Foto selecionada para cartão postal no concurso #JFpramim

Entre os dias 5 e 30 de setembro, o estudante do Bacharelado Interdisciplinar do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD-UFJF), Gustavo Tempone, expõe algumas fotografias premiadas em competições no Bar e Restaurante Timboo. O aluno foi selecionado recentemente no Primer Concurso Internacional de Fotografía: Diversidad y Paz, organizado pela  Universidad de Guanajuato Campus León, no México.

Tempone também já participou de dois concursos locais.  Na primeira edição do “ Vi São João“ (Foto: Gustavo Tempone)

Tempone também já participou de dois concursos locais. Na primeira edição do “ Vi São João“ (Foto: Gustavo Tempone)

O concurso internacional tinha como objetivo reunir obras que promovessem o respeito e a paz aos direitos humanos da comunidade LGBTTI+. Gustavo conta que em sua fotografia “Incenso Sagrado” buscou representar o respeito ao amor homoafetivo. “A foto é sobre um casal lésbico umbandista, e captei o momento exato em que a mãe de santo defuma as noivas com o incenso. Quis registrar na perspectiva dos espectadores do casamento, tentando transmitir a mesma sensação de quem estava lá naquele momento.”

A técnica de longa exposição, que consiste em criar uma imagem com a velocidade do obturador da câmera mais lenta para que o sensor capture mais luz do ambiente fotografado, é uma das favoritas do fotógrafo (Foto: Gustavo Tempone)

Tempone também já participou de dois concursos locais.  Na primeira edição do “ Vi São João“, realizado pela Prefeitura Municipal de São Nepomuceno em abril deste ano, o estudante venceu em primeiro lugar na categoria profissional com sua foto “Versus” e ficou em segundo na categoria semiprofissional. Já no concurso #JFpramim, teve sua foto “Fluxo” selecionada para ser cartão postal de Juiz de Fora.

A técnica de longa exposição, que consiste em criar uma imagem com a velocidade do obturador da câmera mais lenta para que o sensor capture mais luz do ambiente fotografado, é uma das favoritas do fotógrafo.  “Eu sempre gostei de longa exposição. A primeira foto com a qual ganhei um concurso foi feita com essa técnica também, pois ela consegue mostrar além da realidade, dando uma perspectiva que ao olho nu não seria possível notar. Com a câmera apoiada em um tripé, deixo o obturador acima dos 10 segundos, e consigo resultados muito bonitos”.

“Cidade em movimento”

A fotografia que se tornou postal de Juiz de Fora estará exposta junto com outras oito imagens inéditas, na mostra intitulada “Cidade em movimento”. Todas as produções, se encontram disponíveis para venda, e retratam cenas noturnas e do entardecer em horários de pico, ressaltando o fluxo da cidade.

Pontos juiz-foranos famosos, como as avenidas Presidente Itamar Franco e Barão do Rio Branco e a ponte do bairro Santa Terezinha, foram clicados em longa exposição pelas lentes de Tempone. “Eu levei cerca de três semanas para fazer as fotos, pois foram várias tentativas. Andava pela rua, voltando da faculdade à noite e pensando nas fotos que poderia fazer. No dia seguinte eu fazia.”

O centro da cidade hospeda, durante a noite, uma explosão de luzes e o fotógrafo tentou captar a beleza deste período. “Quero transmitir que, mesmo na correria do dia a dia dos centros urbanos, ainda conseguimos encontrar belezas no vai e vem dos carros. Com suas luzes, como setas e faróis, é possível construir linhas que compõem e desenham na fotografia”, destaca Tempone.

Outras informações: (32) 2102-3970