“As dificuldades vão desde os altos índices de retenção, até a relação do próprio aluno com o conteúdo” — estes são alguns dos desafios que os professores de matemática enfrentam nas salas de aula, segundo um dos organizadores do V Colóquio de Educação Matemática (Cema), Marco Antônio Escher. “Nós vemos que as salas de aula de matemática mostram grandes problemas. A tentativa do Colóquio é rediscutir essa situação, os tipos de avaliação, as maneiras de como trabalhar os conteúdos em sala de aula.”
A programação do Cema — começando nessa sexta-feira (29) e indo até domingo, 1° — inclui mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos. Mesmo voltado para a formação continuada de docentes da Matemática (tanto no Ensino Superior quanto Básico), o Colóquio é aberto a todos os interessados, que poderão se inscrever como participantes pelo site até esta quinta-feira, 28, ou presencialmente, no dia do evento. Sua realização é iniciativa do Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática (Nideem), vinculado do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática.
Participação nacional
“Mesmo tendo começado como um evento regional, este ano nós contamos com a participação de pessoas de todo o país, tanto como participantes quanto como palestrantes”, informa Escher. “Existem muitos trabalhos e iniciativas interessantes apresentados em eventos similares, fruto do trabalho de alguns professores que se aventuram nesse campo, buscando novos métodos de ensino, aproveitando as novas tecnologias em seus métodos de aula. A grande dificuldade reside, ainda, em transmitir em larga escala essas experiências para a prática em sala de aula.”
Avaliação essencial da carreira docente
Segundo Escher, é necessário analisar pontos cruciais da carreira docente, desde a formação dos professores até o conteúdo que deve ser trabalhado na sala de aula. “Muitos pesquisadores consideram os conteúdos trabalhados em sala de aula — na formação de professores e no Ensino Básico — como conteúdos obsoletos. Além disso, existem problemas práticos, que agem sobre a educação de um modo geral, como a superlotação das salas, a baixa remuneração de professores. São diversos os fatores que dificultam o ensino de Matemática. Um deles são os conteúdos e as avaliações em larga escala que não levam em consideração as diferenças regionais, que procuram uniformizar a medição.”
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