IMG_0699

Segurança Pública e medidas de prevenção a delitos foram tema de reunião realizada nesta quinta (31), no 6º Batalhão da Polícia Militar, em Governador Valadares, sob direção do comandante Tenente Coronel Célio Menezes. A UFJF-GV foi representada pelo diretor Peterson Andrade, a coordenadora de gestão do Diretório Central dos Estudantes, Larissa Duarte, e a representante do Sintufejuf –GV, Isadora Pacheco. Na ocasião, foram pensadas ações para conscientizar a comunidade acadêmica da UFJF-GV sobre medidas para aumentar a segurança pessoal e coletiva na cidade.

Para Peterson, a reunião inicia parcerias que viabilizam ações na área de segurança pública e proteção. “Temos estudantes e servidores de várias regiões do Brasil, por isso precisamos divulgar os mecanismos de segurança pública existentes. Além disso, a Polícia Militar tem bancos de dados relacionados à criminalidade, violência e acidentes que podem ser úteis para os projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade”. O principal objetivo, segundo o diretor, é “fomentar a finalidade da UFJF-GV em produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, em prol de toda a comunidade”.

Segundo o Ten. Célio Menezes, “a segurança pública não é só dever do Estado, é também do município, com investimento em iluminação pública e limpeza das ruas, mas também pode ser melhorada com a ação dos cidadãos, em se prevenirem e alertarem vizinhos e a Polícia sobre ações suspeitas”.

IMG_0695

A estudante Larissa Duarte salientou a importância do repasse de informações aos estudantes, pois muitos moram próximos às instalações locadas pela UFJF-GV. “Diversos alunos se mudaram para prédios próximos ao Pitágoras e à Unipac, e já relataram episódios de assaltos. É importante que eles recebam dicas e orientações para se proteger e evitar que se tornem alvos de criminosos”.

A partir da reunião, ficaram definidos diversos encaminhamentos de atuação junto à comunidade acadêmica da UFJF-GV. Será agendada uma visita para repasse de orientações de segurança pessoal e coletiva na cidade, para professores, técnico-administrativos e estudantes; o diretor da UFJF-GV, Peterson Andrade, informou que pedirá ao prefeito de Governador Valadares, André Merlo, medidas para aumentar a segurança dos locais utilizados pela comunidade; a participação da UFJF-GV na rede de vizinhos protegidos da PMMG, e ainda a divulgação de orientações sobre o combate à violência domestica.

Para a representante do Sintufejuf-GV, Isadora Pacheco, ações como essa são importantes para educar e prevenir situações indesejadas de violência: “o Sindicato apoia a parceria e participará das atividades a serem realizadas”, finalizou.