Crianças aprenderam técnicas de vôlei com ex-atleta Márcia Fu (Foto: Victor Marcelino)

Neste domingo (3), foi realizada mais uma edição do projeto Domingo no Campus, na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Com dezenas de brincadeiras e estandes, as pessoas que vieram até o campus puderam se divertir, se informar e aprender sobre cuidados básicos com a saúde.

Um dos projetos apresentados foi “Moradia Legal”, que faz parte do “Boa Vizinhança” e tem como objetivo auxiliar moradores a regularizarem os locais onde residem. Quem aproveitou para tirar as dúvidas foi Cosme Jacinto, do bairro Nossa Senhora de Fátima. “A presidente da Associação de Moradores do bairro me indicou e o pessoal me passou os detalhes sobre o que fazer, no caso de usucapião do loteamento onde moro”, afirmou o carpinteiro.

Outra presença de destaque foi a ex-jogadora e medalhista olímpica, Márcia Fu, que ensinou vôlei para as crianças. “É bacana passar o que aprendemos para as crianças e interagir com os pais e os filhos. É um projeto muito legal, fico honrada com o convite, principalmente por ser juiz-forana. Acho muito bacana poder mostrar para uma criança o que eu fui, o que fiz pelo país, e poder passar para elas a importância da convivência em grupo, com as pessoas, com o lazer e com aquele que tem muito, dividindo com aquele que tem pouco”, disse a ex-atleta.

Cosme Jacinto, do bairro Nossa Senhora de Fátima, tirou dúvidas sobre usucapião (Foto: Victor Marcelino)

“É um projeto que estimula a família a participar. Ter uma pessoa como a Márcia Fu é um exemplo. Ela poderia estar em casa, curtindo a família, mas resolveu estar aqui, ajudando e apoiando a comunidade”, comentou Luiz Augusto da Silva, morador do bairro Santo Antônio, que trouxe a filha Clarice, de 9 anos.

O espaço aberto da Universidade também serve para pessoas relembrarem suas próprias histórias. Beatriz Kopck, de 17 anos, frequentou o Domingo no Campus quando era criança, durante o reitorado da atual deputada federal Margarida Salomão. “Aprendi muita coisa aqui. A gente se diverte, independentemente da idade. É uma boa opção para o domingo, já que é um dia que normalmente não se faz nada”, afirmou a estudante, moradora do bairro Cascatinha.

Mãe de Beatriz, a pedagoga Eleone Kopck diz que começou a frequentar o Domingo no Campus quando voltou para Juiz de Fora e a filha tinha entre 3 e 4 anos. “Nós vínhamos todos os domingos. Andava de bicicleta, fazia trabalho de pintura, saquinho para guardar meia e outros trabalhos manuais. Tenho tudo isso guardado até hoje.”

O Domingo no Campus faz parte de uma série de projetos de extensão coordenados pela UFJF, com o objetivo de aproximar a Universidade da comunidade. “Abre possibilidade para que as pessoas pratiquem atividades culturais e de lazer. Os projetos de extensão visam atender demandas específicas de orientação e de educação, como regularização fundiária, direitos de pessoas com deficiência, orientações na área da saúde, etc. É uma oportunidade de articular o lazer, a cultura, a educação, tudo num mesmo espaço, de forma lúdica e que desperta o interesse de quem passa por aqui”, explicou a Pró-Reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

Brincadeiras e estandes movimentaram campus (Foto: Victor Marcelino)

Durante o evento, outras atrações passaram pela Praça Cívica, como contação de histórias, com Tia Nilcea; Música Popular Nutritiva (MPN), de Tânia Bicalho, e baile da criançada com DJ Pedro Paiva.

Estandes de projetos de extensão também tomaram conta do espaço universitário, divulgando projetos como o Garra, que oferece curso pré-vestibular gratuito; Tutela Jurídica, que busca auxiliar os direitos das pessoas com deficiência; Programa de Assistência à Saúde Bucal, que através de brincadeiras tem como objetivo ensinar as crianças a escovarem os dentes; avaliação cardíaca, aferição de pressão e índices de glicemia; Recicla UFJF e o Pró-Saúde, que distribui kits de saúde bucal para as crianças.

O Domingo no Campus é um projeto de extensão, financiado pelos recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão (PT-MG).