias do evento. A entrada é franca, mas os interessados no material do evento e na emissão de certificado impresso devem pagar uma taxa que varia entre R$ 10 e R$ 60.
Outras informações:
III Convenção Ludonarrativas: criação, inclusão, transformação