Como parte das comemorações do Setembro Azul, mês que reflete a história de lutas e conquistas da comunidade surda, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia na próxima quarta-feira, dia 13, diversas atividades relacionadas ao IV Setembro Azul. O evento, aberto ao público, acontece nas dependências da Faculdade de Letras, no campus Juiz de Fora.
Às 17h, está prevista manifestação com objetivo de dar visibilidade à Língua Brasileira de Sinais (Libras) na UFJF. A concentração acontecerá na Faculdade de Letras e os manifestantes percorrerão todo o anel viário da Universidade. Logo após a mobilização, às 19h, uma mesa-redonda discutirá a importância da Libras na sociedade. O debate contará com a participação das professoras da Faculdade de Letras da UFJF Clara Villarinho, Luciana Teixeira, Maria Cristina Name e Mercedes Marcilese.
“A ideia é dar visibilidade à língua de sinais no campus, mostrando a importância da Libras na sociedade e nas relações entre os sujeitos dentro e fora dos espaços acadêmicos. É valorizar a língua e o sujeito surdo, respeitando sua identidade, cultura e história de lutas e conquistas”, afirma o tradutor intérprete de Libras da UFJF, Gabriel Martins
Setembro Azul
O mês de setembro foi escolhido internacionalmente como marco para surdos devido às diversas datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas. A cor azul representa para a comunidade surda momentos históricos, como o período da Segunda Guerra Mundial em que os nazistas identificavam as pessoas com deficiência por meio de uma faixa de cor azul fixada no braço.
Outras informações: (32) 2102 – 3150 (Faculdade de Letras)