Professores no Seminário inicial de pós-graduação. (Foto: Ivan Bretas)

Docentes, discentes e profissionais do Departamento de Educação Física do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) se reuniram, na última semana, para prestigiar o seminário inaugural da Pós-Graduação em Educação Física UFJF/UFV. Foram realizadas palestras sobre Pós-graduação em Educação Física e Fisiologia do exercício e esportiva, com o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), João Carlos Bouzas Marins.

Bouzas foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFJF/UFV (PPGEFI) entre 2014 e 2017. Durante o evento, o professor explicou a organização das linhas de pesquisa acadêmicas e ressaltou a importância do investimento público em pesquisa para o desenvolvimento do país. O PPGEFI tem como temas de pesquisa “Atividade física e saúde”, que estuda os efeitos da atividade física e do sedentarismo em diferentes grupos populacionais, e “Estudos do esporte e suas manifestações”, que investiga aspectos fisiológicos, socioculturais, históricos, psicológicos e como eles afetam ou são afetados pelo esporte.

IMG_1908

Professor João Bouzas ministra palestra no evento. (Foto: Ivan Bretas)

Aprovado pela Capes em 2007, o PPGEFI promove formação especializada em mestrado e doutorado em Educação Física. O programa conta, desde 2014, com a participação dos docentes Andréia Queiroz e Ciro Brito, que ministram aulas e realizam orientação no campus sede, em Juiz de Fora. Entretanto, em 2017, com o ingresso dos docentes Bianca Miarka e Pedro Henrique Carvalho, Governador Valadares passou a ser a nova sede do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física.

Com a mudança, todas as disciplinas obrigatórias, assim como um conjunto de disciplinas eletivas, são ministradas em Governador Valadares. Isso possibilita a participação de profissionais da cidade e região, através de uma oportunidade de formação continuada, promovida pela Universidade junto à sociedade. Atualmente, o PPGEFI possui conceito 5 na Capes.

O PPGEFI é organizado em associação ampla entre a UFJF e a UFV, com participação de docentes dos Departamentos de Educação Física da UFJF-GV, da UFV e da Faculdade de Educação Física e Desportos do campus sede da UFJF. A cada quadriênio, a gestão do curso é exercida por uma das instituições; no período de 2017 a 2020, a coordenação geral está a cargo do Prof. Dr. Mateus Camaroti Laterza, da UFJF.