Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 13/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/13-09-2017/i-feira-de-economia-solidaria-e-agroecologia-sera-realizada-neste-sabado-na-ufjf.html

Título: I feira de economia solidária e agroecologia será realizada neste sábado na UFJF

Comemorando a chegada da primavera, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) e a Pró Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizarão, no próximo sábado (16), a “É feito feira”, 1ª feira de economia solidária e agroecologia, no campus da universidade. Com programação das 9h às 17h, o evento conta com atividades variadas e gratuitas, como oficina de grafite para crianças, apresentação de dança e atrações musicais, além da comercialização de produtos artesanais.

Um dos objetivos do evento é valorizar o que é produzido pelos coletivos solidários e oferecer um espaço alternativo de comércio, além de buscar a integração entre outros projetos de extensão da UFJF, comunidade acadêmica e público frequentador do campus.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 13/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/13-09-2017/229304.html

Título: Quatro professores da UFJF estão entre os 40 selecionados para a mostra Inova Minas

Cotação alta

Quatro professores da UFJF estão entre os 40 selecionados para a mostra Inova Minas, que vai acontecer de sexta a domingo, em Belo Horizonte. Carlos Reyna, Sônia Regina Miranda, Reginaldo Carneiro e Alessandra Melett Brum vão apresentar a produção científica da universidade.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 13/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/13-09-2017/professores-e-tecnicos-da-ufjf-e-do-if-sudeste-paralisam-atividade.html

Título: Professores e técnicos da UFJF e do IF Sudeste paralisam atividade

Docentes e técnicos-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal IF Sudeste paralisarão suas atividades na próxima quinta-feira (14) em adesão ao Dia Nacional de Paralisação e Lutas contra os ataques do Governo Temer. Serviços essenciais como o Restaurante Universitário (RU), a Reitoria, a Biblioteca Central e o transporte interno da UFJF não deverão funcionar. Haverá panfletagem nos campi das duas instituições a partir das 9h. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também vai participar da paralisação.

Conforme o diretor da Associação de Docentes do Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes JF), Rubens Luiz Rodrigues, o movimento foi convocado para defender os serviços públicos contra as ameaças do presidente Michel Temer (PMDB). “O movimento é contra a contenção de verbas para universidades, o desmonte das carreiras e dos direitos dos trabalhadores da Educação. Queremos mostrar que a situação está ficando cada vez mais dramática e que as expectativas para o ano que vem, tanto na UFJF como no IF, são de paralisação total das atividades de ensino, pesquisa e extensão.”

Questionado sobre novas paralisações, o diretor não descartou a possibilidade de uma greve ainda neste ano, mas afirmou que, por enquanto, os sindicatos estão buscando organizar os segmentos para obter mais mobilização e alertar a população. Além da paralisação, uma mesa-redonda sobre os impactos das medidas do Governo sobre as instituições federais e a carreira docente foi realizada na UFJF nesta terça-feira (12), com a presença do reitor da instituição, Marcus David. Outro debate sobre o mesmo tema vai acontecer no IF Sudeste nesta quarta, às 17h.

O dia nacional de luta foi convocado pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (Fasubra).

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 13/09/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/concursos-e-emprego/noticia/ebserh-convoca-558-aprovados-no-concurso-do-hospital-universitario-em-juiz-de-fora.ghtml

Título: Ebserh convoca 558 aprovados no concurso do Hospital Universitário em Juiz de Fora

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou, nesta quarta-feira (13), no Diário Oficial da União, a convocação dos últimos 558 aprovados no concurso público do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF).

Conforme a nota divulgada no site da instituição, foram convocados profissionais nas áreas assistencial e administrativa.

Entre os dias 20 e 26 de setembro, os convocados deverão se apresentar na Unidade Dom Bosco, conforme agendamento enviado por e-mail, para apresentação de documentos e habilitação específica para a contratação. A listagem completa dos aprovados pode ser acessada no Diário Oficial da União por meio do link.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 13/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/13-09-2017/ebserh-convoca-558-aprovados-em-concurso-para-hu.html

Título: Ebserh convoca 558 aprovados em concurso para HU

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou a convocação de 558 candidatos aprovados no concurso público nº 03/2015 para lotação no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF). A publicação foi feita no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (13) e se refere aos profissionais das áreas assistencial e administrativa. Na lista estão os aprovados para os cargos de analista administrativo, assistente administrativo, biólogo, biomédico, cirurgião dentista, enfermeiro, engenheiro clínico, farmacêutico, físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e médico.

Os convocados deverão comparecer na Unidade Dom Bosco (Avenida Eugênio Nascimento, s/n, Bairro Dom Bosco) entre os dias 20 e 26 de setembro para apresentar os documentos e a habilitação específica para a contratação. A Ebserh irá enviar e-mail para agendar a data e o horário para a apresentação. A lista dos aprovados pode ser conferida no site do DOU.

Esta é a última leva de convocados do concurso que ofereceu 1.232 vagas. De acordo com a Ebserh, “a convocação de todos os aprovados dentro do prazo de validade do concurso reforça o comprometimento da empresa no cumprimento da legislação vigente e o respeito aos novos e atuais colaboradores.” Para o superintendente do HU, professor Dimas Augusto Carvalho de Araújo, “a chegada dos novos profissionais vai colaborar com a proposta de sempre atender a população com excelência e com uma equipe cada vez mais capacitada”.

— —

Veículo: Globo Esporte

Editoria: Zona da Mata e Centro-Oeste

Data: 13/09/2017

Link: https://globoesporte.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/volei/noticia/apos-amistosos-jf-volei-visita-montes-claros-pelo-campeonato-mineiro.ghtml

Título: Após amistosos, JF Vôlei visita Montes Claros pelo Campeonato Mineiro

Nesta quarta, a partir das 19h30, e na próxima sexta, às 20h, Montes Claros e JF Vôlei entram em quadra pelo Campeonato Mineiro. Embora seja o primeiro encontro dos adversários pelo Estadual, o compromisso desta quarta é na realidade um reencontro, já que os times se enfrentaram durante a pré-temporada.

Atuando em Juiz de Fora, o Montes Claros venceu as duas partidas diante do JF Vôlei. Em agosto, a equipe do Norte de Minas bateu o adversário por 3 sets a 2 em duas oportunidades, em partidas realizadas no Ginásio da UFJF. Quase um mês depois dos compromissos, o JF Vôlei, que até então não podia contar com o venezuelano Emerson Rodriguez, que servia sua seleção em torneios sul-americanos em agosto, estará completo. De acordo com o oposto, que estreou contra o Cruzeiro após apenas dois treinamentos com o grupo, há a crença de que a equipe tem condições de evoluir, tanto na parte técnica, quanto em entrosamento.

– Com certeza, acredito sim. Podemos seguir crescendo. Ainda preciso conhecer um pouco mais a equipe no dia a dia, mas o time tem muito potencial para evoluir, crescer de produção – falou.

O JF Vôlei encerrou sua preparação em Juiz de Fora na última segunda-feira. Com duas derrotas em duas partidas, a equipe juiz-forana deve entrar em quadra com o levantador Felipe Hernandez, o oposto Rodriguez, os centrais Bruno e Franco os ponteiros Rammé e Leozinho e o líbero Juan Mendez. O Montes Claros é o segundo colocado no Estadual, com um ponto.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 13/09/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/nucleo-de-pesquisa-da-ufjf-inaugura-horta-agroecologica-em-juiz-de-fora.ghtml

Título: Núcleo de pesquisa da UFJF inaugura horta agroecológica em Juiz de Fora

O Núcleo de Pesquisa em Agroecologia Ewè da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inaugurou a primeira horta agroecológica compartilhada do Instituo de Ciências Humanas (ICH), a fim de estimular a prática da agricultura orgânica.

De acordo com o professor do curso de Geografia e coordenador do projeto, Leonardo Carneiro, no núcleo são realizadas diversas atividades de extensão, como intercâmbios agroecológicos em comunidades quilombolas e de agricultores familiares.

“Eles plantam mais variedades de alimentos do que compram em mercados. Além dessa soberania, a segurança alimentar é muito maior, já que são alimentos estritamente orgânicos”, afirmou.

A construção do “Espaço Ewè” se deu com o intuito de mobilizar tanto estudantes, quanto professores, técnico-administrativos em Educação (TAEs) e funcionários terceirizados para construírem um espaço integrativo e solidário de compartilhamento de experiências.

O estudante de Ciências Sociais e um dos integrantes do núcleo, Gabriel Novaes, defende que a horta é uma maneira de ter contato com o cultivo da terra na universidade.

“Acima de tudo, é um espaço compartilhado, onde qualquer pessoa pode ajudar na manutenção e também colher os alimentos”, disse o aluno.

— —

Veículo: G1

Editoria: MGTV

Data: 14/09/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/videos/v/sindicatos-em-juiz-de-fora-realizam-manifestacoes-contra-reformas-do-governo-federal/6147844/

Título: Sindicatos em Juiz de Fora realizam manifestações contra reformas do Governo Federal

Sindicatos de professores e servidores federais e centrais sindicais de Juiz de Fora aderiram ao Dia Nacional de Paralisação e Lutas contra as reformas do Governo Temer nesta quinta-feira (14). Ações foram realizadas na porta da uma siderúrgica ArcelorMittal na BR-040 e no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A primeira ação foi o fechamento das entradas da siderúrgica, que fica próxima à BR-040, no início da manhã. De acordo com Sindicato dos Metalúrgicos, cerca de 50 representantes da categoria, partidos políticos, professores e servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ocuparam a entrada da indústria por volta das 6h.

 

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 14/09/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/sindicatos-em-juiz-de-fora-realizam-manifestacoes-contra-reformas-do-governo-federal.ghtml

Título: Sindicatos em Juiz de Fora realizam manifestações contra reformas do governo federal

Sindicatos de professores e servidores federais e centrais sindicais de Juiz de Fora aderiram ao Dia Nacional de Paralisação e Lutas contra as reformas do Governo Temer nesta quinta-feira (14). Ações foram realizadas na porta da uma siderúrgica ArcelorMittal na BR-040 e no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A primeira ação foi o fechamento das entradas da siderúrgica, que fica próxima à BR-040, no início da manhã. De acordo com Sindicato dos Metalúrgicos, cerca de 50 representantes da categoria, partidos políticos, professores e servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ocuparam a entrada da indústria por volta das 6h.

Durante cerca de uma hora, eles mantiveram as portas fechadas e impediram os funcionários de entrar para o trabalho. Uma fila de caminhões e carros se formou e chegou à BR-040, afetando uma das pistas. A direção da empresa negociou com os manifestantes a entrada dos trabalhadores.

A manifestação continuou no campus da UFJF. o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) aprovou a adesão em assembleia na terça-feira (12). A coordenação comunicou à reitoria sobre a paralisação no Restaurante Universitário, biblioteca e transporte interno.

De acordo com informações do Sintufejuf, representantes da Associação de Docentes de Ensino Superior (Apes) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) foi definida uma ação conjunta, de panfletagem nos institutos e unidades administrativas, unindo os três segmentos.

“Este pacote vem desde a diminuição dos recursos da universidade, mas também é um ataque direto aos trabalhadores. Ele vai desmontando as carreiras tanto dos docentes quanto dos técnicos-administrativos, ataca retirando vários direitos destes trabalhadores e reduzindo cada vez mais a capacidade de atendimento à população da universidade pública”, analisou o coordenador geral do Sintufejuf.

A ação em Juiz de Fora acompanha o movimento nacional de revindicações que questiona as mudanças, como explicou o presidente da Apes. “É preciso se mobilizar para enfrentar este contexto, na medida que o governo propõe congelamento de salários, não cumprir com acordo já estabelecidos, propõe programa de demissão voluntário e os cortes de orçamento vao inviabilizar as condições de trabalho dos docentes”, afirmou.

Na manifestação, Jordan Beloto explicou como os estudantes são impactados pela medida. “A gente sente isso no corte das bolsas, prejudicando a estrutura da universidade em si, os circulares, o próprio bandejão. Precarização dos funcionários, que também acaba refletindo na gente porque temos serviços de pior qualidade. Bolsas de diversos estudantes sendo cortadas ou atrasadas. Todas as reformas do governo atacam diretamente a gente que é estudante”, explicou.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 14/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/14-09-2017/jf-volei-volta-encarar-o-claros-nesta-sexta.html

Título: JF Vôlei volta a encarar o Claros nesta sexta

Eficiência é o objetivo imediato do técnico do JF Vôlei, Henrique Furtado, com menos de 48 horas de intervalo entre os duelos contra o Montes Claros, segundo adversário da equipe local pelo Campeonato Mineiro. Na noite de quarta (13), os locais foram derrotados por 3 sets a 0 no Norte de Minas, com parciais de 25/21, 25/23 e 28/26, e tiveram ataque e recepção avaliados pelo comandante, como alguns dos pontos a serem melhorados já para esta sexta (15), quando as duas equipes voltam a se encontrar no Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros, às 20h, na primeira fase do torneio.

O setor ofensivo foi o primeiro a ser analisado pelo comandante após o fim do jogo. “Temos que seguir crescendo muito. Foi um jogo bom, aspectos interessantes apareceram, só que eles têm uma equipe muito experiente e um levantador (Sandro) de muita qualidade. Temos por onde seguir crescendo, estudando e evoluindo nosso ataque principalmente para jogar ainda melhor”, relata.

Se parte da atenção está voltada para as viradas de bola, a outra certamente tem na recepção um dos cuidados. “O saque de Montes Claros é muito agressivo. Houve muitos momentos em que conseguimos colocar o passe em boas condições, também apresentamos algumas falhas que, sem dúvida nenhuma, vamos tratar de melhorar, e a recepção é um ponto que devemos evoluir. Ainda estamos no início da temporada, a caminhada é longa, e já é importante melhorar para a próxima partida”, conta Henrique.

 

Para o duelo desta noite, a tendência é que a formação do primeiro jogo seja mantida, com o levantador Felipe Hernandez, o oposto Emerson Rodriguez, os ponteiros Felipi Rammé e Leozinho, os centrais Bruno e Franco, e o líbero Juan Mendez. O JF Vôlei possui três partidas realizadas no Estadual, todas fora de casa e ainda sem vitórias. O Sada Cruzeiro foi o adversário dos dois primeiros compromissos. Os únicos jogos programados para Juiz de Fora pela competição ocorrem contra o Minas Tênis Clube nos dias 26 e 27 de setembro, no Ginásio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

— —

Veículo: O Tempo

Editoria: Vôlei

Data: 14/09/2017

Link: http://www.otempo.com.br/superfc/v%C3%B4lei/montes-claros-x-jf-v%C3%B4lei-expectativa-de-duelo-parelho-no-mineiro-1.1519362

Título: Montes Claros x JF Vôlei: expectativa de duelo parelho no Mineiro

Não ter do outro lado da rede um adversário do porte de Sada Cruzeiro aumenta as chances de vitória e fará Montes Claros e Juiz de Fora saberem de suas reais condições de obter o primeiro triunfo no Campeonato Mineiro masculino de vôlei. Nesta quarta-feira (13), às 20h, na cidade do Norte de Minas, os dois times se enfrentam depois de terem feito duas partidas cada contra o Sada Cruzeiro, todas elas com resultados positivos a favor do time da capital.

Menos mal para o MOC, que conseguiu levar o segundo jogo para o tie-break, somando um ponto na tabela, realidade bem diferente do time da Zona da Mata que caiu nos dois jogos por 3 a 0. Mesmo diante de um elenco jovem e que ainda tenta encontrar seu melhor entrosamento, o Montes Claros prega respeito ao adversário, sabendo que precisará fazer bem sua parte para somar mais pontos e seguir firme na segunda posição na tabela. Depois do jogo desta quarta-feira, que terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do jornal O TEMPO, os dois times voltam a se enfrentar na sexta-feira, também em Montes Claros.

“Sabemos que não serão jogos fáceis. Mas estamos focados e treinando forte para essas duas importantes partidas. Contamos com a torcida para que lote o nosso ginásio e que saiamos com seis pontos dos dois confrontos”, diz o técnico Chico dos Santos.

Na pré-temporada, MOC e JF se enfrentaram por duas vezes em Juiz de Fora. Ambos os jogos terminaram com vitória do Pequi, mas somente no tie-break, dando uma prévia de um possível equilíbrio que pode aparecer assim que a bola subir nesta quarta.

“Acredito que será um jogo muito equilibrado, como aconteceu nos dois amistosos que fizemos contra eles (do MOC). A equipe de Montes Claros tem grandes jogadores. Esperamos jogar bem, principalmente, e a partir disso conseguir a vitória”, destaca o líbero do JF, Juan Mendez.

NÚMEROS

10,2 mil visualizações únicas no YouTube teve o jogo de estreia do Campeonato Mineiro

19,7 mil foi o número de visualizações únicas no YouTube na terceira

rodada da competição

22,8 mil visualizações únicas no YouTube teve a segunda rodada do Estadual

45 países assistiram à mesma partida, entre Sada e MOC, pelo Facebook

69 países acompanharam pelo YouTube o terceiro jogo do Estadual, entre Sada Cruzeiro e Montes Claros

91,9 mil visualizações únicas no Facebook teve o primeiro jogo do Campeonato Mineiro

83,9 mil foi o número de visualizações únicas no Facebook no segundo jogo do Estadual

81,8 mil visualizações únicas no Facebook teve a terceira partida do Campeonato Mineiro

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 14/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/13-09-2017/jf-volei-perde-por-3-sets-0-para-o-montes-claros.html

Título: JF Vôlei perde por 3 sets a 0 para o Montes Claros

O JF Vôlei sofreu a sua terceira derrota no Campeonato Mineiro de Vôlei ao ser batido por 3 sets a 0 pelo Montes Claros. nesta quarta-feira (13), no Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais.

Apesar de equilibrar o jogo, ficando a frente do placar em alguns momentos da partida, a equipe de Juiz de Fora não resistiu a maior experiência do time adversário, comandado por Lorena, e perdeu com as parciais de 25/21/ 25/23 e 28/26. JF Vôlei e Montes Claros voltam a se encontrar no Ginásio Tancredo Neves, nesta sexta-feira (15), às 20h.

Nas duas primeiras rodadas do torneio, o JF Vôlei havia sido derrotado pelo Sada Cruzeiro, também fora de casa.

Os únicos dois jogos do time de Henrique Furtado em Juiz de Fora, programados na primeira fase do Campeonato Mineiro, ocorrem diante do Minas Tênis Clube, nos dias 26 e 27 de setembro.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 14/09/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/servidores-que-recebem-mais-de-r20-mil-sofrerao-reducao-salarial-em-juiz-de-fora.ghtml

Título: Servidores que recebem mais de R$20 mil sofrerão redução salarial em Juiz de Fora

A partir de agora, os servidores públicos da Prefeitura com salários maiores que o do prefeito poderão ter o valor reduzido. A medida é baseada na Constituição Federal e também no Estatuto do Servidor de Juiz de Fora e visa equiparar os valores com a remuneração mensal recebida pelo chefe do Executivo.

O decreto regulamenta uma Lei Municipal de 1995. A alteração é para todos os agentes públicos, pensionistas e aposentados com salário superior a R$ 20 mil. Vale transporte, férias e adicional noturno, por exemplo, não entram no cálculo.

“Vamos montar um processo próprio com todas as justificativas que vai ser submetido à Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Se verificar que é uma verba que ultrapassa o teto remuneratório, nós vamos notificar o servidor para que ele tenha o prazo de recurso e aí sim efetuar posteriormente a redução”, explicou a secretária de Administração e Recursos Humanos, Andrea Goresk.

Goresk também informou que por enquanto não é possível dizer quantos e quais são os servidores públicos que ganham acima do teto. Essa listagem só vai poder ser feita este mês quando a folha de pagamento estiver concluída. Nesta ocasião, vai ser possível dizer qual é o montante destes salários dentro do orçamento da Prefeitura.

Um levantamento feito pela produção do MGTV nas folhas de pagamento dos últimos dois meses mostra que é possível dizer que cerca de 40 servidores estão nessa situação. O maior registro de salário na listagem de julho foi de R$ 33.697,95. Em agosto, o maior salário pago pela Prefeitura foi de R$ 35.950,63.

O Sindicato dos Funcionários Públicos está estudando a medida e as consequências da mudança. Cada caso vai precisar ser avaliado individualmente. “O servidor tem direito amplo de defesa e o sindicato vai atuar auxiliando, lutando e buscando a legalidade nisso”, aformou o vice-presidente do Sindicato, Francisco Carlos da Silva.

O professor de direito constitucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Karol Araújo Durso, explicou que esta adequação é possível, está prevista na constituição e a única situação a ser observada é por aqueles servidores que já recebiam salário maior que o do prefeito antes de 2003. “O teto remuneratório foi alterado por uma emenda constitucional em 2003 e esta alteração fez com que este teto passasse a ser a remuneração do prefeito”, comentou.

Karol acredita também que os servidores não devem ter que reembolsar os cofres públicos com o que já receberam além do limite estabelecido. “O servidor está recebendo de absoluta boa fé, já que a própria administração não tomou a iniciativa de achar a solução para esta questão, tendo em vista que o decreto só foi editado agora para regulamentar a remuneração”, finalizou.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Política

Data: 14/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/politica/14-09-2017/cut-recolhe-assinaturas-contra-reforma-trabalhista.html

Título: CUT recolhe assinaturas contra reforma trabalhista

Capitaneados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) Regional Zona da Mata, sindicalistas lançaram em Juiz de Fora a campanha “Anula reforma”. A mobilização tem por intuito organizar esforços para a coleta de assinaturas para a viabilização de um projeto de lei de iniciativa popular que sugere a revogação da Lei 13.467/2017, resultado da reforma trabalhista proposta pelo Governo do presidente Michel Temer (PMDB). O movimento também propõe a revisão das relações de trabalho no Brasil, com foco em uma legislação que amplie a proteção aos trabalhadores. O texto pede ainda a anulação da Lei 13.429/2017, a chamada Lei da Terceirização.

Após lançamento nacional no último dia 7, durante a realização do “Grito dos Excluídos”, a campanha foi divulgada na cidade em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (14), na sede do Sindicato dos Professores (Sinpro). O texto da reforma trabalhista entra em vigor em novembro.

Para viabilizar um projeto de lei de iniciativa popular no âmbito nacional são necessárias, pelo menos, assinaturas de 1% do eleitorado, distribuídas por pelo menos cinco estados, com não menos de 0,3% dos eleitores em cada um deles. Tendo como base o eleitorado das eleições de 2016, 144.088.912 eleitores, seria necessária a adesão de cerca de 1,44 milhão de brasileiros, para que a proposta reúna condições de iniciar tramitação no Congresso Nacional.

‘Voz do povo’

A coleta das assinaturas foi deliberada durante o último congresso nacional da CUT. Aos olhos da central, a reforma trabalhista foi aprovada a toque de caixa e sem qualquer discussão com a sociedade. “Um projeto de iniciativa popular pode ser o caminho para trazer o povo de volta para o centro da cena política. Vamos chamar a população para se manifestar. O povo é quem vai dizer quais são as leis trabalhistas que a gente precisa e merece”, afirmou a secretária de Relações de Trabalho da CUT Nacional, Graça Costa, ainda no mês passado, antes da validação da proposta pelo Congresso Extraordinário da CUT realizado no fim de agosto.

A campanha tenta recolocar na pauta de discussões nacionais bandeiras que foram historicamente defendidas pela CUT. Entre elas estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário; a regulamentação da terceirização de forma a tornar as relações de trabalho mais justas para os trabalhadores; a proibição de demissão imotivada; o fim da rotatividade no mercado de trabalho; e a igualdade de oportunidades para mulheres, negros, jovens, trabalhadores LGBT no mundo do trabalho.

Entre os sindicatos que participaram do lançamento da campanha em Juiz de Fora estavam representados o Sinpro, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), o Sindicato dos Bancários, o Sindicato dos Metalúrgicos, de profissionais dos Correios e o Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFJF (Sintufejuf). As falas foram uníssonas no sentido que as duas legislações em questão são prejudiciais aos trabalhadores em geral.

Em Juiz de Fora, uma das principais ações definidas para a coleta de assinaturas é a alocação de uma bancada itinerante, que deve se deslocar por pontos de grande concentração na região central da cidade, sempre nos dias de semana, entre 15h e 18h. Já nesta tarde, a banca foi montada no Calçadão da Rua Halfeld. Além da banca itinerante, os sindicatos envolvidos também recolherão assinaturas em suas bases e manterão as portas de suas sedes abertas aos cidadãos que queiram aderir à mobilização, sempre em horário comercial. Aos sábados, o mandato do vereador Roberto Cupolillo (Betão, PT) também irá recolher assinaturas em uma banca montada no Calçadão da Rua Halfeld.

Pesquisa

De acordo com pesquisa do Vox Populi, encomendada pela CUT e divulgada em 7 de agosto, 57% dos entrevistados avaliam que a reforma trabalhista aprovada pelo Congresso Nacional é boa apenas para os patrões. Outros 15% acreditam que a mudança não beneficia a ninguém, enquanto 12% afirmam que a reforma é boa para ambos e 3% disseram que ajuda os empregados. Outros 14% não souberam ou não responderam.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 14/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/14-09-2017/ccc.html

Título: Rumo ao Acre

Professor emérito da UFJF, o advogado Paulo Medina estará em Rio Branco, no próximo dia 21, como convidado da Conferência Estadual da Advocacia Acreana. Ele vai falar sobre “O novo Código de Ética da Advocacia”, do qual foi relator.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 15/09/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/musica-e-exposicoes-culturais-marcam-a-agenda-cultural-do-semana-na-zona-da-mata-e-vertentes.ghtml

Título: Música e exposições culturais marcam a agenda cultural do fim de semana na Zona da Mata e Vertentes

A agenda cultural deste fim de semana está repleta de atrações. Tem muita música para todos os gostos e estilos, além de diversas exposições culturais que resgatam histórias e memórias de diferentes épocas. Confira os horários e locais da programação em Juiz de Fora, Viçosa, Tiradentes, São João del Rei, Ubá, Muriaé e Chácara.

Juiz de Fora

Shows

O tradicional Festival Bandas Novas, realizado na Praça Antônio Carlos, acontece neste sábado (16), das 15h às 22h, com apresentação das bandas Outsidres, NxDxUx, Stonehenge, Coroña, Sather, Patrulha 66 e Black Butterfly.

Comemorando 26 anos de existência, o grupo juiz-forano Lúdica se prepara para gravar um novo DVD – “LÚDICA MÚSICA! – ORIGINAIS AO VIVO!” no Cultural Bar, no dia 21 de setembro, quinta-feira, às 21h, com entrada franca.

O projeto Alma Brasileira consiste em um circuito de concertos musicais didáticos em dez escolas municipais de Juiz de Fora. A expectativa é de atender aproximadamente duas mil crianças, entre oito e 14 anos a fim de valorizar essa pluralidade rítmica da música brasileira.

Até o fim do projeto, os organizadores irão nas escolas municipais Dr Adhemar Rezende de Andrade, Jerônimo Vieira Tavares, Pedro Marques, Santa Cecília, Menelick de Carvalho e Carolina de Assis.

O músico Fernando Gaio se apresenta nesta sexta-feira (15), no Varanda Restô Beer, com um repertório repleto de sucessos do Pop e do Rock, em show acústico.

O grupo de jazz liderado por Kim Ribeiro leva ao Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), nesta sexta-feira (15), às 19h30, uma sonoridade inovadora, que encontra que vai da música erudita ocidental ao choro, passando pelo barroco. A apresentação acontece com entrada franca, a convite do Musicammam, tradicional programação da casa que homenageia o poeta juiz-forano Murilo Mendes.

O Cultural Bar promove nesta sexta-feira (15) a festa Barulhinho Bom, uma das festas mais divertidas do rio. O grupo carioca Seu Bando comanda o palco e na pista, vários DJs para animar a noite. A abertura da casa é as 23h. No sábado (16), o cantor Rael se apresenta com a nova turnê, “Coisa do Meu Imaginário”

A casa de shows Privilege traz a Juiz de Fora o cantor de funk Nego do Borel. O artista se apresenta nesta sexta-feira (15). Os ingressos variam de R$ 50 a R$ 70.

A Creche Comunitária Antônio e Maria Geny Barbosa, no Bairro Santa Cruz, promove neste sábado (16), a Festa da Primavera, a partir das 12h. Quem for vai poder conferir as barraquinhas, apresentação das crianças e a participação especial da Galinha Pintadinha.

Exposições

A XXIII Mostra de Pintura em Porcelana, Vidro e Seda estará exposta neste sexta-feira (15) das 10h às 20h e sábado (16), das 10h às 17h. O evento será no Ritz Plaza Hotel, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, n° 2000, e a entrada é franca.

A exposição de fotografias Lvmina Spargere – Recortes de um caminho iluminado, idealizada pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF, permite o espectador conhecer as origens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e ter uma visão ampla da história de lutas por liberdade e espaço para o conhecimento. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e sábados, das 8h às 12h, no Espaço Reitoria, no campus.

Ainda dá tempo de visitar a exposição “Atento”, do artista Marco Aurélio de Assis, no Museu Ferroviário, que fica na Avenida Brasil. As fotografias continuarão em cartaz até dia 15, com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Neste sábado (16), o Museu Ferroviário recebe o 28º Encontro Tradicional de Colecionadores de Juiz de Fora, reunindo vários expositores, colecionadores, além de história, cultura e memórias. O encontro acontece das 10h às 15h, na Avenida Brasil, n°2001.

Para celebrar o início da Primavera, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a mostra “Cantos e penas”, com estátuas de aves e pássaros que fazem parte da fauna e das lendas da cultura brasileira. Está aberta à visitação também, a mostra Patotinha da DuCarmo. As exposições permanecem em cartaz até 29 de setembro e as visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, com entrada gratuita.

Teatro

O projeto Diversão em Cena ArcelorMittal deste fim de semana, apresenta o espetáculo Show da Lívia neste domingo (17), no Teatro Solar, localizado na Avenida Presidente Itamar Franco, n° 2104, às 16h. A montagem promete entreter e também aguçar a curiosidade e a vontade de aprender das crianças, oferecendo centenas de perguntas e descobertas.

Feira

A 1ª Feira Solidária e Agroecológica da UFJF: É Feito Feira! é realizada neste sábado (16), no estacionamento em frente ao Centro de Vivência, próximo a Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A programação, das 9h às 17h, conta com exposição e comercialização de produtos artesanais e agroecológicos, oficinas, intervenções culturais e música.

Eventos e Projetos

Na próxima terça-feira (19), Juiz de Fora recebe o evento que está percorrendo algumas cidades de Minas Gerais. A “Campus Night Juiz de Fora” vai reunir palestrantes e youtubers que abordarão temas como Startups, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Revolução Digital, Profissões do Futuro com o Avanço da Tecnologia, além de uma palestra Musical Interativa sobre como a criatividade e o improviso podem auxiliar na vida profissional.

O evento será das 18h30 às 22h30 no Olympo Centro Cultural e de Eventos, que fica na Rua José Appolônio dos Reis, nº130, no Bairro Aeroporto.

O Parque do Museu Mariano Procópio será transformado em uma sala de cinema a céu aberto na próxima quarta-feira (20). Contando com seis curtas selecionados do festival, a mostra terá início às 18h, com um debate em seguida, promovido pelo Cineclube.

A exibição faz parte da programação da 11° Primavera dos Museus, que terá atividades diversificadas no Museu Mariano Procópio até o próximo dia 24 de setembro.

Acontece neste sábado (16), das 10h às 16h, na Praça do Memorial do Santa Cruz Shopping, a 7ª edição do ColexCon. A programação contará com a presença de colecionadores de moedas, cédulas, selos, chaveiros, filmes, raridades, filmes e diversos outros objetos de coleção.

Em parceria com o MIRADA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente da Faculdade de Educação da UFJF. O Colóquio Arte em Trânsito 2017 vai se concentrar em reflexões, ações e compartilhamentos em torno de processos educativos e na formação do professor. O evento será no Colégio de Aplicação João XXIII econtará com oficinas,exposições, encontros, debates, palestras e visitas culturais. As inscrições ainda estão abertas.

O Cineclube Lumière e Cia, em parceria com o Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dá início neste mês de setembro, à mostra “Mãe e filho”. O evento acontece na sexta-feira (15), e nos dias 22 e 29 de setembro. As sessões têm início às 14h, no Auditório da Casa de Cultura da UFJF.

Ubá

Ubá já começa a viver o clima da Bienal do Livro 2017. Até o dia 27 de setembro haverá uma programação pré-Bienal com espetáculos teatrais, palestras e um Cortejo Cultural. O objetivo é promover uma preparação da comunidade para o evento principal, que acontece de 28 a 30 de setembro, na Praça São Januário. O evento tem entrada franca e os ingressos podem ser retirados na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Coronel Carlos Brandão, n°108, Centro.

O grupo carioca Matanza se apresenta neste sábado (16), no Estância Lounge, localizado na rodovia Ubá – Juiz de Fora, km 04. Os ingressos variam entre R$ 35 a R$ 45. O Matanza já atraiu mais de 47 milhões de views em seus vídeos oficiais no Youtube, possui cerca de 46 mil seguidores no Twitter, 34 mil no Instagram e mais de meio milhão no Facebook.

Viçosa

Acontece entre os dias 15 e 17 de setembro sexta-feira, sábado e domingo, na Estação Hervê Cordovil, o 1º Festival de Gastronomia e Cultura de Viçosa. O evento conta com 15 tendas de restaurantes com pratos criados especialmente para o festival, além de muita música, cursos, palestras, shows de chefes de cozinha e preparações de pratos ao vivo. A entrada no espaço do evento será gratuita, porém, limitada. Os interessados devem realizar cadastro online para garantir a entrada, através do Pré-Cadastro

A 4° edição da Semana da Divercidade em Viçosa, faz uma homenagem ao trabalhos dos artistas Drag e neste domingo (17), o grupo Drag Band se apresenta. A banda é a primeira do país formada por Drags.

Matanza irá apresentar seu countrycore contagiante nesta sexta-feira (15), no Galpão Viçosa, que fica na Rua Nasser Simão Muanis, n°81 BairroSanto Antônio. O grupo carioca promete uma festa completa

Tiradentes e São João del Rei

A 11° edição do Festival de Literatura (Felit) está com uma programação cultural completa para todos os gostos e idades. Nesta sexta-feira (15) acontece a 2ª Edição do Projeto Banheiros Temáticos com instalações artísticas inspiradas na obra de Ronaldo Simões Coelho e ainda o VII Circuito Gastronômico Literário do Felit, que mostra pratos especiais inspirados na obra e vida de Ronaldo Simões Coelho.

Nesta segunda (18) e terça-feira (19), no Teatro Municipal, haverá apresentação da companhia Teatro da Pedra com a peça “A incrível aventura de Agnes Sabida e Joana Destemida” , com direção de Juliano Pereira. A programação completa do evento você confere aqui.

Muriaé

Quem ainda não conseguiu visitar a exposição “300 Anos de Nossa Senhora Aparecida”, em cartaz no Grande Hotel Muriahe, tem até o dia 22 deste mês para conferir a mostra. Assinada pelo artista plástico autodidata, Yure Mendes, a exposição traz esculturas em ferro de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O objetivo é incentivar a cultura e proporcionar que os muriaeenses tenham mais acesso às obras de arte.

Chácara

Neste domingo (17), acontece o I Encontro de Carros Antigos de Chácara com show da Banda Ômega 4 e praça de alimentação com foodtrucks. O evento é realizado pela Prefeitura de Chácara começa às 10h, no Parque de Exposição. A entrada é franca. Os donos dos 100 primeiros carros antigosque chegarem vão ganhar brindes.

— —

Veículo: G1

Editoria: Centro Oeste-MG

Data: 15/09/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/formiga-decreta-situacao-de-emergencia-em-virtude-da-seca.ghtml

Título: Formiga decreta situação de emergência em virtude da seca

O período de estiagem está levando várias cidades da região Centro-Oeste de Minas a decretar situação de emergência. Dessa vez o município de Formiga emitiu um decreto, nesta sexta-feira (15), estabelecendo essa condição em virtude da baixa captação de água que, atualmente, está em 60% abaixo do nível adequado.

O decreto explica que em condições normais, para abastecer toda a população da cidade, são captados no Rio Formiga 15 milhões de litros/dia de água bruta para tratamento, que somados ao adicional dos poços artesianos, perfaz um total de 19 milhões de litros/dia.

Atualmente, a captação e o tratamento de água bruta superficial está em 8,5 milhões de litros/dia, portanto, 60% abaixo da capacidade . O prazo de vigência do decreto é de até 180 dias.

Em nota, a Prefeitura afirma que não tem caminhões-pipa suficientes para atendimento aos órgãos públicos e às situações extremas de residências que se localizam nas partes mais elevadas da cidade. O decreto, então, foi necessário para facilitar as contratações de serviços e aquisição de materiais sem a necessidade de fazer licitações.

Entenda o que é situação de emergência

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o termo é definido como uma “situação anormal, provocada por desastres” e que comprometa parcialmente a capacidade de resposta do poder público local. O caso pode requerer ajuda financeira ou reforço policial, deslocado de regiões vizinhas sob o comando da União.

O advogado e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Karol Araújo Durço, explica que, ao decretar situação de emergência, o município pode flexibilizar o rigor da legislação sobre procedimentos que devem ser adotados em condições normais. “Ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens, de prestação de serviços e de obras necessárias às atividades de resposta para amenizar a situação, facilitando as ações de assistência à população”.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Corrida de olho

Data: 15/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/corrida-de-olho/15-09-2017/inscricoes-para-camilo-dos-santos-terminam-no-domingo.html

Título: Inscrições para Camilo dos Santos terminam no domingo

Terminando

As participações na sétima edição da Corrida de Rua Rodoviário Camilo dos Santos podem ser garantidas apenas até este domingo (17), nos valores de R$ 60, com benefícios completos, ou de R$ 35, sem o kit-atleta. As inscrições podem ser feitas no site ou nas lojas da Terra Bike e Camorra Tênis. O evento ocorre no próximo dia 24, às 8h, com percursos de 8,8km (corrida) e 4,5km (caminhada), além de prova infantil na véspera. O local de largada da etapa do 31º Ranking de Corridas da cidade foi alterado na última semana. Agora, os corredores se reúnem na BR-440, em frente ao Centro de Futebol Zico, na Via São Pedro.

Começando

Se um prazo para inscrições de etapa do Ranking da cidade termina, outro já foi iniciado. Os atletas de Juiz de Fora e região podem se inscrever na 5ª Corrida Solidária da Ascomcer, marcada para 22 de outubro, na UFJF. As primeiras 500 pessoas pagam R$ 50, com valor elevado para R$ 60 após esta meta de participantes. Há ainda a possibilidade de inscrições sem o direito ao kit-atleta, no valor de R$ 30. Maiores de 60 anos possuem direito ao desconto de metade do valor. Além do site runnerbrasil.com.br, recebem inscrições a sede da Ascomcer (Av. Presidente Itamar Franco, 3.500, Cascatinha), e as lojas da Corpore (Rua São Mateus, 150, São Mateus), e do Planeta Corrida (Rua Halfeld, 840, Centro). O evento possui percurso de 6,5km. Em mais uma edição da prova, todo o valor arrecadado com as inscrições será destinado ao tratamento oncológico dos pacientes da Ascomcer.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Tribuna Livre

Data: 15/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/opiniao/tribuna-livre/15-09-2017/o-perigo-escondido-na-frase-pichada.html

Título: O perigo escondido na frase pichada

Todos sabemos que os bolsões de pobreza existentes em nossa cidade são pouco ou quase nada visíveis aos estudantes de fora, visitantes e juiz-foranos da classe média que acreditavam, até a mais recente onda de violência que nos assola, que Juiz de Fora era um paraíso. A verdade é que há um muro entre esses dois brasis que habitam a cidade. Ele está presente no cotidiano dos cidadãos afro-descendentes juiz-foranos. São verdades nunca ditas e que todos sabem que existem. E, falando em muro, um evento curiosamente bizarro aconteceu na cidade de Juiz de Fora. A Escola Estadual Fernando Lobo, localizada no Bairro São Mateus, amanheceu pichada com uma frase racista e eugênica, quase incógnita aos olhares de quem passava pelo local.

A frase dizia: “Descendentes de Cam cruzam com macacos. A origem da raça negra”. Ok. A frase é racista porque junta macaco com negro, mas de onde vem essa frase? É mesmo eugênica? Do que estão falando?

Este é mais um capítulo assustador da onda de conservadorismo que toma o Brasil e segue rumos da Eugenia (“ciência” que criou a categorização do ser humano em raças) e do racismo científico. Este, que já foi lei nacional, perdido no discurso acadêmico com o passar dos anos, é um dos responsáveis pelo racismo estrutural institucionalizado no país.

Durante o período da escravidão, as religiões cristãs usavam a explicação europeia e depois a americana para justificar a manutenção de negros em cativeiro, banalizando as atrocidades cometidas, perdurando daquele período até os dias atuais. O Brasil apaga este capítulo da sua história e deixa uma lacuna que não explica como essa frase fez parte do Movimento Eugênico Brasileiro. Para além disso, contribui para a perpetuação do preconceito e do ódio. O Movimento Eugênico Brasileiro bebeu da mesma fonte que anos depois seria crucial para a criação dos campos de concentração alemães e dos sanatórios espalhados pelo Brasil. Ambos seguindo as cartilhas de Arthur de Gobineau e Francis Galton.

O ápice desse movimento se dá na expressão do quadro de Modesto Brocos, “A redenção de Cam”, pintado em 1895 e que hoje compõe o acervo do Museu Nacional de Belas Artes. O quadro retrata uma avó negra dando graças a Deus por seu neto, nascido de sua filha mulata com um imigrante europeu, ter nascido branco, quebrando a maldição de Cam na família. Em 1911, o Brasil expõe o quadro no Congresso Mundial das Raças, no qual se propõe a enfrentar os problemas de ser um país tão negro, trazendo mão de obra preferencialmente norte-europeia para branquear a população brasileira. Segundo João Batista de Lacerda, representante do Brasil neste congresso, os negros seriam “diluídos” entre os brancos, caindo no esquecimento.

Contudo, com a onda de conservadorismo brasileira impulsionada pelas igrejas pentecostais e neopentencostais, frases como a escrita naquele muro ressurgem na sociedade, endossadas por defensores de discursos de ódio raciais e religiosos, tais como Marco Feliciano e Jair Bolsonaro. Feliciano trouxe a frase de volta em 2011: “Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato. O motivo da maldição é a polêmica. Não sejam irresponsáveis twitters rsss”. O relatório sobre a intolerância religiosa no Brasil, apresentado em conjunto pela juiz-forana Mariana Gino, mestranda em História Comparada pela UFRJ, pós-graduada em Ciência da Religião pela UFJF, e pelo professor Ivanir dos Santos, mostra traços racistas e eugênicos nessas manifestações, muito próximos ao racismo científico que permeava inclusive o ensino público no Brasil. Portanto a frase escrita no muro da Escola Estadual Fernando Lobo é perigosa e pode evocar correntes racistas, neonazistas, neofascistas e deve ser investigada pelo Ministério Público com dureza, e a população deve cobrar: “Quem é que está propagando falas eugênicas em pleno século XXI a jovens de nossa cidade?”. Juiz de Fora precisa deixar de fantasiar-se de paraíso racial e começar a discutir seriamente uma celeuma que renasce no bairro considerado o lar da classe média juiz-forana e pode ter consequências desastrosas para nossa sociedade.

Para os leitores que quiserem saber um pouco mais, pode ser acessado o link do vídeo “Sobre o racismo estrutural e a eugenia no Brasil” no seguinte endereço:https://www.youtube.com/watch?v=983Ffgj_gBw&t=11s

Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 35 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata – MG

Data: 15/09/2017

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/campanha-visa-aumento-do-cadastro-de-doadores-de-medula-em-juiz-de-fora.ghtml

Título: Campanha visa aumento do cadastro de doadores de medula em Juiz de Fora

No o sábado (16) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. Aproveitando a data, nesta sexta-feira (15), as Ligas Acadêmicas Unificadas de Transplante de Órgãos de Minas Gerais promovem uma mobilização por novos cadastros na Hemominas de Juiz de Fora.

O setor de captação de doadores informou ao G1 que, desde janeiro, foram 800 novos cadastros. Número abaixo do esperado como meta para 2017, que é 2.750, e dos 1.300 no mesmo período em 2016. Os registros aumentam quando há mobilizações. Juiz de Fora tem mais de 40 mil cadastros, dos 465.797 mil feitos em Minas Gerais até 2016. Ainda segundo a Hemominas, os 30 acadêmicos esperados nesta sexta também devem se candidatar à doação de sangue. O estoque na unidade está em queda.

Pelo segundo ano, a ação terá o apoio da família do menino Paulo Sérgio, o Paulinho, que motivou uma grande campanha em 2015.Paulinho morreu em julho de 2016, após três anos de luta contra a leucemia. No ano passado, um piquenique solidário no Campus da UFJF promoveu a conscientização sobre o assunto.

Informação para quebrar tabus

A conscientização pela doação de medula faz parte das ações do Setembro Verde na cidade, quando são divulgadas informações sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, como explicou Ariel Victor Duarte e Cruz, presidente das Ligas Acadêmicas Unificadas de Transplante de Órgãos de Minas Gerais, que reúne estudantes dos cursos de Medicina de Juiz de Fora.

“No fim da manhã de sexta-feira (15) teremos cerca de 30 pessoas na Hemominas para fazerem o cadastro. Estamos realizando várias ações neste mês para conscientizar sobre o assunto. Há muito mito que precisa ser derrubado. Percebemos nas nossas campanhas que as pessoas aparecem com dúvidas simples e muitas têm medo por falta de informação. Se a gente conseguir que apenas uma pessoa entenda corretamente, já será lucro porque ela poderá compartilhar com outras pessoas”, afirmou.

A mãe de Paulinho, a professora universitária Paula Chagas, destacou que o fato do filho caçula, Arthur, ter sido compatível com o irmão mais velho fez muita diferença na jornada que a família enfrentou.

“A gente tem a consciência do que o transplante de medula óssea fez na nossa vida. Temos certeza de que Arthur salvou Paulinho. Ele foi curado do câncer, os problemas foram doenças oportunistas. Mas tivemos nosso filho por mais oito meses. Sem o transplante, não teríamos este tempo com ele”, destacou.

Paula Chagas lembrou que a compatibilidade é procurada por vários pacientes, não apenas os que enfrentam leucemia ou cânceres. Na região, há uma campanha em andamento em São João del Rei. O G1 divulgou em agosto que alunos da UFSJ se mobilizaram por novos cadastros porque a família de um professor busca doador de medula óssea para o filho de quase dois anos, diagnosticado neste ano com imunodeficiência primária combinada grave.

“Porque não é qualquer medula que serve para eles, tem que ter a compatibilidade, que é uma em 100 mil. Sabemos que o número aumentou nos últimos anos, mas quanto mais gente, será melhor. É um transplante que você pode salvar alguém estando vivo e sem ter prejuízo para a saúde. A data mundial serve para chamar a atenção para o assunto, porque o cadastro pode ser feito em qualquer dia, basta procurar a Hemominas”, afirmou Paula.

Como ser um doador

Para fazer o cadastro, o candidato precisa ter entre 18 e 54 anos e não pode ter nenhum tipo de doença infectocontagiosa ou ter tido algum tipo de câncer.

O cadastramento ocorre nas unidades do Hemocentro (confira os endereços das unidades), onde será feito o preenchimento do “Formulário de Identificação” e do “Termo de Consentimento”. Os interessados devem levar um documento de identidade com foto. No setor de Captação de Doadores, ele receberá as orientações.

Em seguida, será colhida uma amostra de sangue para realizar o exame de Histocompatibilidade (HLA). O tipo do candidato será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), o banco de dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e subordinado ao Ministério da Saúde.

Quando aparecer um paciente compatível com doador, serão feitos novos testes para confirmação. É importante saber que a pessoa será consultada para decidir se aceita fazer a doação. Por isso, os doadores precisam manter os dados atualizados no site do Redome até completar 60 anos, para que sejam localizados em caso de compatibilidade.

Em Juiz de Fora, Hemominas funciona na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Barão de Cataguases, no Centro. O cadastramento é feito de segunda a sexta, das 8h às 18h. Em caso de dúvidas, as pessoas podem ligar para o telefone (32) 3257-3117 ou 3257-3113.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 15/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/15-09-2017/dia-d-de-vacinacao-acontece-neste-sabado.html

Título: Dia D de vacinação acontece neste sábado

Neste sábado (16), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente e o PAM-Marechal estarão abertos das 8h às 17h para receber os juiz-foranos que desejam atualizar seus cartões de vacinação. A ação faz parte do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2017. O objetivo é vacinar pessoas que ainda não são imunizadas contra diversas doenças e completar o esquema vacinal da população com 14 tipos de vacina disponíveis.

A campanha, que é anual, teve início na última segunda-feira (11) e vai até a próxima sexta (22), e geralmente é voltada para crianças e adolescentes com até 15 anos. Em Juiz de Fora, entretanto, o público-alvo foi ampliado. “Pensando que adultos e idosos também devem estar protegidos, adotamos a campanha para todas as idades. Os responsáveis que levarem as crianças e quiserem atualizar os cartões de vacinação também serão imunizados”, explica a gerente do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Michele Freitas. A expectativa é que, em todo o país, 47 milhões de crianças e adolescentes sejam imunizados.

Entre as doenças preveníveis com a aplicação das vacinas estão câncer de colo do útero, pênis e ânus, caxumba, coqueluche, difteria, hepatite A, meningite C, rubéola, sarampo, tétano, tuberculose e varicela. A maioria destas patologias é considerada eliminada, mas a gerente do departamento alerta para a necessidade de se imunizar, para que novos casos não surjam. “Quando fazemos a vacinação, acabamos criando um bloqueio para que não se tenha entrada do vírus ou da bactéria em circulação. Com todos protegidos, evitamos novos surtos dessas doenças.”

A orientação para quem deseja se vacinar é levar o cartão de vacinação para que os profissionais verifiquem quais doses já foram aplicadas. Outra dica é comparecer ao posto de saúde de referência do bairro onde o usuário reside. Não há meta definida para a aplicação da vacina na cidade, visto que a campanha abrange toda a população.

Importância da vacina

Apesar da realização de diversas campanhas para incentivar a vacinação, a baixa cobertura vacinal no país tem preocupado profissionais de saúde. Nesta semana, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que 53% das pessoas que estão participando da campanha de multivacinação em todo o país já deveriam estar imunizadas. A questão reacende o alerta sobre doenças consideradas eliminadas, mas que podem voltar a contagiar a população.

Em Juiz de Fora, conforme dados da Secretaria de Saúde, a cobertura vacinal média da BCG, meningocócica conjugada C, pentavalente, pneumocócica e contra a poliomelite, o rotavírus humano e a febre amarela em crianças menores de 1 ano cresceu de 82% em 2016 para 92%. Porém, há casos de outros tipos de vacina em que tinham alto índice de cobertura vacinal e que atualmente tem caído para 70%. “Realmente estamos perdendo cobertura. Temos discutido isso e vemos alguns fatores para este declínio, como o fato de os pais estarem trabalhando muito e não levarem as crianças. Além disso, há um movimento anti-vacina crescendo, cuja justificativa é de que a imunização pode prejudicar ao invés de melhorar a qualidade de vida, mas isso não tem nenhum embasamento científico”, pontua Michele Freitas.

Para o infectologista e chefe do setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rodrigo Daniel de Souza, a baixa cobertura vacinal é fruto de um problema comportamental. “Muitos pais, principalmente jovens, não tiveram contato com casos graves de doenças que já são consideradas eliminadas e, por isso, banalizam a vacinação. No entanto, elas só foram eliminadas porque houve a cobertura vacinal adequada há alguns anos. É preciso atentar que há casos graves dessas doenças e que é necessário imunizar a todos para que elas saiam definitivamente de circulação.” Outra possível causa apontada pelo especialista é a constante divulgação de boatos sobre doenças ou reações adversas causadas pelas doses, cada vez mais frequente em redes sociais. “As pessoas que acreditam nestas notícias falsas ficam dependentes de informações sem sustenção. Muitos preferem acreditar em uma fonte não-oficial do que em médicos ou em órgãos governamentais. Além disso, hoje em dia as pessoas confundem a desconfiança para com os governantes com a desconfiança em políticas de saúde públicas.”

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 15/09/2017

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/15-09-2017/propostas-para-populacao-de-rua-estao-engavetadas.html

Título: Propostas para população de rua estão engavetadas

Dois documentos que contêm propostas de políticas públicas para pessoas em situação de rua estão engavetados há quase um ano. As propostas estão elencadas em um projeto de lei elaborado pelo Comitê Intersetorial de Políticas para Pessoas em Situação de Rua – Comitê Pop Rua e em um diagnóstico sobre as características dessa população, ambos finalizados no fim do ano passado. Os documentos, no entanto, não tiveram seguimento, e, conforme denúncia de órgãos e profissionais ligados ao assunto, estão sendo ignorados pelo Poder Público Municipal. Enquanto isso, a sensação da população é de que o número de pessoas que moram na rua está aumentando, principalmente na área central. Nesta semana, a Tribuna flagrou cabanas e até um varal na Praça do Riachuelo, no Centro, onde, segundo moradores e comerciantes do entorno, um grupo de pessoas tem permanecido durante a noite e parte do dia, em uma espécie de abrigo improvisado. Leitores da Tribuna relatam que o sentimento é de que nada está sendo feito por essa parcela vulnerável da população, que demanda muitos cuidados.

O projeto de lei elaborado pelo comitê, que é paritário e tem participação da sociedade civil e de representantes da Prefeitura, foi aprovado em plenária em novembro de 2016 e enviado para a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) no mês seguinte. O Executivo deveria analisar o documento e encaminhá-lo ao Legislativo, para posterior análise e aprovação na Câmara dos Vereadores. O objetivo era instituir a política para inclusão social da população em situação de rua de Juiz de Fora, estabelecendo diretrizes, que, conforme o documento, deveriam ser implantadas com primazia de responsabilidade do Poder Público Municipal. No entanto, o Comitê só teria recebido uma resposta da SDS oito meses depois, em agosto deste ano.

Por conta da demora, integrantes do Pop Rua e do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) estão questionando a morosidade. “Quando se encaminha a proposta, espera-se que o Executivo mande uma mensagem ao Legislativo para que ela seja votada na Câmara. Tentamos agendas com o secretário, mas não tivemos sucesso. Na resposta que recebemos, havia duas perguntas sobre o reordenamento do serviço de atendimento à população de rua, mas nada foi feito”, pontuou a assistente social do CRDH, Paula Miranda.

De acordo com o primeiro artigo do projeto de lei, sua finalidade é “implantar políticas públicas de forma intersetorial e transversal, garantindo a estruturação da rede de promoção, proteção e defesa às pessoas em situação de rua”. As propostas giram em torno de nove eixos, que abrangem as principais necessidades e demandas da população de rua: direitos humanos, assistência social, educação, saúde, segurança alimentar, habitação, geração de trabalho e renda, segurança urbana e cidadania e cultura, esporte e lazer. Em cada um deles, diretrizes detalhadas deveriam assegurar os direitos das pessoas em situação de rua. “O documento traz uma proposta de implantação da política municipal a partir destes eixos. Já existe a política nacional, e buscamos fazer a municipal, pensando nas especificidades do território. Acredito que a morosidade na aprovação da própria política é uma forma de o Poder Público se desresponsabilizar na garantia dos cuidados e da garantia dos direitos dessa população”, lamenta Paula.

Questionada pela Tribuna, a SDS afirmou que recebeu o ofício com o projeto de lei, encaminhado pelo Comitê Pop Rua no final do ano de 2016. Por meio de nota, a assessoria da pasta explicou que “devido à complexidade do assunto, existe a tramitação interna, para que a equipe interna e a Procuradoria possam elaborar o parecer técnico relativo ao assunto, o que foi respondido em agosto de 2017, solicitando explicações e complementações ao projeto”. Ainda conforme a nota, a SDS estaria aguardando a resposta do Comitê sobre estes questionamentos.

Impasse

Em ofício enviado para o Comitê Pop Rua, datado de 15 de agosto deste ano, o secretário de Desenvolvimento Social do Município, Abraão Ribeiro, informou que o projeto de lei foi encaminhado para apreciação da Procuradoria Geral do Município. Em cópia, também foi enviada a resposta dada por este órgão, recebida pela SDS em janeiro deste ano. Na ocasião, a Procuradoria solicitou complementações ao projeto de lei, solicitando ao comitê que explicitasse de forma mais clara as formas como o Município poderia aplicar estas políticas de forma prática.

Insatisfeitos, membros do comitê afirmam que este posicionamento só foi comunicado oficialmente sete meses após a resposta original da Procuradoria, ainda assim, porque foi solicitado à SDS. Outra questão é a falta de diálogo, visto que, ainda conforme o comitê, a gestão da SDS se recusa a dialogar sobre os questionamentos explicitados no documento. Desta forma, as respostas obtidas devem ser debatidas em plenária do comitê para definir quais medidas serão tomadas.

Para o membro do Comitê Pop Rua, Paulo Cézar de Oliveira, é sabido que as mudanças não acontecem instantaneamente, mas é preciso que o Poder Público faça sua parte. “Estamos há quase três anos discutindo essa política e fazendo propostas. Já avançamos, mas alguns detalhes continuam emperrados, e são coisas assim que continuam como empecilhos para levar as pessoas em situação de rua para os aparelhos públicos já existentes. O que queremos é simplesmente ver as políticas públicas destinadas à população em situação de rua implementadas no município.”

Diagnóstico aponta fracasso das políticas públicas atuais

Outro documento elaborado com o objetivo de nortear as ações do Poder Público Municipal na tentativa de atender as demandas das pessoas em situação de rua é o Diagnóstico da População em Situação de Rua. Apresentado em dezembro do ano passado, o diagnóstico revelou os hábitos e características da população em situação de rua, por meio de dados quantitativos obtidos com pesquisa e metodologia científica. Elaborado pelo sociólogo Igor Rodrigues, doutor em Ciências Sociais pela UFJF, o documento apontou a baixa adesão das pessoas em situação de rua a equipamentos públicos voltados para o acolhimento, assim como outras situações urgentes.

“O diagnóstico tem como objetivo dar voz a essa população por meio das demandas verificadas por eles. Se identificamos os motivos pelos quais eles não aderem aos serviços, é possível identificar soluções para este problema. No entanto, é preciso, primeiramente, reconhecer o fracasso das políticas públicas já existentes. Elas giram em torno de ações de saúde e da polícia, mas isso não favorece os cidadãos de rua, que adquiriram resistência às políticas colocadas hoje em prática por conta dos sucessivos fracassos”, pontua o sociólogo.

Porém, quase um ano após a finalização do documento, nenhuma proposta foi colocada em prática. “O diagnóstico passa a ser um instrumento de controle social, porque possibilita que acompanhemos a realidade dessa população, que sempre foi mascarada. Se em dez anos um novo diagnóstico for feito, por exemplo, saberemos o que melhorou ou piorou. Mas enquanto sociólogo, percebo que o trabalho foi um tiro desperdiçado. Diversos órgãos se empenharam, propondo ações conjuntas, mas ele foi por água abaixo.”

Segundo Igor, ações adotadas pela Prefeitura, como a intensificação das abordagens e algumas melhorias na infraestrutura dos serviços de acolhimento, feitas com base no documento, conforme a Prefeitura, são pontuais e fragmentadas. Além disso, para o sociólogo, as justificativas do Poder Público para não aplicar novas políticas são infundadas.

“As reivindicações são muitas. O modelo de acolhimento que está colocado, por exemplo, não oferece individualidade, o modelo não se encaixa. Outra questão é a promoção social, em termos de ultrapassar essa necessidade de acolhimento, pois os cidadãos de rua querem melhorar suas condições e obter sustentabilidade econômica. Existe a pauta de saúde, na qual eles não foram contemplados em nenhuma dimensão, e questão jurídica, de formalização de vínculos trabalhistas, como catadores de lixo. Tudo isso faz parte de um pacto de cidadania que o diagnóstico sugere, mas que não foi adotado.”

Por meio de nota, a SDS se pronunciou sobre ambos os documentos. Segundo a resposta da pasta, “documentos com participação democrática são sempre bons norteadores dos projetos de políticas públicas, no entanto, é preciso elaborar projetos consistentes e sustentáveis. Alguns projetos sobre inclusão sócio-produtiva estão em planejamento e outros, como o projeto Porta Centro Pop, estão sendo executados.” Ainda conforme a pasta, o Porta Centro Pop inclui a realização de abordagens por meio de atividades lúdicas, para buscar aproximação com moradores de rua que não aderem aos equipamentos.

Especificamente sobre o diagnóstico, a SDS se limitou a dizer que a pesquisa é o único meio oficial de quantificação de moradores de rua que a Prefeitura possui. Ainda por meio de nota, a assessoria da pasta explicou que os dados anteriores eram do Ministério de Desenvolvimento Social, e, em 2010, este número seria de 607 pessoas. “No entanto, [os dados do Ministério] não possuíam o rigor técnico e a especificidade do Diagnóstico atual, que separa o grupo em três perfis distintos: 243 pessoas dormindo na rua, 141 acolhidos e 496 que sobrevivem das ruas, mas voltam para casa.”

Má execução dos serviços

Nas últimas semanas, a Tribuna percorreu as ruas e acompanhou relatos de cidadãos que lidam com pessoas em situação de rua e dos próprios moradores de rua. Entre os principais problemas apontados estão as condições oferecidas no Núcleo do Cidadão de Rua e na Casa da Passagem, conhecidos como os albergues masculino e feminino, respectivamente. Em junho, a Prefeitura divulgou que cresceram as abordagens à população de rua, com o objetivo de aumentar a adesão aos serviços de acolhimento, mas a Tribuna também tem recebido reclamações sobre a forma de realização das abordagens.

Entre as situações mais preocupantes estão o recolhimento de pertences de um homem em situação de rua de 40 anos, no Bairro Estrela Sul, por duas vezes, e a posterior instalação de arame farpado em uma propriedade para que ele não permanecesse mais no local. Ele afirmou à Tribuna que uma equipe de abordagem levou seus pertences após não encontrá-lo. Outro relato dá conta da falta de atendimento de saúde a uma grávida em situação de rua, que tem permanecido na região central.

Para a assistente social do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), Paula Miranda, diversos questionamentos podem ser feitos. “Temos problemas com relação à execução dos serviços. O Núcleo do Cidadão de Rua nem sempre atende às necessidades dessas pessoas. As abordagens para tentar direcionar essa população pelos serviços oferecidos pelo Poder Público também geram reclamações. A Prefeitura alega que elas têm sido feitas dentro da lei, mas entendemos que essa lógica é muito próxima da ideia de higienizar o espaço urbano, pressionando aquelas pessoas para que saiam daquele território.”

Em nota, a SDS afirmou que “está atenta às demandas apresentadas pela população de rua e em constante acompanhamento das entidades executoras dos serviços para essa população”. No entanto, a pasta negou conhecimento sobre reclamações relacionadas ao albergue e às abordagens e informou não haver ofícios protocolados ou reclamações por outros meios de comunicação acerca do assunto.

Sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura, a nota pontua que as unidades oferecem acolhida, alimentação, acompanhamento social e pernoite e que são realizadas atividades culturais, lúdicas e de alfabetização nos equipamentos, além de oficinas, reuniões dos Alcoólicos Anônimos e Fórum Itinerante da População de Rua, com encaminhamentos para retirada de documentos e programas de assistência social.

Albergue é rejeitado pelos cidadãos de rua como opção segura

Citado por unanimidade como um equipamento público de baixa adesão, o albergue é rejeitado pelos cidadãos de rua como opção segura de local para passar a noite. É o caso de um homem de 35 anos, há sete na rua. Ele conta que já frequentou o local por dois anos, mas prefere dormir nas ruas. “Parei de frequentar o albergue, mas fiquei alternando entre dormir lá e na rua por dois anos. Das vezes em que fui lá, não tenho muito o que reclamar, mas tem pulgas e ratos, e muita gente prefere não ir.” O ex-pintor, que finalizou o ensino médio e vivia com a família, saiu de casa porque se desentendeu com a esposa e relatou que a sensação no albergue é de insegurança.

Atualmente, ele faz seu sustento como papeleiro, mas foge dos oito filhos porque não quer que eles o vejam nesta situação. Ele afirma que toda a ajuda que obtém é em decorrência de equipes que ajudam as pessoas em situação de ruas, como empresários ou pessoas que colaboram com sua alimentação. “Ganho cerca de R$ 15 por dia, e acho bom trabalhar. Geralmente, costumo ficar no Jardim Glória, mas durmo no Centro há cinco meses. Sobrevivo de doações e do meu trabalho, e a Prefeitura não me ajuda em nada.”

A reclamação é a mesma feita pelo dono de um depósito no Centro, 51 anos. Ele permaneceu nas ruas por quatro anos, ainda adolescente. Quando fez 18, recebeu uma proposta de emprego para atuar com reciclagem e nunca mais parou. Hoje, ele ajuda outras pessoas em situação de rua por meio de um depósito de ferro-velho e papel. “Atualmente, compro material de 22 pessoas. Conversando com eles, percebo que até hoje é a mesma coisa de quando eu ainda morava na rua, nada mudou. As pessoas continuam achando que morador de rua é ladrão, e a Prefeitura, além de não fazer nada, ainda os explora, recolhendo as carrocinhas e cobrando taxas para devolver depois, por exemplo.”

Para o sociólogo Igor Rodrigues, falta ousadia para mudar as políticas públicas. “Os cidadãos em situação de rua não acreditam na solução dos problemas, e a própria população, de forma geral, também descrê. Mas a cidade tem todas as condições e recursos necessários para solucionar essas questões. O grande problema é que se inova muito pouco. A política colocada no município nem é nossa, e reproduz lógicas ultrapassadas de tratamento do problema. Falta coragem, ousadia e iniciativa para criar novas perspectivas, mas há luz no fim do túnel, pois Juiz de Fora tem material humano e recursos para solucionar estas questões.”

— —