Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Concursos e Empregos

Data: 25/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/empregos/25-09-2017/ufjf-abre-edital-para-contratacao-de-professor-visitante-brasileiro-e-estrangeiro.html

Título: UFJF abre edital para contratação de professor visitante brasileiro e estrangeiro

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu edital de processo seletivo simplificado para contratação de professor visitante ou professor visitante estrangeiro, com vagas para os campi Juiz de Fora e Governador Valadares. Os candidatos poderão se inscrever para concorrer a uma vaga de professor visitante (se brasileiro) ou professor visitante estrangeiro (se estrangeiro) em regime de contratação por tempo determinado. São 41 vagas, distribuídas entre o mesmo número de Programas de Pós-graduação, sendo 40 para o campus-base e uma destinada ao campus avançado.

As inscrições serão realizadas em três chamadas: a primeira ocorre a partir desta terça-feira (26) até o dia 11 de outubro. Já a segunda acontece entre os dias 22 de fevereiro a 9 de março de 2018. Já a terceira chamada vai de 23 de maio a 8 de junho de 2018.

O candidato deverá acessar o site da UFJF e preencher eletronicamente os campos do formulário de requerimento de inscrição com os dados solicitados. Somente será permitida a submissão de inscrições com a apresentação de documentos, plano de trabalho e currículo, em língua portuguesa ou inglesa. Não será cobrada taxa de inscrição.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 25/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/25-09-2017/casal-e-assaltado-durante-evento-na-praca-civica-da-ufjf.html

Título: Casal é assaltado durante evento na Praça Cívica da UFJF

Uma jovem, 21, e um rapaz, 25, foram assaltados na Praça Cívica da UFJF durante o evento “Som Aberto”, que aconteceu entre a tarde do último sábado (23) e a madrugada de domingo (24). De acordo com informações do boletim de ocorrência, as vítimas contaram que estavam ao lado do palco, por volta de 0h30, quando foram abordadas por diversos homens – elas não souberam precisar quantos. Eles anunciaram o roubo e exigiram que o casal entregasse todos os pertences. Da mulher, os assaltantes levaram uma bolsa; do rapaz, foi roubada uma carteira.

O grupo fugiu, e o homem tentou ir atrás do indivíduo que estava com sua carteira. Neste momento, um dos integrantes do bando teria apontado uma arma de fogo para ele. Os suspeitos continuaram a fuga em direção ao estacionamento da Reitoria. As vítimas procuraram os seguranças, e enquanto solicitavam apoio, algumas pessoas chegaram até eles com a bolsa da mulher e documentos do jovem.

As testemunhas disseram que encontraram os objetos em um banheiro que fica embaixo do palco da Praça Cívica. Após a conferência, o casal deu por falta de alguns pertences, entre eles, seus celulares. A PM fez buscas, mas ninguém foi preso.

Em nota, a UFJF lamentou o ocorrido com o casal e informou ser um fato isolado. A orientação da instituição, a partir de agora, é que as pessoas deixem a Praça Cívica em até 40 minutos após a última apresentação. Conforme o documento, “todas as providências quanto a segurança do evento foram tomadas pela vigilância da instituição, que foi reforçada e feita em parceria com a Polícia Militar e Secretaria de Transporte e Trânsito, que disponibilizou um número maior de coletivos para a saída das pessoas que vieram para o local”, diz o texto.

No portão

Já nas proximidades do Pórtico Sul da universidade, um homem, 26 anos, foi assaltado alguns minutos antes por quatro indivíduos. Segundo a PM, a vítima contou que eles deram a entender que portavam armas de fogo e anunciaram o roubo. O grupo pegou um celular e fugiu. Os policiais foram acionados e fizeram buscas na região. Dois suspeito, ambos de 18 anos, foram encontrados um uma trilha no Bairro Dom Bosco, mesma região.

A dupla foi perseguida e presa. No trajeto da fuga, os militares encontraram uma cédula de identidade. Com eles estavam diversos objetos, todos foram apreendidos. Eles foram reconhecidos pela vítima e em seguida levados para a delegacia.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata -MG

Data: 25/09/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/duas-pessoas-sao-assaltadas-durante-evento-na-praca-civica-da-ufjf.ghtml

Título: Duas pessoas são assaltadas durante evento na Praça Cívica da UFJF

Duas pessoas foram assaltadas na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) durante um evento. As vítimas registraram a ocorrência na madrugada de domingo (24). Ninguém foi preso até o momento. O G1 entrou em contato com a assessoria da UFJF, que enviou nota sobre o assunto. (Ver nota na íntegra mais abaixo)

Segundo a Polícia Militar (PM), uma jovem, de 19 anos, e um rapaz, de 20, disseram que foram abordados por diversos indivíduos ao lado de um palco. Os assaltantes exigiram e as vítimas entregaram todos os pertences. Os ladrões levaram a bolsa e a carteira dos jovens. Um dos assaltantes ainda estaria armado. Os autores fugiram no sentido do estacionamento da reitoria da UFJF.

As duas vítimas contaram que, enquanto solicitavam o apoio dos seguranças, algumas pessoas chegaram até elas e contaram que encontraram alguns dos pertences no banheiro existente abaixo do palco da Praça Cívica. Os assaltantes, no entanto, levararam os celulares das vítimas. Nenhum suspeito foi encontrado.

Nota da UFJF na íntegra

“A Universidade Federal de Juiz de Fora informa que, quanto ao ocorrido no Som Aberto, realizado no último sábado, tratou-se de um fato isolado. Lamenta o fato e informa, também, que todas as providências quanto a segurança do evento foram tomadas pela vigilância da instituição, que foi reforçada e feita em parceria com a Polícia Militar e Secretaria de Transporte e Trânsito, que disponibilizou um número maior de coletivos para a saída das pessoas que vieram para o local. Que, a partir de agora, a orientação será para que os frequentadores deixem a Praça Cívica até quarenta minutos após a última apresentação da banda.”

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata – MG

Data: 25/09/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/ufjf-abre-inscricoes-para-o-primeiro-concurso-de-fotografia-do-campus.ghtml

Título: UFJF abre inscrições para o primeiro Concurso de Fotografia do campus

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu nesta segunda-feira (25) as inscrições para o primeiro Concurso de Fotografia do campus. A competição contempla as categorias profissional, amador e celular, além das subcategorias colorida e preto e branco.

O edital do concurso está disponível no site da instituição e o prazo para os interessados se inscreverem vai até o dia 5 de novembro.

O concurso é aberto para qualquer pessoa que tenha mais de 13 anos de idade, desde que não sejam funcionários nem estudantes que possuam vínculo como bolsistas ou como funcionários e voluntários com a Diretoria de Imagem Institucional da UFJF.

Segundo o diretor da pasta, Márcio Guerra, a competição premiará os cinco primeiros colocados em cada categoria. Além disto, cada foto premiada se torna postal da UFJF e integra uma exposição que será divulgada posteriormente.

“A ideia deste concurso é abrir a oportunidade para que a comunidade interna e externa demonstre como elas olham a Universidade, como são as perspectivas que elas enxergam a Instituição, para observar os ângulos que nós, que frequentamos diariamente, por exemplo, podemos deixar passar despercebido”, explicou.

As fotografias serão avaliadas e selecionadas por um júri nomeado pela UFJF e o resultado do concurso será anunciado no dia 10 de dezembro, na página da universidade, a partir das 16h. O primeiro e segundo lugar ganham um kit de postais e recebem, respectivamente, R$ 800 e R$ 400. O terceiro, quarto e quinto ganham, cada um, um kit de postais.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 25/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/25-09-2017/jf-volei-estreia-diante-de-sua-torcida.html

Título: JF Vôlei estreia diante de sua torcida

Para o JF Vôlei, o discurso de repetir a campanha da temporada passada não se aplica ao Campeonato Mineiro deste ano. Às 20h30 desta terça-feira (26), a equipe local estreia em casa pelo Estadual contra o Minas Tênis Clube, no Ginásio da UFJF. Para que a evolução em quadra ganhe um combustível, o time busca a primeira vitória na competição, o que não ocorreu em todo o torneio de 2016. Até o momento, nas quatro primeiras rodadas, a equipe comandada pelo técnico Henrique Furtado foi derrotada, sempre fora de casa, por Sada Cruzeiro e Montes Claros, em dois jogos cada.

Titular do atual time e presente na campanha do Mineiro do ano passado, o líbero argentino Juan Mendez, 21 anos, vê grande oportunidade de otimizar a performance do plantel esta noite. “Tomara que seja diferente agora, que consigamos as vitórias e evitar o Sada na semifinal. Melhoramos no dia a dia e temos que continuar crescendo. Precisamos jogar bem e, a partir disso, conseguir as vitórias”, deseja Juan. O Minas é terceiro colocado, com 3 pontos. Para que o JF Vôlei o ultrapasse, terá que vencer os dois embates (o segundo será nesta quarta, 27, às 19h, na UFJF).

Nesse intuito, o trabalho de Juan será de extrema importância em virtude da potência ofensiva do outro lado de quadra. “Serão dois jogos muito difíceis. O Minas tem um ataque muito forte. Tem o cubano Bisset e o Bob, dois ponteiros de alto nível, dos melhores da Superliga e do Mineiro. Esperamos um time que ataca muito bem, que possui um dos melhores levantadores do país e até entre os dez melhores do mundo, que é o Marlon”, destaca o argentino, mais maduro para assumir o posto de líbero principal do time, sem a divisão de funções como em 2016/2017, com Fábio Paes, que não renovou.

A tendência é que o técnico Henrique Furtado mande em quadra o JF Vôlei com o levantador Felipe Hernandez, o oposto Emerson Rodriguez, os ponteiros Leozinho e Felipi Rammé, os centrais Bruno e Franco, e o líbero Juan Mendez. Os ingressos são vendidos de forma individual, a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), ou em combo para as duas partidas, a R$ 30 e R$ 15. A bilheteria do Ginásio da UFJF começa a venda às 19h30.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 25/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/25-09-2017/jf-imperadores-enfrenta-o-macae-oilers-na-liga-nacional-de-futebol-americano.html  

Título: JF Imperadores enfrenta o Macaé Oilers na Liga Nacional de Futebol Americano

A vaga direta nas quartas de final não veio, mas o JF Imperadores teve o próximo adversário na Liga Nacional de Futebol Americano definido. Invicta na competição, a equipe enfrentará novamente o Macaé Oilers (RJ), mas agora pelas oitavas de final da liga de acesso à elite da modalidade no país. A partida ocorre no domingo, 8 de outubro, às 10h30, no campo do Centro Olímpico da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A vaga nas quartas de final do torneio será disputada em confronto único. Na fase classificatória, o Império bateu os macaenses por 27 a 20 em duelo que marcou a estreia juiz-forana em casa na Liga Nacional. O próximo duelo terá mando do JF Imperadores em função da campanha de quatro vitórias em quatro jogos na primeira fase, que deu aos locais preferência no wild-card.

— —

Veículo: G1

Editoria: Centro -Oeste-MG

Data: 25/09/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/arcos-decreta-situacao-de-emergencia-e-alega-falta-de-planejamento-da-copasa.ghtml

Título: Arcos decreta situação de emergência e alega falta de planejamento da Copasa

Arcos é mais uma cidade do Centro-Oeste de Minas a decretar situação de emergência em decorrência da escassez de água potável. O período de estiagem e a falta de planejamento e alternativas oferecidas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foram os motivos alegados pela Prefeitura para tomar a decisão. O decreto municipal foi divulgado nesta segunda-feira (25). O G1 aguarda posicionamento da Copasa sobre a medida.

Com a decisão, todos os recursos hídricos particulares, como poços artesiano, cisternas, lagoas, riachos, rios e cursos d’água situados no município foram requisitados administrativamente. Fica também estipulado o uso dos imóveis urbanos ou rurais para o acesso à água para extração e transporte, inclusive para construção de barragens ou barraginhas.

A Prefeitura delegou à Copasa algumas obrigações. Ela deve escolher a forma de captação de recurso hídrico mais seguro, garantindo qualidade para o consumo humano e localizar as fontes e os proprietários e firmar compromisso para o uso da água e das instalações.

A Companhia também fica encarregada de manter a Prefeitura informada sobre o andamento das requisições e os resultados práticos obtidos e conseguir junto aos órgãos competentes alvarás e outros documentos que sejam necessários para a captação de água e por fim, pedir apoio policial ou de servidores municipais sempre que for preciso.

O prazo de vigência dessas medidas será de até 120 dias, prorrogáveis em caso de necessidade.

Entenda o que é situação de emergência

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o termo é definido como uma “situação anormal, provocada por desastres” e que comprometa parcialmente a capacidade de resposta do poder público local. O caso pode requerer ajuda financeira ou reforço policial, deslocado de regiões vizinhas sob o comando da União.

O advogado e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Karol Araújo Durço, explica que ao decretar situação de emergência, o município pode flexibilizar o rigor da legislação sobre procedimentos que devem ser adotados em condições normais. “Ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens, de prestação de serviços e de obras necessárias às atividades de resposta para amenizar a situação, facilitando as ações de assistência à população”.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 25/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/25-09-2017/gilbert-de-carvalho-e-amanda-oliveira-sao-bicampeoes-da-corrida-camilo-dos-santos.html

Título: Gilbert de Carvalho e Amanda Oliveira são bicampeões da Corrida Camilo dos Santos

Com as marcas de 26min52s e 33min37s, Gilbert de Carvalho (Vem Correr) e Amanda Oliveira (Faculdade Granbery/Educação Física) foram os vencedores da 7ª Corrida Rodoviário Camilo dos Santos, prova disputada na manhã deste domingo, válida pelo 31º Ranking de Juiz de Fora. Os vencedores são os mesmo que venceram a corrida em 2016. Ao todo, de acordo com os organizadores, cerca de 2 mil atletas estiveram no evento, que teve largada e chegada no Centro de Futebol Zico, no São Pedro.

Flávio Stumpf (Academia em Forma), Jocemar Corrêa (Academa em Forma), Renan Luiz da Silva Marcon (Vem Correr) e Fábio Júnior Corvelos Condé (Vem Correr) completaram o pódio masculino. Entre as mulheres, Aline Barbosa (Faculdade Granbery/Educação Física), Talita Antunes (VidAtiva), Raquel Soares Sanches (Academia em Forma) e Zirlene Santos (Faculdade Granbery/Educação Física) chegaram entre a 2ª e a 5ª colocação.

Na disputa entre os portadores de deficiência (PCD’s), os primeiros a cruzarem a linha de chegada foram Robson Andrade Lima, com o tempo de 33min19s, e Shisley de Paula, que completou os 8,8k do percurso em 54mi18s.

A próxima e penúltima prova do calendário de corridas de Juiz de Fora será a 5ª Corrida Solidária da Ascomcer, agendada para o dia 22 de outubro, às 8h, com largada no Campus da UFJF.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 25/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/25-09-2017/acusada-de-matar-e-enterrar-marido-no-quintal-vai-julgamento.html

Título: Acusada de matar e enterrar marido no quintal vai a julgamento

A mulher de 31 anos acusada de matar a golpes de marreta e enterrar o próprio marido, o servidor público federal e técnico em eletrônica da UFJF, Marcus Augusto Marcato Teodoro, 50, vai a júri popular nesta terça-feira (26) no Fórum Benjamin Colucci, em Juiz de Fora. O crime foi descoberto no dia 25 de março de 2014 no Bairro Cruzeiro do Sul, quando a suspeita tentava se livrar das provas, queimando em um forno as roupas sujas de sangue. A fumaça chamou a atenção de vizinhos, e a PM foi acionada. Presa em flagrante na época com 27 anos, a esposa alegou não suportar mais as agressões praticadas pela vítima. Ela acrescentou ter esperado o companheiro dormir para praticar o assassinato, enterrando o corpo em uma cova rasa na horta do quintal de casa.

O julgamento começa às 9h no Tribunal do Júri e será presidido pelo juiz Paulo Tristão. A mulher responde atualmente em liberdade. Ela foi denunciada pelo Ministério Público por homicídio qualificado, por meio cruel e por recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, e também por ocultação de cadáver. Segundo a denúncia, no dia dos fatos os dois companheiros se desentenderam, entrando em vias de fato. “Posteriormente, a vítima deitou na cama do quarto do casal e adormeceu, momento em que a acusada, utilizando-se de uma marreta, desferiu golpe na cabeça de Marcus Augusto, que agonizou. Em seguida, ainda desferiu mais dois golpes com o referido instrumento, consumando o homicídio. Em ato contínuo, arrastou o corpo até o quintal, onde cavou uma cova rasa e o enterrou.”

Ainda conforme o MP, o crime ocorreu aproximadamente às 23h10 do dia 24 de março daquele ano, na Rua Aurora Torres. Durante a execução, os dois filhos do casal estavam na residência, mas a mulher alegou que a menina de 9 anos e o garoto, de 3, estariam dormindo.

A suspeita ainda teve a prisão em flagrante convertida em preventiva, mas a liberdade provisória foi decretada em junho do mesmo ano, após audiência de instrução com oito testemunhas e imposição de medidas cautelares. A defesa insistiu pela absolvição sumária com base no estado de necessidade, mas o MP manteve a denúncia. Considerando haver indícios suficientes para admissão do julgamento pelo Tribunal do Júri, a Justiça pronunciou a acusada pelos mesmos crimes em setembro de 2015, concedendo o direito de aguardar em liberdade.

Para a Justiça, “embora existam indícios de que a vítima agredia a acusada, não está comprovado que no momento do crime ocorreram tais agressões, bem como não é razoável afirmar que o homicídio do companheiro era o único meio de evitar o suposto perigo atual”, sendo necessário o julgamento pelo Tribunal.

— —

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 26/09/2017

Link: http://www.diarioregionaljf.com.br/cidade/19790-ufjf-divulga-resultado-dos-pedidos-de-isencao-para-pism-2018

Título: UFJF divulga resultado dos pedidos de isenção para Pism 2018

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nessa terça-feira, dia 26, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Programa Seletivo Misto (Pism 2018) e para o Vestibular de Música 2018. O candidato pode conferir se o pedido foi deferido ou indeferido no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). Para acessar, é preciso informar o CPF e data de nascimento.

Ao todo, foram protocolados 9.045 pedidos, sendo 7.031 deferidos e 2.014 indeferidos. Do total de pedidos, 409 foram feitos por meio do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sendo 256 deferidos. Os candidatos que informaram ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública totalizaram 8.116 pedidos, sendo 6.344 deferidos. Estudantes de escola privada que receberam bolsa integral protocolaram 520 pedidos, sendo 431 deferidos.

Vale ressaltar que o edital do Pism 2018 não prevê a possibilidade de recursos em caso de indeferimento do pedido. Os critérios para protocolar os pedidos de isenção estão de acordo com o Decreto n° 6.593/2008 e com a Lei n° 12.799/2013.

As inscrições para o Pism 2018 seguem abertas e podem ser feitas on-line, no site da Copese, até às 19h do dia 29 de setembro. A taxa é de R$110 e deve ser paga até às 20h do dia 29 de setembro, exclusivamente no Banco do Brasil.

PRÓXIMOS PASSOS PARA O CANDIDATO

Minha solicitação foi indeferida. O que devo fazer?

O candidato que tiver sua solicitação indeferida deve gerar, no site da Copese, a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar normalmente o pagamento da taxa, no valor de R$110, até às 20h do dia 29 de setembro. O prazo é o mesmo daqueles que não solicitaram a isenção do pagamento.

Em caso de indeferimento, posso solicitar recurso?

Não. O edital do Pism 2018 não prevê a possibilidade de recurso para o caso de indeferimento da solicitação de isenção de pagamento da inscrição.

Minha solicitação foi deferida. O que devo fazer?

O candidato que tiver sua solicitação de isenção deferida precisa verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição para a garantia de que sua inscrição foi efetivada. O documento estará disponível on-line, no site da Copese, a partir das 15h do dia 21 de novembro.

ATENÇÃO AO CPF

A Copese alerta para que os candidatos façam suas inscrições usando os próprios números de CPF e não os números de documentos de pais ou responsáveis. O CPF é o principal número de identificação do candidato no sistema. Dessa forma, não é permitido o cadastramento no Pism 2018 com CPF de outra pessoa que não seja o próprio candidato.

Fonte: Assessoria

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 26/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/26-09-2017/comeca-julgamento-de-acusada-de-matar-e-enterrar-marido.html

Título: Começa julgamento de acusada de matar e enterrar marido

A mulher de 31 anos acusada de matar a golpes de marreta e enterrar o próprio marido, em março de 2014 no Bairro Cruzeiro do Sul, está sendo julgada no Fórum Benjamin Colucci, em Juiz de Fora, nesta terça-feira (26), por homicídio qualificado, por meio cruel e por recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, e também por ocultação de cadáver. A sessão no Tribunal do Júri começou às 9h e é presidida pelo juiz Paulo Tristão. Por enquanto, estão sendo ouvidas as testemunhas de acusação e defesa. Ainda não há previsão para o término do julgamento.

O corpo do servidor público federal e técnico em eletrônica da UFJF, Marcus Augusto Marcato Teodoro, 50, foi encontrado em uma cova rasa na horta do quintal de casa, na Rua Aurora Torres. O crime foi descoberto no dia 25 daquele mês, quando a suspeita tentava se livrar das provas, queimando as roupas sujas de sangue em um forno. A fumaça despertou a atenção de vizinhos, e a polícia foi acionada. Na época a mulher tinha 27 anos e confessou o assassinato, alegando não suportar mais as agressões praticadas pelo companheiro.

A acusada responde ao processo em liberdade desde junho de 2014. Segundo denúncia do Ministério Público, na noite anterior à localização do corpo, o casal se desentendeu, entrando em vias de fato. A suspeita teria esperado o marido dormir para desferir um golpe de marreta contra a cabeça dele. Marcus Augusto chegou a agonizar, mas morreu após ser atingido por mais duas marretadas. Em seguida, a mulher arrastou o corpo até o quintal, onde cavou uma cova e o enterrou.

Os dois filhos do casal estavam na residência na ocasião do homicídio, mas a mãe alegou que a menina de 9 anos e o garoto, de 3, estariam dormindo. A ré confessa foi pronunciada pela Justiça em setembro de 2015, diante da consideração de haver indícios suficientes para admissão do julgamento pelo Tribunal do Júri.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 26/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/26-09-2017/230872.html

Título: Quem fala

Professor de química em São Paulo, Nelson Orlando Beltran fala, quinta-feira, na Faculdade de Engenharia da UFJF, sobre seu livro “Histórias de um professor feliz”, um relato de mais de três décadas de sua trajetória profissional.

— —

Veículo: Globo Esporte

Editoria: Vôlei

Data: 26/09/2017

Link: https://globoesporte.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/volei/noticia/jf-volei-e-minas-disputam-terceira-posicao-do-mineiro-em-juiz-de-fora.ghtml

Título: JF Vôlei e Minas disputam terceira posição do Mineiro em Juiz de Fora

JF Vôlei e Minas sabem que irão disputar as semifinais do Estadual fora de casa. Porém, resta saber quem será o terceiro colocado na primeira fase do Campeonato Mineiro de Vôlei. Nesta terça-feira, às 20h30, e quarta, a partir das 19h, as equipes se enfrentam na UFJF. O terceiro lugar na fase inicial encarará o Montes Claros, segundo, no norte de Minas. O quarto será adversário do Cruzeiro, em Contagem.

Com quatro derrotas em quatro partidas, o JF Vôlei busca seu primeiro triunfo na temporada 2017/2018 em jogos oficiais. E para isso, o técnico Henrique Furtado afirma que o caminho mais curto é seguir subindo degraus na escada rumo á evolução técnica em todos os fundamentos.

– Sempre buscamos o melhor rendimento. Afinal, jogar bem é o caminho para vencer. Estamos enfrentando adversários de muita qualidade, que vão brigar pelas primeiras posições da Superliga. Estamos em uma crescente, evoluindo, e esperamos fazer um jogo melhor do que os que fizemos contra os nossos outros oponentes. Estamos focando em construir boas decisões no ataque e se isso acontecer, isso pode nos dar a vitória. Será um confronto duríssimo e de muita qualidade – falou.

Enquanto o JF Vôlei não somou pontos, sendo derrotado por Cruzeiro e Montes Claros em duas oportunidades, o Minas joga por uma vitória em dois jogos para se manter na terceira colocação, ou mesmo duas derrotas no tie-break. O time da capital tem três pontos.

— —

Veículo: Catraca Livre

Editoria: Educação

Data: 26/09/2017

Link: https://catracalivre.com.br/geral/educacao-3/indicacao/por-que-universidade-esta-deixando-os-estudantes-doentes/

Título: Por que a universidade está deixando os estudantes doentes?

Entrei em depressão fazendo cursinho para entrar em medicina. Desenvolvi sintomas iniciais durante o ano, com toda a pressão que temos de enfrentar para conseguir uma vaga. Alimentava-me mal, dormia mal, morava longe dos meus pais. Durante um mês, tive vestibulares todos os fins de semana e nos últimos chorei muito depois de terminar a prova. Eu não estava aguentando mais, meu desgaste psicológico era imenso.”

O depoimento acima foi escrito e enviado ao Catraca Livre por uma estudante de 18 anos, do Paraná. Outros 2.130 alunos que são ou já foram universitários e vestibulandos também responderam ao questionário disponibilizado pelo site. 99% disseram que já passaram por quadros de estresse e ansiedade por conta da universidade. Além disso, 73,5% afirmaram que foram diagnosticados com depressão durante o vestibular e nos últimos semestres do curso.

Um quadro preocupante que nos leva a questionar: por que os alunos estão adoecendo tão cedo no ensino superior? Segundo os relatos recebidos, a estrutura atual da vida acadêmica, repleta de pressões para a escolha do curso e para ter um diploma, ameaça do desemprego e fracasso profissional têm desencadeado a depressão, a ansiedade e o uso excessivo de medicamentos, de modo que a saúde fragilizada dos universitários se conecta com as causas de suicídios no meio acadêmico em todo o Brasil.

O artigo português “Ideação suicida na população universitária” explica que “a associação entre a ideação suicida e a depressão não é inesperada, dado que uma das manifestações dos comportamentos depressivos está ligada aos desejos de morte, o que leva a tentativas de suicídio frequentes […], algo que se identifica quando se evidencia de forma mais intensa a visão negativa do mundo e do futuro.”

AUMENTO DA TAXA DE SUICÍDIO ENTRE JOVENS

Não é raro lermos notícias de jovens que tiraram a própria vida durante a graduação. Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por exemplo, em apenas duas semanas no primeiro semestre de 2017, foram registradas duas mortes e uma tentativa de suicídio de alunos da instituição. Na USP, houve ao menos seis casos de tentativa de suicídio entre estudantes do quarto ano do curso de medicina, em abril deste mesmo ano.

Para a professora Maria Júlia Kovács, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), há também outros fatores determinantes que podem caracterizar e agravar sentimentos depressivos e ideações suicidas neste público. “Acresce-se a história de vida dos estudantes, características de personalidade e, em alguns casos, transtornos psiquiátricos e uso de drogas”, disse a especialista ao Catraca Livre.

Segundo o Mapa da Violência, estudo feito a partir de dados oficiais do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, de 2002 a 2012 aumentou a taxa de suicídio entre adolescentes (dos 10 aos 19 anos) no Brasil, chegando a 792 casos. Em 2014, foram 2.898 suicídios de jovens de 15 a 29 anos – faixa etária que compreende a fase universitária.

O TABU E O SILÊNCIO

O estudo “Suicídio de universitários: o vazio existencial de jovens na contemporaneidade” publicado pela professora de psicologia Elza Dutra, em 2012, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), alerta que “no que se refere, especificamente, a ideação e tentativas de suicídio de estudantes universitários, a produção científica no Brasil ainda se mostra bastante incipiente, considerando-se a significativa estatística de suicídio de jovens”.

Os números, apesar de alarmantes, seguem invisibilizados. Falar sobre suicídio e transtornos mentais ainda é um enorme tabu. A consulta com um psicólogo ou psiquiatra deveria ser tão natural quanto uma visita ao ginecologista ou cardiologista. No entanto, em abril de 2017, um fenômeno interessante aconteceu. O tema suicídio alcançou o ápice de buscas no Google por conta da série da Netflix, “13 Reasons Why” (“Os 13 Porquês”), e da viralização do perigoso jogo virtual “Baleia Azul”.

Não falar sobre não minimiza o sofrimento. De acordo com um levantamento divulgado em 2016 pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que entrevistou 939,6 mil alunos brasileiros, três em cada dez estudantes de universidades federais brasileiras (o que corresponde a 30,45%) já tiveram atendimento psicológico pelo menos uma vez na vida.

GRUPOS E NÚCLEOS DE PREVENÇÃO

Buscar ajuda profissional é sempre a melhor recomendação. Diante de relatos parecidos como os que você leu até aqui, universidades e movimentos estudantis têm criado núcleos de apoio, atendimento e conscientização com o objetivo de prevenir e oferecer orientação sobre a depressão, o suicídio e demais doenças relacionadas.

A Frente Universitária de Saúde Mental, organizada por alunos de diversos cursos da USP, luta por instalações e manutenção de serviços de acolhimento dentro das faculdades e sugere uma mudança curricular que tenha em suas diretrizes a saúde mental do aluno.

Também em São Paulo, o Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP receberá mais 160 palestras abertas, em 29 de setembro. A programação está disponível neste link e traz informações sobre tratamentos e pesquisas, cujo mote é combater o estigma associado aos transtornos mentais.

Outro exemplo é a Liga Acadêmica de Saúde Comunitária (LASC), criada por acadêmicas de psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, que em setembro realizou o encontro “Saúde Mental na Universidade: Reflexões e Diálogos sobre o Adoecimento Psíquico”.

Também é possível solicitar ajuda no Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma gratuita, sob total sigilo, por telefone (número 141), e-mail, chat e Skype 24h todos os dias. Há, inclusive, uma cartilha com informações úteis para ser ajudado e saber como ajudar outra pessoa (clique aqui).

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 26/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/26-09-2017/campanha-busca-orientar-sobre-doacao-de-orgaos.html

Título: Campanha busca orientar sobre doação de órgãos

Desmistificar informações falsas sobre transplantes de órgãos e conscientizar a população sobre a importância da doação. Esses são os objetivos da campanha Setembro Verde, cujo tema é “Doe órgão, doe vida”. Durante este mês, diversas ações foram realizadas em Juiz de Fora para esclarecer dúvidas e eliminar informações incorretas acerca do tema. Visando a atrair mais interessados, as Ligas Acadêmicas Unificadas de Transplante de Órgãos atuam durante todo o ano, visitando escolas e promovendo ações de conscientização. Atualmente, cerca de 30 acadêmicos das faculdades de Medicina da UFJF, Unipac e Suprema participam das ligas.

A campanha Setembro Verde é promovida nacionalmente em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado nesta quarta-feira (27). A Santa Casa de Misericórdia receberá um abraço simbólico, com soltura de balões na cor verde para chamar atenção para o tema nesta quarta. Às 12h15, uma missa na capela do hospital será realizada em ação de graças pelos doadores e seus familiares. As ações fazem parte da programação da campanha, que também teve participação dos jogadores do Tupi e do JF Vôlei. Eles doaram sangue no Hemominas em nome da instituição e também estão apoiando a campanha World Marrow Donor Day (Dia Mundial do Doador de Medula Óssea), celebrado no último dia 16.

De acordo com presidente das Ligas Unificadas, Ariel Victor Duarte e Cruz, muitos mitos ainda dificultam o crescimento no número de doações. No entanto, na maioria das vezes, essas informações são infundadas. “As pessoas acham que, ao se proporem a doar seus órgãos, quando precisarem de um hospital, não serão salvas porque os médicos vão querer utilizar os órgãos delas para doação. Outras acreditam que os órgãos serão comercializados no mercado negro. Mas a principal dificuldade é a falta de compreensão de que, quando há a morte cerebral, não há reversão do quadro clínico. Esses são mitos que devem ser combatidos.”

Oportunidade

Atualmente, ocorrem, em Juiz de Fora e região, de 20 a 25 doações de órgãos oriundas de doadores com morte encefálica. A estimativa é do cirurgião Gláucio Souza, um dos responsáveis pelo serviço de transplante de fígado da Santa Casa. Segundo o especialista, a média anual no Brasil é de 20 doações por ano a cada um milhão de habitantes. Na região, entretanto, a média cai para 11. Para ele, os dados apontam que é necessário debater a doação.

“Todo o processo do transplante começa com o doador. É a partir de uma doação que deflagramos o processo de transplantação, então é muito importante que as famílias conheçam esse processo e conversem sobre a doação de órgãos. Só conversando tiramos dúvidas, diminuímos as incertezas. Não há certo ou errado em ser ou não doador, mas o que queremos é que a resposta seja genuína, que ela tenha sido dada com a pessoa compreendendo o assunto. O Setembro Verde é uma oportunidade de convidar as famílias a conversarem sobre a doação de órgãos e tirarem dúvidas sobre o assunto.”

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 26/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/26-09-2017/mulher-acusada-de-matar-e-enterrar-marido-e-condenada-a-17-anos-de-prisao.html

Título: Mulher acusada de matar e enterrar marido é condenada a 17 anos de prisão

A mulher de 31 anos acusada de matar a golpes de marreta e enterrar o próprio marido, em março de 2014, no Bairro Cruzeiro do Sul, foi condenada a 17 anos e dois meses de prisão em regime fechado, em julgamento realizado nesta terça-feira (26), no Tribunal do Júri, no Fórum Benjamin Colucci. Catiana Terezinha da Silva respondia processo por homicídio qualificado, por meio cruel e por recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, e também por ocultação de cadáver. A sessão começou às 9h, sendo presidida pelo juiz Paulo Tristão, e terminou no final da tarde.

O corpo do servidor público federal e técnico em eletrônica da UFJF, Marcus Augusto Marcato Teodoro, 50, foi encontrado em uma cova rasa na horta do quintal de casa, na Rua Aurora Torres. O crime foi descoberto no dia 25 daquele mês, quando a suspeita tentava se livrar das provas, queimando as roupas sujas de sangue em um forno. A fumaça despertou a atenção de vizinhos, e a polícia foi acionada. Na época, a mulher tinha 27 anos e confessou o assassinato, alegando não suportar mais as agressões praticadas pelo companheiro.

A acusada responde ao processo em liberdade desde junho de 2014. Segundo denúncia do Ministério Público, na noite anterior à localização do corpo, o casal se desentendeu, entrando em vias de fato. A suspeita teria esperado o marido dormir para desferir um golpe de marreta contra a cabeça dele. Marcus Augusto chegou a agonizar, mas morreu após ser atingido por mais duas marretadas. Em seguida, a mulher arrastou o corpo até o quintal, onde cavou uma cova e o enterrou. De acordo com a denúncia, o motivo do crime seria a desavença frequente entre o casal e o comportamento da vítima, que agredia e humilhava a ré.

Os dois filhos do casal estavam na residência na ocasião do homicídio, mas a mãe alegou que a menina de 9 anos e o garoto, de 3, estariam dormindo. A ré confessa foi pronunciada pela Justiça em setembro de 2015, diante da consideração de haver indícios suficientes para admissão de julgamento popular. Nesta terça, o Conselho de Sentença, composto de sete mulheres, condenou Catiana, mas não havendo motivos para sua prisão preventiva, ela terá o direito de recorrer da condenação em liberdade. Conforme a sentença, sua culpabilidade foi intensa, uma vez que premeditou o crime ao intoxicar um dos filhos com medicamentos para que dormisse e não presenciasse os fatos.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 26/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/26-09-2017/jf-volei-perde-em-casa-para-o-minas.html

Título: JF Vôlei perde em casa para o Minas

O JF Vôlei sofreu mais uma derrota pelo Campeonato Mineiro de Vôlei, desta vez em casa, para o Minas Tênis Clube. Jogando na noite desta terça-feira (29), no Ginásio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os donos da casa foram derrotados por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/22 e 25/12. Esta foi a quinta derrota do time juiz-forano no torneio.

As duas equipes voltam a se encontrar na UFJF na noite desta quarta-feira (27), às 19h, em partida que põe fim à primeira fase do Mineiro. Para o confronto, o técnico do time local, Henrique Furtado, deve iniciar com o levantador Felipe Hernandez, o oposto Emerson Rodriguez, os ponteiros Leozinho e Felipi Rammé, os centrais Bruno e Franco, e o líbero Juan Mendez.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 27/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/27-09-2017/onze-equipes-disputam-o-concurso-pontes-de-papel.html

Título: Onze equipes disputam o Concurso Pontes de Papel

A equipe Pinguela 4.0 é a vencedora da 13ª edição do Concurso de Pontes de Papel organizado pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Civil (PET Civil) da UFJF. O concurso, realizado nesta quarta-feira (27), desafiou as equipes de alunos participantes a projetarem pontes, com um vão de no mínimo 65cm, usando apenas papel cartão e cola. Onze equipes se inscreveram para o evento que aconteceu no Anfiteatro 2 do prédio Itamar Franco na Faculdade de Engenharia.

Foram avaliados três quesitos: eficiência estrutural, que conseguisse aguentar 10kg de peso, exatidão do projeto e estética. A equipe Pinguela 4.0 construiu uma ponte que suportou 7,298g e pesava apenas 35 gramas.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 27/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/27-09-2017/copese-divulga-resultados-de-pedidos-de-isencao-para-pism-2018.html

Título: Copese divulga resultados de pedidos de isenção para Pism 2018

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta terça-feira (26) o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Programa Seletivo Misto (Pism) e para o Vestibular de Música 2018.

Ao todo, foram protocolados 9.045 pedidos, sendo 7.031 deferidos e 2.014 indeferidos. Do total de pedidos, 409 foram feitos por meio do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sendo 256 deferidos. Os candidatos que informaram ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública totalizaram 8.116 pedidos, sendo 6.344 deferidos. O edital do Pism 2018 não prevê a possibilidade de recursos em caso de indeferimento do pedido.

As inscrições para o Pism 2018 seguem abertas e podem ser feitas on-line, no site da Copese, até às 18h do dia da próxima sexta-feira (29). A taxa é de R$ 110 e deve ser paga até às 20h de sexta-feira, exclusivamente no Banco do Brasil.

O candidato pode conferir se o pedido foi deferido ou indeferido no site da Copese, informando CPF e data de nascimento.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Agenda Cultural

Data: 27/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/agenda-cultural/exposicoes/27-09-2017/exposicao-pisicogeografias.html

Título: Exposição Pisicogeografias

O Espaço Cultural do Shopping Jardim Norte recebe, até o dia 14 de outubro, a exposição “Pisicogeografias”, do artista Dalton Carvalho. A mostra explora os conceitos abordados pelas vanguardas arquitetônicas dos anos 1950/60 e tem como referência estética o hiper-adensamento das grandes metrópoles dos dias atuais. “Psicogeografias” traz uma série de experimentações em que as cores, formas e texturas surgem como contraponto de uma tentativa de dominação do caos urbano.

Com trabalhos em técnicas variadas – passeando entre o digital, a gravura e a tinta – essa seleção de obras traz uma leitura mais abstracionista do tema urbano, em que as formas geométricas, as perspectivas e os pontos de fuga se fundem em cores e texturas, revelando diferentes pontos de vista sobre o mesmo olhar.

A psicogeografia foi definida pelos situacionistas – grupo de pensadores dos anos 60 que viam na cidade o principal palco de ação social, política e artística – como um “estudo de efeitos exatos do meio geográfico, conscientemente planejado ou não, que agem diretamente sobre o comportamento afetivo dos indivíduos.” É nessa imersão quase vertiginosa dentro das obras que se deixa evidenciar a tênue linha entre a beleza fractal e o caos pujante do ambiente urbano.

O artista

Natural de Nepomuceno, Sul de Minas Gerais, Dalton Carvalho reside em Juiz de Fora desde 2005, quando iniciou seus estudos na faculdade de Arquitetura & Urbanismo. Arquiteto formado pela UFJF, atua na área desde 2010, trabalhando também como designer e ilustrador freelancer. Especialista em maquetes eletrônicas e visualização arquitetônica em 3D, transita entre o digital e o analógico, mesclando as plataformas nas composições de seus trabalhos.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 27/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/27-09-2017/231002.html

Título: Voo livre

A professora Fernanda Fernandes reencontrou seus colegas de Redação da TM, durante a visita que fez com seus alunos do sexto período de Comunicação da UFJF.

— —