Veículo: Globo Esporte

Editoria: Zona da Mata e Centro- Oeste

Data: 28/08/2017

Link: http://globoesporte.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/videos/t/globo-esporte-zona-da-mata/v/corrida-duque-de-caxias-reune-atletas-na-ufjf/6109066/

Título: Corrida Duque de Caxias reúne atletas na UFJF

Resumo: A corrida Duque de Caxias faz parte do ranking de corridas de rua de Juiz de Fora, na edição deste ano foram 1.300 corredores inscritos. A iniciativa do exército além da corrida trouxe também outras atividades para o campus atraindo visitantes para o espaço.

— —

Veículo: G1

Editoria: Minas Gerais

Data: 28/08/2017

Link: http://g1.globo.com/minas-gerais/videos/v/corrida-duque-de-caxias-reune-atletas-na-ufjf/6109066/

Título: Corrida Duque de Caxias reúne atletas na UFJF

Resumo:  A corrida Duque de Caxias faz parte do ranking de corridas de rua de Juiz de Fora, na edição deste ano foram 1.300 corredores inscritos. A iniciativa do exército além da corrida trouxe também outras atividades para o campus atraindo visitantes para o espaço.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Brasil e Mundo

Data: 28/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/brasil-e-mundo/28-08-2017/cremado-corpo-de-ex-aluna-da-ufjf-morta-em-acidente-em-campinas.html

Título: Cremado corpo de ex-aluna da UFJF morta em acidente em Campinas

Foi cremado, neste domingo (27), o corpo de Carolina Blasio da Silva, de 33 anos, que morreu em um acidente no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na manhã do último sábado. Carolina era ex-aluna da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e morava com o marido e a filha de um ano na Alemanha. Ela veio ao Brasil para defender sua tese de doutorado na Unicamp, o que ocorreu na tarde de sexta-feira, e viria para Juiz de Fora no dia seguinte.

O Peugeot em que ela estava caiu de um viaduto de acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no sábado pela manhã. O carro era conduzido por Maria Érbia Cássia Carnaúba, de 32 anos, amiga de Carolina. Ambas morreram no local do acidente. De acordo com a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o acidente ocorreu às 7h17, quando a motorista teria perdido o controle do veículo, passou pelo guard-rail de ferro e vidro, fazendo com que o carro despencasse de uma altura de 11 metros.

Em sua página no Facebook, a mãe de Carolina agradeceu aos amigos que deram apoio no momento de dor. “Peço que rezem por ela e por nós. Lembre da Carol como uma moça linda especial. Uma filha e irmã amorosa, mãe carinhosa, mulher forte, corajosa, brilhante em tudo que fazia.

Me sinto honrada por ter merecido uma filha tão especial. Minha doutora, minha menininha”, escreveu Denise Blasio.

O corpo de Carolina foi cremado no Crematório Candelária, em Matias Barbosa. Ela embarcaria na manhã de sábado para Juiz de Fora em um voo marcado para às 8h30 para se encontrar com os pais. Sua filha, inclusive, estava com os avós. Carolina Blasio era graduada em Psicologia (2006) e Filosofia (2012) pela UFJF, com mestrado em Ciência da Religião (2009) pela mesma instituição.

— —

Veículo: G1

Editoria: Minas Gerais

Data: 28/08/2017

Link: http://g1.globo.com/minas-gerais/videos/v/policia-investiga-causa-da-morte-de-ex-aluna-da-ufjf-e-amiga-em-aeroporto-de-campinas/6108717/

Título: Polícia investiga causa da morte de ex-aluna da UFJF e amiga em aeroporto de Campinas

Resumo: O corpo de Carolina Blasio da Silva foi cremado em Matias Barbosa, ele era uma das ocupantes de um carro que se acidentou dentro do Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP. Carolina era ex-aluna da UFJF, onde cursou graduação em Psicologia e Filosofia e também mestrado em Ciência da Religião.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 28/08/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/corpo-de-doutoranda-que-morreu-em-acidente-no-aeroporto-de-viracopos-e-cremado-em-mg.ghtml

Título: Corpo de doutoranda que morreu em acidente no Aeroporto de Viracopos é cremado em MG

O corpo de Carolina Blásio da Silva, de 33 anos, foi cremado na tarde de domingo (27), em Matias Barbosa. Ela era uma das ocupantes de um carro que se acidentou dentro do Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP)na manhã de sábado (26). A Polícia Civil investiga o que causou a morte dela e da motorista, a professora Maria Érbia Cássia Carnaúba, de 32 anos.

Carolina Blásio da Silva foi à cidade defender uma tese de doutorado na Unicamp na sexta-feira (25) e embarcaria no sábado de manhã para Juiz de Fora, onde visitaria os pais.

De acordo com a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o acidente ocorreu às 7h17, no viaduto que dá acesso à área de embarque do terminal. O veículo com as duas pesquisadoras da Unicamp ficou sem controle, bateu no meio-fio, cruzou a pista e acertou a proteção de ferro e vidro, despencando de uma altura de 11 metros.

As primeiras informações da perícia são de que a motorista estava de chinelo e o calçado ficou enroscado no pedal do acelerador. O laudo da perícia que vai apontar a causa do acidente deve demorar um mês e pode ser estendido por mais 30 dias.

De acordo com a Setec, o corpo da pesquisadora Maria Érbia foi sepultado no domingo (27) no Cemitério dos Amarais, em Campinas.

Carolina era ex-aluna da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde se formou em Psicologia e Filosofia. A UFJF informou que lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares. Ela morava na Alemanha com o marido e uma filha de um ano e veio ao Brasil defender a tese de doutorado na Unicamp.

A mãe da jovem, Denise Blasio, usou as redes sociais para lamentar o acidente. “Deus levou minha vida, meu orgulho. MINHA FILHA”, postou ao lado de uma foto de Carolina com Maria.

— —

Veículo: TV Integração – Globo

Editoria: MGTV

Data: 28/08/2017

Link: http://g1.globo.com/minas-gerais/videos/v/ufjf-cria-forum-para-discutir-questoes-de-seguranca-dentro-do-campus/6108742/

Título: UFJF cria fórum para discutir questões de segurança dentro do campus

Resumo: De janeiro a agosto deste ano a equipe de segurança da UFJF foi acionada mais de 730 vezes no registro de ocorrências ligadas a falta de segurança. Um fórum permanente foi criado na instituição para tentar diminuir os registros destes casos.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 28/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/cidade/28-08-2017/laboratorio-de-energia-renovavel-e-inaugurado-no-campus-da-ufjf.html

Título: Laboratório de energia renovável é inaugurado no Campus da UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inaugurou um laboratório de energia renovável destinado ao estudo e aprimoramento dos estudantes. O local disponibiliza materiais como kits didáticos e equipamentos experimentais de geração de energia solar, eólica e biomassa. O laboratório foi inaugurado na sexta-feira (25), e é vinculado ao curso de Engenharia Elétrica da UFJF.

Cinco disciplinas da graduação são diretamente atendidas e beneficiadas por sua estrutura: a de eficiência energética, a de geração eólica, a de geração fotovoltaica, a de aproveitamento energético de biomossa e a de fontes primárias e alternativas de energia.

São consideradas energias renováveis aquelas provenientes de recursos que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva e marés. Um dos desafios para sua maior adesão é unir, de forma harmônica, seus pontos positivos, não apenas na questão energética, mas também social, econômica e ambiental. Atualmente, o uso de combustíveis fósseis, como o petróleo, é a prática predominante em todo o mundo. Seu produto, no entanto, não é inesgotável e causa um impacto significante no meio ambiente.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 28/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/esportes/28-08-2017/jf-volei-tem-estreia-antecipada.html

Título: JF Vôlei tem estreia antecipada

Antes previstos para 8 e 9 de setembro, os jogos de estreia do JF Vôlei no Campeonato Mineiro, contra o Sada Cruzeiro, foram antecipados para os dias 7 e 8 do mesmo mês. O primeiro encontro ocorre às 17h, em Contagem (MG). O embate posterior também sofreu alteração no local. Juiz-foranos e celestes realizam o segundo duelo em Sete Lagoas (MG), às 19h30.

A equipe do técnico Henrique Furtado já deve contar com o ponteiro Leozinho, também emprestado pelo Sada, mas que não iniciou os treinamentos com a equipe até o momento. A equipe divulgou que ele será apresentado nesta terça-feira (29). Ao contrário dos novos companheiros, que vieram do time juvenil cruzeirense, Leozinho, 22 anos, incorporou o elenco principal do time de Belo Horizonte (MG) na última temporada.

Com a chegada do ponteiro, o JF Vôlei aguarda apenas o oposto Emerson Rodriguez, da Seleção Venezuelana, que atualmente disputa o pré-Mundial por seu país até a primeira semana de setembro.

Desafio

Esta semana a equipe tem mais um desafio na preparação para o Mineiro e recebe, nos dias 30 e 31 de agosto, quarta e quinta, respectivamente, o SESC-RJ, dirigido pelo juiz-forano Giovane Gávio. A torcida local poderá acompanhar a atuação do ex-atleta, que já foi considerado o melhor do mundo, além de ter conquistado o ouro olímpico duas vezes e o campeonato mundial pela Seleção, agora como técnico. Gávio foi campeão da Superliga em 2011 pelo SESI-SP e, ano passado, conquistou o Estadual e a Superliga B com o SESC-RJ. Em março, Giovane assumiu também o comando da Seleção Brasileira sub-23.

Os dois jogos serão realizados no ginásio da UFJF com entrada gratuita, sendo o primeiro deles na quarta, às 18h. A decisão ficará para quinta, 31, às 11h. Caso cada uma das partidas tenha um vencedor diferente, será jogado um set a mais no segundo dia para decidir quem será o campeão.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 28/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/cidade/28-08-2017/professor-norte-americano-fala-sobre-consciencia-apos-morte.html

Título: Professor norte-americano fala sobre consciência após a morte

O questionamento sobre evidências científicas de sobrevivência da mente e da consciência após a morte será tema de palestra nesta terça-feira (29), na UFJF. Ministrada pelo professor Robert Almeder, titular da Georgia State University, a palestra é baseada em seu livro “Death and Personal Survival: The Evidence for Life After Death”. O evento acontece às 19h, no Centro de Ciências, é aberto ao público e terá tradução simultânea para o português.

Com projeção internacional, o pesquisador americano em filosofia da ciência ética e problema mente-cérebro está em Juiz de Fora para ministrar palestras, disciplina e workshops, além de orientar e oferecer consultoria aos projetos em andamento da UFJF. Os encontros têm como objetivo a promoção do debate internacional nas áreas de epistemologia e metafísica.

Atuando como professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFilosofia), atualmente ele divide a disciplina “Teorias da Subjetividade e Tópicos de Filosofia Prática” com o professor da UFJF, Humberto Coelho.

Almeder apresenta também seminários e conferências sobre temas como “O que é pragmatismo e suas consequências?”, “Direitos Humanos: O que são? Como surgem e como devem ser tratados na sociedade?” e “Felicidade humana e moralidade: uma breve introdução à ética”. Toda a programação pode ser conferida no site www2.ufjf.br/ufjf/.

Já os workshops ministrados por Almeder são direcionados aos estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores. A vinda do pesquisador à UFJF foi organizada pelo Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes) e pelos programas de Pós-Graduação em Saúde e Filosofia. A iniciativa tem o apoio da Fundação Fulbright e da UFJF.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Política

Data: 28/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/politica/28-08-2017/eleicao-no-sintufejuf-comeca-na-terca-feira.html

Título: Eleição no Sintufejuf começa na terça-feira

Começa nesta terça-feira (29) a eleição para definir os membros que irão compor a Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora-MG (Sintufejuf). As votações acontecem até quinta-feira (31). A disputa fica entre a Chapa 1 _ “Renovar com Experiência e Competência” e Chapa 2 _ “Avante: Renovar para fortalecer a luta”.

Podem votar todos os servidores Técnico-Administrativos e Docentes, incluindo aposentados, licenciados, desde que filiados ao Sintufejuf até 30 de maio de 2017 e que estejam em dia com suas obrigações estatutárias. Para votar, é preciso ter documento oficial com foto.

Há cinco opções de locais para votação em Juiz de Fora, com horários diferenciados:

  • Hospital Universitário Santa Catarina  – das 5h30 às 20h
  • Hospital Universitário Dom Bosco – das 6h30 às 18h
  • Sede do Sintufejuf  – das 7h30 às 19h
  • Prédio da Engenharia no Campus da UFJF  – das 8h30 às 19h
  • Prédio da Reitoria no Campus da UFJF  – das 8h às 19h

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 28/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/esportes/28-08-2017/flavio-stum-e-amanda-oliveira-vencem-30a-corrida-duque-de-caxias.html

Título: Flávio Stum e Amanda Oliveira vencem a 30ª Corrida Duque de Caxias

A Corrida Duque de Caxias, que movimentou a UFJF e ruas do São Pedro no último domingo, teve como campeão masculino Flávio Stumpf e o colega de equipe Jocemar Corrêa (Em Forma) na vice-liderança. Completaram o pódio Robison Gomes (Vem Correr, 3º lugar), Francisco Lima (Vem Correr, 4º) e Neemias Alves (Fac. Granbery/Ed. Física, 5º).

Pela classificação feminina, a campeã foi Amanda Oliveira, com o tempo de 26min47s. Também houve dobradinha da R21 Sports/Pódio das Frutas, com Claudete Nunes e Ivaniz Ribeiro, na segunda e terceira colocações, respectivamente; e da Academia Em Forma, com Aline Braga e Noemi Alves, em quarto e quinto lugares. Por equipes, a Vem Correr conquistou 576 pontos e venceu a Academia Em Forma, que ficou com 384 pontos. Entre os grupos de Pessoas com Deficiência (PDC), o título foi para Super Amigos – PCD, no masculino, e ACJF/JF Paralímpico, no feminino.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 29/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/cidade/29-08-2017/jardim-botanico-da-ufjf-abrira-as-portas-ao-publico-em-2018.html

Título: Jardim Botânico da UFJF abrirá as portas ao público em 2018

O Jardim Botânico da UFJF será aberto ao público no primeiro semestre letivo de 2018, ou seja, em março do próximo ano. A data foi divulgada em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-fera (29), na Reitoria do Campus, onde também foi anunciado o novo diretor do equipamento: o professor do Departamento de Botânica da UFJF, Gustavo Taboada Soldati.

O reitor Marcus David informou ainda que dois dos quatro projetos de engenharia previstos para o local estão concluídos, bem como as obras de edificações, laboratório de pesquisa, reforma da casa sede e casa sustentável, além do projeto paisagístico do local. Nos próximos meses, a própria universidade vai assumir, com recursos e equipe próprios, as obras de infraestrutura do jardim, bem como a instalação de água, luz, esgoto e guarda-corpo.

O novo equipamento da UFJF será inaugurado sem a conclusão do teleférico e do trenó de montanha, devido a entraves jurídicos entre a Federal e a empresa contratada.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata – MG

Data: 29/08/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/ufjf-anuncia-abertura-do-jardim-botanico-em-juiz-de-fora-para-marco-de-2018.ghtml

Título: UFJF anuncia abertura do Jardim Botânico em Juiz de Fora para março de 2018

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será aberto para pesquisas e visitação com foco em educação ambiental em março de 2018. O anúncio foi feito em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (29) com a presença do reitor Marcus David, onde também foi apresentado o professor do Departamento de Botânica, Gustavo Soldati, como o novo diretor do Jardim Botânico. Ele substitui o professor Daniel Pimenta, que pediu afastamento do cargo por motivos pessoais.

Durante a coletiva foi anunciado que o projeto foi reformulado para se tornar economicamente viável dentro das restrições causadas pela crise financeira e corte de gastos. A nova estimativa de gasto não foi divulgada. A UFJF ressaltou que o trenó de montanha e o teleférico não são prioridade para o início das atividades. Além disso, será concluído o projeto de infraestrutura para colocar água, luz e guarda-corpo inicial.

“A gente precisa entender que o Jardim Botânico é muito mais que teleférico e treno de montanha. Nós temos diversas atividades e ações com importância muito grande para a sociedade. Todas as outras atividades serão realizadas com louvor no início do ano que vem”, explicou o diretor Gustavo Soldati.

De acordo com a UFJF, a parte paisagística já foi concluída. Nas etapas em andamento serão utilizados material e pessoal da universidade, o que irá reduzir os gastos dentro de um “plano de ação ousado e de criatividade”, na definição do reitor Marcus David.

“Quando assumimos encontramos uma realidade do Jardim Botânico que ainda exigia investimento de infraestrutura de água, esgoto, energia e passeios. Este projeto não estava contratado e estava orçado em mais de R$ 7 milhões. As obras que envolviam o teleférico e o trenó de montanha já haviam consumido R$ 12 milhões, mas faltavam outros R$ 13 milhões para o encerramento. Colocando o nosso pessoal, o projeto mais enxuto, vamos ter condições de colocar o Jardim Botânico em funcionamento aberto à população a partir do primeiro semestre de 2018”, afirmou.

— —

Veículo: TV Integração – Globo

Editoria: MGTV

Data: 29/08/2017

Link: http://g1.globo.com/minas-gerais/videos/v/dia-nacional-da-visibilidade-lesbica-e-comemorado-em-juiz-de-fora/6111587/

Título: Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado em Juiz de Fora

Resumo: O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é de combate ao preconceito e a intolerância. A reportagem mostra a histórias de mulheres que buscam a igualdade entre os gêneros e o respeito a qualquer forma de amor. A campanha  da UFJF “Somos todas lésbicas” foi mostrada nas imagens. Daniela Auad, professora e pesquisadora da instituição também fala sobre o respeito às mulheres lésbicas da instituição.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata – MG

Data: 29/08/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/comeca-eleicao-para-diretoria-do-sindicato-dos-trabalhadores-tecnico-administrativos-em-juiz-de-fora.ghtml

Título: Começa eleição para diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Juiz de Fora

Os s 1.823 servidores técnico-administrativos e docentes, incluindo aposentados, licenciados, estão aptos a votar a partir desta terça-feira (29) até a próxima quinta (31) na eleição para a Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf).

A disputa fica entre a Chapa 1 – “Renovar com Experiência e Competência” e Chapa 2 – “Avante: Renovar para fortalecer a luta”. O mandato é de três anos. A previsão, segundo a comissão eleitoral, é que o resultado seja divulgado até a manhã de sexta-feira (1º) na página do sindicato.

Podem votar todos os servidores, desde que filiados ao Sintufejuf até 30 de maio de 2017 e que estejam em dia com as obrigações estatutárias. É preciso ter documento oficial com foto.

Em Juiz de Fora, são cinco opções de locais para votação, com horários diferenciados, segundo informações da comissão eleitoral:

  • Hospital Universitário Santa Catarina – votação das 5h30 às 20h
  • Hospital Universitário Dom Bosco – votação das 6h30 às 18h
  • Sede do Sintufejuf – votação das 7h30 às 19h
  • Prédio da Engenharia no campus da UFJF – votação das 8h30 às 19h
  • Prédio da Reitoria no campus da UFJF – votação das 8h às 19h

No campus avançado da UFJF em Governador Valadares:

  • Colégio Pitágoras – votação das 9h às 12h (dia 29) – à tarde é itinerante
  • FAGV – votação das 9h às 12h (dia 30) – à tarde é itinerante
  • Colégio Pitágoras – votação das 8h às 13h (dia 31)

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 29/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/29-08-2017/227600.html

Título: Novo diretor

O professor do Departamento de Botânica da UFJF, Gustavo Soldati é o novo diretor do Jardim Botânico. Ele substitui Daniel Pimenta, que pediu afastamento do cargo. Sem fixar data, Soldati falou dos projetos para que, “em breve”, o espaço na Mata do Krambeck seja aberto.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 29/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/29-08-2017/227600.html

Título: Voo livre

Professor titular da Georgia State University, Robert Almeder, fala, hoje, no Centro de Ciências da UFJF, sobre consciência após morte.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Painel

Data: 29/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/colunas/painel/29-08-2017/cidade-sera-sede-de-encontro-de-prefeitos-da-regiao.html

Título: Mais prazo

A Mesa da Câmara Municipal prorrogou por mais 60 dias o prazo estipulado para o término dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que investiga e apura os recorrentes casos envolvendo gangues em Juiz de Fora. Os trabalhos estão em andamento. Na última quinta-feira ocorreu a terceira palestra sobre o tema, proferida pelo jornalista e professor da UFJF Ricardo Bedendo. Ele tratou especificamente da violência entre jovens. De acordo com os membros da CPI, a meta é, além de montar um diagnóstico sobre as gangues na cidade, também analisar projetos sociais que possam contribuir e melhorar a qualidade de vida da população.

— —

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 29/08/2017

Link: http://www.diarioregionaljf.com.br/cidade/18986-casos-de-assedio-na-ufjf-motivam-criacao-de-campanha-nas-redes-sociais

Título: Casos de assédio na UFJF motivam criação de campanha nas redes sociais

Fundo preto e os rostos na tela surgem relatando verdades ignoradas por muitas pessoas. A mensagem falada também aparece escrita na tela. “A igualdade entre os gêneros no trabalho não é um favor, é uma obrigação”, diz uma mulher. “Os seus vários diplomas não te dão direito de me constranger”, revela outra. Em exatos 59 segundos do vídeo promocional da “Campanha Relações Interpessoais e Assédio”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), publicado na sexta-feira, 25, no canal da instituição no YouTube, o que está subentendida, a cada frase, é a palavra “respeito”. A campanha é uma ação desenvolvida de forma conjunta entre as pró-reitorias de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil e as diretorias de Ações Afirmativas e Imagem Institucional.

Diante de atitudes abusivas que têm crescido e prejudicado o estado físico ou psíquico dos funcionários e alunos do campus, a Universidade promoverá três debates nos meses de setembro, outubro e novembro com as seguintes temáticas, respectivamente: “Assédio no ambiente de trabalho”; “Desafios no contexto universitário no enfrentamento do assédio”; e “O universo discente e as suas relações no contexto universitário”. A ação teve início na quinta-feira, 24, com discussão pautada pelo tema “Relações humanas e saúde no trabalho”. As inscrições para todas as palestras são gratuitas e podem ser feitas nos dias dos encontros. Será conferido certificado aos participantes.

O psicólogo José Roberto Heloani, professor da Unicamp, é um dos convidados para participar do evento, em outubro. Especialista em temas como estresse, organização do trabalho e assédio moral, o profissional tem inúmeros artigos publicados sobre o assunto e frequentemente é requisitado para falar sobre o tema nos principais veículos de comunicação do país.

De modo geral, os debates programados têm por finalidade promover discussões e reflexões a respeito da responsabilidade das pessoas na construção de relações de trabalho saudáveis em toda comunidade acadêmica, além de enfatizar o compromisso em coibir ações que possam caracterizar assédio ou outros tipos de violência nos ambientes acadêmicos.

A Professora da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Vânia Bara, que também integra a equipe da Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas da instituição, ressalta que o número de denúncias no campus vem aumentando. “Realizamos muitos atendimentos que passam pelo assédios moral (na maioria dos casos) e sexual. As pessoas não podem ser expostas a constrangimentos dessa natureza. Então, estamos abrindo esses espaços de debate a fim de estimular a conscientização e definir formas de combater a prática do assédio”, explica a docente.

PROGRAMAÇÃO

21 de setembro | 9h

Tema: Assédio no ambiente de trabalho

Convidadas: Ellen Rodrigues Brandão (professora da Faculdade de Direito/UFJF) e Teresa Cristina Soares (professora aposentada da Faculdade de Enfermagem/UFJF)

Local: Anfiteatro do Centro de Ciências

17 de outubro | 9h

Tema: Desafios no contexto universitário no enfrentamento do assédio

Convidado: Roberto Heloani (Unicamp)

Local: Anfiteatro de Estudos Sociais (Faculdade de Direito)

23 de novembro | 9h

Tema: O universo discente e as suas relações no contexto universitário

Convidado: Leonardo Barbosa (UFU)

Local: Anfiteatro de Estudos Sociais (Faculdade de Direito)

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 29/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/cidade/29-08-2017/associacao-promove-acao-conscientizacao-sobre-esclerose-multipla.html

Título: Associação promove ação conscientização sobre esclerose múltipla

Para marcar o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, nesta quarta-feira (30), a Associação de Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla (Aapem) de Juiz de Fora vai realizar uma intervenção com alunos de Medicina de duas instituições de ensino. O objetivo é conscientizar os futuros profissionais de saúde sobre a doença, que atinge cerca de 35 mil brasileiros, conforme dados da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem).

Alunos das Faculdades de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) serão abordados durante as ações, programadas para estas quarta e quinta-feira, respectivamente, nos campi das instituições. Segundo a presidente da Aapem, Samantha Borchear, os estudantes foram escolhidos pois serão aqueles que, futuramente, como neurologistas, atenderão os pacientes que sofrem com a doença.

Em Juiz de Fora há uma lei municipal, de 26 de maio deste ano, que institui a Semana Municipal de Conscientização da Esclerose Múltipla “Ana Paula Zancanelli”. A norma orienta que ações relacionadas à conscientização sejam realizadas, todos os anos, na semana do dia 30 de agosto. A lei é uma homenagem à juiz-forana Ana Paula, que faleceu no ano passado, 16 anos após ser diagnosticada com esclerose.

A esclerose múltipla é uma doença neurológica, crônica e auto-imune e acomete pacientes com idades entre 20 a 40 anos. Estima-se que para cada um homem com a doença, haja duas mulheres. Os principais sintomas são fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular e alterações na coordenação motora. O tratamento envolve a utilização de medicamentos para reduzir os surtos e terapias complementares, como fisioterapia.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 29/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/cidade/29-08-2017/jovem-e-arrastado-e-agredido-socos-por-assaltante-na-itamar.html

Título: Jovem é arrastado e agredido a socos por assaltante na Itamar

Um estudante de 22 anos foi arrastado e atacado com socos no rosto em tentativa de assalto, na manhã desta terça-feira (29), na Avenida Itamar Franco, próximo ao Pórtico Sul da UFJF, na Cidade Alta. Segundo informações da Polícia Militar, ele contou que, por volta das 9h, transitava em direção à Faculdade de Medicina quando foi abordado pelo criminoso. Em seguida, foi agarrado pelo pescoço e levado à força para uma local ao lado da via pública, onde há uma bica. A vítima foi golpeada no rosto pelo assaltante, que exigia seu celular, mas reagiu e entrou em luta corporal com o criminoso.

Diante da reação inesperada, o bandido pediu ajuda a um colega, que se negou a participar do crime. O homem desistiu da ação e fugiu por uma trilha em direção ao Dom Bosco. O jovem rendido compareceu ao posto policial do Bairro São Mateus, Zona Sul, para registrar a ocorrência. Ele sofreu um pequeno corte na altura do olho esquerdo e hematoma no pescoço, mas ficou de procurar assistência médica posteriormente. Várias viaturas foram mobilizadas no rastreamento. Ninguém foi preso.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Política

Data: 29/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/politica/29-08-2017/regras-para-grandes-condominios-multifamiliares-pode-se-tornar-mais-dura.html

Título: Regras para grandes condomínios multifamiliares pode se tornar mais dura

Um projeto de lei complementar de autoria do vereador José Márcio (Garotinho, PV) quer revisar a legislação municipal que exige a realização de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para novos empreendimentos multifamiliares de grande porte a serem implantados na cidade. A proposição, que iniciou tramitação no último dia 21, quer que a exigência se torne obrigatória para os conjuntos habitacionais que possuam 400 ou mais unidades habitacionais. Atualmente, conforme lei municipal complementar de 2015, o estudo só é obrigatório para conjuntos habitacionais com mais de 1.200 unidades residenciais.

De acordo com a legislação vigente, a exigência vale ainda para outros empreendimentos a serem erguidos na cidade, tais como centros de eventos e convenções com capacidade superior a duas mil pessoas; universidades e faculdades com aérea construída maior que dez mil metros quadrados; além de supermercados, shoppings, centros comerciais, condomínios residenciais, hospitais, cemitérios, terminais rodoviários, ferroviários e aeroviários, entre outros.

A única mudança proposta por Garotinho, no entanto, diz respeito à obrigatoriedade do estudo para unidades residenciais multifamiliares. De acordo com o vereador, trata-se de um adequação da legislação aprovada e 2015 à realidade que foi observada na cidade de lá para cá, com a instituição de novos condomínios. “Depois disso, vimos o surgimento de vários outros empreendimentos de 500 a mil unidades que estão isentos da obrigatoriedade de apresentação do estudo. Em vários casos, isto tem trazido impactos significativos. Bons exemplos acontecem em bairros como Marilândia, São Pedro, São Geraldo e Santa Terezinha, por exemplo.”

Na justificativa, anexada ao projeto de lei complementar, o parlamentar defende ainda que, em Juiz de Fora, a falta de estudo de impacto de vizinhança em alguns condomínios tem causado “temor e transtorno aos moradores que residem próximo a grandes empreendimentos habitacionais”. Ele considera ainda como inflacionado o quantitativo definido pela legislação vigente, “visto que raríssimos são os casos de construções com esses números (1.200 unidades).

Garotinho considera ainda que o limite atual não se mostrou eficiente diante da constatação de que a infraestrutura atual no entorno dos grandes empreendimentos, implantados ou em processo de implantação, tem se mostrado insuficiente. Para definir o novo quantitativo para a exigência ou não do estudo de impacto de vizinhança, além de observações locais, o vereador levou em consideração parâmetros de exigência utilizados por outras cidades de porte semelhante a Juiz de Fora, como Contagem (em que o estudo é exigido para empreendimentos com mais de 100 unidades), Serra (300), Campos dos Goytacazes (200), Aracaju (400). Outra justificativa utilizada pelo parlamentar foi o recente trabalho de conclusão do curso de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que analisou a ineficácia da legislação municipal vigente.

A possibilidade de enrijecimento da lei, no entanto, não é vista pelo parlamentar como impeditivo para o surgimento de novos empreendimentos. “A mudança não é um impeditivo para grandes investimentos, mas coloca normas de mitigação do impacto desde investimento. Os estudos são apresentados pelos próprios responsáveis e validados pela Prefeitura, com a opinião das várias secretarias sobre os possíveis impactos. Temos apenas um empreendimento em Juiz de Fora, no Bairro Industrial, em que foi feito o estudo.”

Garotinho reforça que a relevância do estudo impacta no planejamento urbano, para definir uma reconfiguração por parte do Município da oferta de infraestrutura e serviços públicos relacionados ao transporte coletivo, à saúde, à educação e à segurança pública, por exemplo, além de contrapartida dos investidores para evitar transtornos para a população da região em que tais empreitadas irão se estabelecer.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 29/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/esportes/29-08-2017/ponteiro-leozinho-recem-chegado-da-selecao-sub-23-e-apresentado-no-jf-volei.html

Título: Ponteiro Leozinho, recém-chegado da Seleção sub-23, é apresentado no JF Vôlei

Desejo antigo do JF Vôlei, o ponteiro Leozinho, 22 anos, 2m de altura, foi apresentado oficialmente pelo time juiz-forano na tarde dessa terça-feira (29), antes de realizar sua primeira atividade sob comando do técnico e amigo, Henrique Furtado. De sorriso fácil, o atleta da Seleção Brasileira sub-23, que acaba de disputar Mundial no Egito, agradeceu a oportunidade após não ter obtido sequência de jogos pelo time principal do Sada Cruzeiro na última temporada. Emprestado pela Raposa, o ponta vê o projeto como o melhor caminho para o momento atual de sua carreira.

“Fui muito bem recepcionado pela comissão técnica, tenho anos de amizade com o Henrique, uma coisa forte que vai além da quadra. Estou muito motivado, quero trabalhar firme e jogar. O Henrique é um dos principais treinadores da minha formação como atleta. Sempre tive muitos exemplos de atletas que passaram no Sada e pude aprender muito. O que falta para mim é jogar e acho que esse ano no JF Vôlei será essencial na minha carreira. Preciso evoluir jogando”, destaca Leozinho.

Henrique Furtado trabalha com Leozinho desde junho de 2011, quando o treinador chegou nas divisões de base cruzeirenses. Na temporada passada, os caminhos foram diferentes, mas o monitoramento não parou. Para o comandante juiz-forano, o jovem irá elevar sobretudo o nível de ataque da equipe.

“É uma alegria muito grande contar com o Leozinho, um jogador que conheço há muitos anos. Pode acrescentar muito no nosso time, tem muito potencial, com valores ofensivos muito interessantes. Tem um saque agressivo, tanto flutuante, quanto viagem, um ataque refinado e um ótimo alcance. Pode nos ajudar em outros fundamentos, como no passe, bloqueio e defesa. Além de ser uma pessoa espetacular. Vai crescer muito, foi muito bem treinado na última temporada pelo Marcelo Mendez (técnico do Sada). Tenho certeza que o JF Vôlei pode contribuir no crescimento dele, assim como ele realizar um grande trabalho com esses ótimos jovens que temos”, avalia.

Se a chance será produtiva para o ponteiro, sua história serve de exemplo para o próprio projeto do JF Vôlei, como evidenciou o presidente da equipe, Toninho Buda. “Estamos tentando trazê-lo desde o ano passado. É o único jogador do Sada Cruzeiro que passou por todas as categorias de base, desde os 9 anos de idade, antes da existência da equipe. Em 2004 ele já fazia parte dos times do Cruzeiro e . Tem 13 anos ininterruptos no clube. Isso para nós é um exemplo muito grande porque começamos há alguns anos algo semelhante no Clube Bom Pastor. Será ótimo para os rapazes e as meninas verem. Já têm jovens inclusive treinando no time principal, tendo essa presença do Henrique e de pessoas altamente profissionalizadas. Para Juiz de Fora e para o JF Vôlei é mais um crescimento.”

Mineiro será preparação para a Superliga

Nestas quarta e quinta-feira, às 18h e 11h, respectivamente, os locais fazem amistosos contra o Sesc (RJ), no Ginásio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com entrada do público gratuita. O técnico Henrique Furtado destacou a importância dos jogos para o processo de evolução coletiva na temporada.

“É nosso terceiro adversário em amistosos, já enfrentamos duas vezes o Botafogo (RJ) e duas o Montes Claros. São três equipes muito qualificadas. Um vai brigar pelo título da Superliga B e os outros dois, sem dúvida, vão fazer uma grande Superliga, têm elenco para isso. É muito importante nos prepararmos contra times do mais alto nível possível. Gostaria de fazer até outros jogos, e a diretoria está trabalhando muito para isso”, revela.

Após os encontros, o JF Vôlei, enfim, terá seu primeiro compromisso oficial: o Campeonato Mineiro. Nos dias 7 e 8 de setembro, os juiz-foranos visitam o Sada Cruzeiro. Menos de uma semana depois, nos dias 13 e 15, o elenco vai a Montes Claros enfrentar os donos da casa em dois jogos. Finalizando a primeira fase, o JF Vôlei recebe o Minas Tênis Clube nos dias 26 e 27.

“É um campeonato muito forte, todos os times estão no rol de equipes da primeira divisão da Superliga. Você enfrenta alguns dos melhores elencos do país e para nós é uma grande experiência. Vamos entrar em todos os jogos para vencer, como sempre fazemos, pensando jogo a jogo, mas sem dúvida nenhuma sabendo que ele é muito importante para nós chegarmos bem na Superliga. Ele serviu de preparação no ano passado e a dificuldade que enfrentamos no Estadual é fundamental para chegar em um nível alto de jogo na Superliga, que é nosso objetivo principal”, avalia Henrique.

No torneio, os quatro times participantes se enfrentam em turno e returno e se classificam às semifinais. O dono da melhor campanha enfrenta o time da pior, com segundo e terceiro colocados no protagonismo do outro duelo, em cruzamento olímpico.

— —

Veículo: Globo Esporte

Editoria: Zona da Mata e Centro- Oeste

Data: 29/08/2017

Link: http://globoesporte.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/volei/noticia/jf-volei-apresenta-leozinho-fabio-paes-e-diego-aparecem-treinam-mas-nao-ficam.ghtml

Título: JF Vôlei apresenta Leozinho; Fábio Paes e Diego aparecem, treinam, mas não ficam

Um ou três reforços? Esta foi a pergunta que os repórteres se fizeram na tarde desta quarta-feira, no Sesi, em Juiz de Fora. A previsão era que uma entrevista coletiva fosse concedida pelo ponteiro Leozinho, que já fora anunciado anteriormente e que iria se apresentar. Porém, quando o líbero Fábio Paes e o central Diego, que têm história e defenderam o projeto na última temporada, apareceram uma dúvida pairou no ar.

No entanto, só mesmo Leozinho irá disputar as competições em 2017/2018 pela equipe juiz-forana. O jogador de 22 anos vem emprestado pelo Cruzeiro, em razão da parceria entre os dois times de vôlei. Com passagem por todas as categorias de base da Raposa, o atleta participou da campanha da seleção brasileira sub-23 que foi quarta colocada no Mundial, disputado no Egito. O atleta se disse empolgado para buscar o espaço dele e evoluir individualmente.

– Já cheguei aqui sendo bem recepcionado. Estou muito motivado, quero trabalhar firme tenho muita coisa a melhorar, pra evoluir. O Henrique é um dos principais responsáveis pela minha formação na base. Estou muito feliz pro ir para o projeto, que teve excelentes resultados no ano passado, e motivado – falou.

Leozinho trabalhou ao lado dos companheiros e de Fábio Paes e Diego. Por mais que a presença de ambos tenha criado frisson entre a imprensa no Sesi, o diretor técnico Maurício Bara cortou a onda da torcida do JF Vôlei. Segundo ele, os atletas solicitaram à cúpula da equipe mineira a possibilidade de manterem a forma com a estrutura do time mineiro. Isso, somado à boa relação entre atletas e comissão técnica e também à necessidade do próprio JF Vôlei em ter mais atletas para compor os treinamentos favoreceu à decisão.

Nesta quarta-feira, o time juiz-forano estará em quadra para encarar o Sesc-RJ, no primeiro dos dois amistosos de preparação para o Campeonato Mineiro, contra o time carioca. A partida começa a partir das 18h, no Ginásio da UFJF. Na quinta, os times voltam a se enfrentar a partir das 11h, no mesmo local. A entrada é franca em ambas as partidas. O JF Vôlei estreia na Campeonato Mineiro conta o Cruzeiro, no dia 7 de setembro, em Contagem. A segunda partida é contra o mesmo adversário, só que no dia 8, em Sete Lagoas.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 29/08/2017

Link: http://www.diarioregionaljf.com.br/cidade/19024-jardim-botanico-da-ufjf-pode-ser-inaugurado-em-marco-de-2018

Título: Jardim Botânico da UFJF pode ser inaugurado em março de 2018

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou, na manhã dessa terça-feira, 29, o novo diretor do Jardim Botânico da instituição. O professor do Departamento de Botânica, Gustavo Taboada Soldati, assumiu o cargo. O reitor, Marcus David, também informou que a previsão de inauguração do empreendimento está prevista para o início do próximo semestre letivo, em março de 2018.

“O professor Gustavo, junto com a equipe da Pró-Reitoria de Infraestrutura, em um trabalho acompanhado e monitorado pela Pró-Reitoria de Extensão, conseguiram apresentar uma proposta viável para que pudéssemos implementar o Jardim Botânico”, ponderou Marcus David. “Conseguiram apresentar um plano de ação imediato, que nesse momento de crise, tinha todas as características fundamentais. Uniram ousadia, criatividade e muita competência para dar uma solução para esse grande desafio”, acrescentou.

AS OBRAS

Ao assumir a gestão da Universidade, Marcus David e sua equipe encontraram algumas pendências em relação ao Jardim Botânico. A reforma da casa sede, a implementação da uma casa sustentável e a construção de um laboratório já tinham sido executadas. As obras de paisagismo do empreendimento estavam em andamento e foram concluídas no início deste ano. Porém, o maior impasse era a construção do teleférico e de um trenó de montanha. A gestão anterior já tinha gasto R$12 milhões na execução da obra, mas ainda são necessários R$13 milhões. Atualmente, essa obra está parada e possui problemas jurídicos.

“Além destes três projetos, havia um quarto que não tinha sido iniciado. As edificações foram construídas, mas não tinha rede de água, energia e esgoto. Tinha algumas obras de calçamento que também precisavam ser feitas. Em seu projeto original, essa obra estava orçada em R$7 milhões”, esclareceu o reitor.

Somando os dois valores que ainda eram necessários, 13 milhões para a conclusão do teleférico e do trenó de montanha e para a obra de infraestrutura, a demanda de investimento para o Jardim Botânico seria de mais de R$20 milhões. O orçamento de 2017 para obras da Universidade é de R$10 milhões. Seria necessário usar os recursos de dois anos para resolver todas as pendências e colocar o local em funcionamento.

“Vamos utilizar nossa equipe e materiais feitos pela Universidade, mas será necessário a compra de alguns materiais. Estamos fechando esse levantamento do que nós precisamos. Este gasto não deve ser muito expressivo devido ao uso da nossa mão de obra e material”, disse o reitor, ao afirmar que a expectativa é que este valor não alcance a marca de R$1 milhão.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Gustavo Taboada Soldati, diretor do Jardim Botânico, ressaltou que as discussões acerca do empreendimento já duram dez anos e que, no momento da concepção, os cenários político e econômico eram outros. “Por isso, houve a necessidade de reestruturar o plano diretor para que pudéssemos inaugurar o mais rápido possível. Nesse sentido, fizemos um plano de ação para que o Jardim Botânico realize todas as atividades básicas e fundamentais, sem perder a qualidade, no início do ano que vem”, ponderou.

Soldati disse que para criar o plano de ação foi necessário refletir como é compreendido o significado de jardim botânico. “Jardim Botânico é fundamental para o nosso mundo atual, sobretudo num contexto de perda de biodiversidade e crise ambiental. Nosso jardim tem o papel fundamental de produzir conhecimento, registrar, manter e conservar a biodiversidade com o foco na biodiversidade vegetal. Além da extensão à população e educação ambiental”, completou.

O empreendimento possui cerca de 82 hectares e, para explorar o espaço, a ideia da instituição é trazer algo diferente. “Pretendemos trazer discussões mais atuais sobre as questões da sociobiodiversidade. As ações serão pensadas na natureza, como algo que não está distante da sociedade, como pensamos. Nosso conceito engloba a esfera histórica, cultural, política e econômica da biodiversidade, por isso, se dá o nome de sociobiodiversidade”, explicou o diretor do Jardim Botânico.

Apesar de ser um espaço de lazer e recreação, o Jardim Botânico tem a função de ensino, pesquisa e extensão. “Todas as atividades de lazer e recreação, que são fundamentais, devem estar vinculadas ao conceito de educação ambiental”, frisou Soldati.

RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

Uma característica muito importante do Jardim Botânico, segundo a Pró-Reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, é a relação com a comunidade de Juiz de Fora e da região. “É um espaço no qual as pessoas vão para desfrutar a natureza, mas com a compreensão de conservação ambiental. Todos os projetos implementados serão educativos”, disse.

Com o amparo da tecnologia, a Pró-Reitora espera proporcionar aos visitantes aprendizagens. “Todas as faixas etárias poderão visitar e conhecer todas as plantas. Está sendo desenvolvido um aplicativo, no qual as pessoas poderão caminhar e a cada momento ter acesso ao que elas estão vendo”, ponderou Ana Lívia.

Para ela, com o Jardim Botânico, a UFJF cumpre com uns de seus papéis fundamentais. “A Universidade tem um compromisso social. Aquelas pessoas que não conseguem entrar aqui pelo ensino devem desfrutar daquilo que a instituição tem, dentro de um processo educativo”.

Em março, mês previsto para a inauguração, o empreendimento será aberto à toda a população juiz-forana. “É um espaço que será usufruído por estudantes, professores e funcionários, mas, principalmente, pela população. Por isso ele está vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, para que a comunidade tenha acesso e o espaço não fique restrito a área da pesquisa e do ensino”, concluiu.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Painel

Data: 30/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/colunas/painel/30-08-2017/projeto-muda-cota-para-avaliacao-de-impacto-de-vizinhanca.html

Título: Projeto muda cota para avaliação de impacto de vizinhança

Defesa do entorno

Já está em tramitação na Câmara projeto do vereador José Márcio (PV) alternando a Lei Complementar 31/2015, que institui o Estudo de Impacto de Vizinhança. A norma estabelece esse estudo a partir de 1.200 unidades habitacionais, mas o vereador quer reduzir essa cota para 400, mais adequada à realidade dos municípios de porte médio. Pelo atual modelo, as comunidades ficam sob risco permanentemente de projetos sem avaliação do impacto em decorrência de suas dimensões. Não é comum haver projetos tão grandes. O vereador, que também é presidente da Comissão de Urbanismo do Legislativo, observa que a infraestrutura atual no entorno dos grandes empreendimentos, implantados ou em processo de implantação, tem se mostrado insuficiente. Tal situação leva temor aos moradores já residentes das regiões onde se situam estas construções. “Fato agravado pela impossibilidade de o Poder Público municipal mapear e mitigar os efeitos da instalação, devendo esta ser responsabilidade do empreendedor”, justifica o vereador.

Mesmo porte

O texto não tem data para chegar ao plenário, mas seu autor destaca que o projeto usou como parâmetro a exigência em cidades do porte de Juiz de Fora como Contagem (100), Serra (300), Campos dos Goytacazes (200), Aracaju (400) e ainda um recente trabalho de conclusão do curso de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que analisou a ineficácia da legislação com o parâmetro atual no município.

Contra o racismo

“Enquanto houver racismo não haverá socialismo.” Esse é o mote da reunião da militância negra do Partido dos Trabalhadores marcada para esta quinta-feira, em Juiz de Fora. O evento, previsto para a sede do Sindicato dos Professores, às 18h30, é a fase preparatória para o encontro estadual de combate ao racismo.

Parque de Ibitipoca

O Governo do estado definiu para esta quinta-feira o pregão presencial do chamamento público do Instituto Estadual de Florestas, para licitação de instalação e exploração de restaurante e lanchonete do Parque Estadual do Ibitipoca. Podem participar do certame pessoas jurídicas legalmente autorizadas a atuarem no ramo e que atendam a todas as exigências do edital. A proposta vencedora será a que ofertar o maior valor de pagamento mensal referente à exploração comercial da área. O valor para a concessão de uso de área para instalação e exploração não poderá ser inferior a R$ 4.866,67 por mês. O contrato valerá por apenas um ano, a partir da data de publicação, mas pode ser prorrogado até o limite de cinco anos.

— —

Veículo: O Tempo

Editoria: Super Notícia

Data: 30/08/2017

Link: http://www.otempo.com.br/super-noticia/c%C3%A2mara-de-jf-aprova-multa-de-r-1-000-por-maus-tratos-contra-animais-1.1514778

Título: Câmara de JF aprova multa de R$ 1.000 por maus-tratos contra animais

Para coibir os maus-tratos contra os animais em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, os vereadores do município aprovaram um Projeto de Lei (PL), nessa terça-feira (29), que mais do que triplica o valor da multa aplicada pela prefeitura para quem violentar os bichos.

De autoria do vereador Marlon Siqueira (PMDB), o PL 101/2017 aumenta o valor da multa de R$ 300 para R$ 1.000. “Sempre existiu em Juiz de Fora uma preocupação dos cidadãos com a causa de proteção dos animais e uma vigilância, inclusive, contra as pessoas que estão cometendo crimes de maus-tratos”, ressalta o parlamentar.

“Dessa forma, nós vereadores resolvemos legislar sobre o assunto e mais do que triplicamos o valor da multa como uma forma de alerta, uma questão educativa, para que as pessoas não cometam mais esses abusos”, conclui.

Além dessa mudança, o texto aprovado na Câmara Municipal prevê que todo o valor das multas arrecadado pela prefeitura seja destinado para o Fundo Municipal de Proteção dos Animais (Funpan), que é gerido pelo Conselho Municipal de Proteção dos Animais (Compa).

Marlon Siqueira explica que o conselho conta com representantes independentes das sociedades protetoras de animais de Juiz de Fora, das secretarias de saúde e educação da prefeitura, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Universidade Federal de Juiz Fora (UFJF).

“Todos os envolvidos estarão engajados em destinar esses recursos da melhor forma possível para promover a saúde dos cidadãos e dos animais. A verba vai se transformar em investimentos como a recuperação de animais desamparados, a castração e a compra de vacinas, por exemplo”, salienta.

Em contato por telefone, a assessoria de imprensa da prefeitura de Juiz de Fora informou que o PL ainda não chegou às mãos do prefeito Bruno Siqueira (PMDB) para posterior sanção ou veto.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Política

Data: 30/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/politica/30-08-2017/camara-aprova-projeto-de-lei-que-aumenta-multa-por-maus-tratos-animais.html

Título: Câmara aprova projeto de lei que aumenta multa por maus-tratos a animais

As multas administrativas aplicadas a pessoas flagradas cometendo maus-tratos a animais em Juiz de Fora devem ficar três vezes mais cara. Com a realização de sessões extraordinárias, a Câmara aprovou, na última terça-feira (29), projeto de lei que altera a norma vigente e reajusta a multa praticada nestas situações para R$ 1 mil. O valor é 233% maior que o previsto atualmente para estes casos, de R$ 300. Com o aval do Poder Legislativo, o texto de autoria do vereador Marlon Siqueira (PMDB) depende agora de sanção do prefeito Bruno Siqueira (PMDB) para ser incorporado à legislação vigente.

“Queremos prevenir e punir casos de comportamento violento e cruel com animais. Ao mesmo tempo, nada mais justo que o valor arrecadado seja utilizado em benefício à causa animal, destinando-o para a recuperação e tratamento veterinário ou em ações de educação ambiental, por exemplo”, considera Marlon. Assim, as alterações, que incidem em três normas municipais distintas, incluindo o Estatuto de Defesa, Controle e Proteção dos Animais, definem, ainda, que o montante arrecadado com as punições possa ser destina ao Fundo Municipal de Proteção dos Animais (Funpan).

O Funpan é gerido pelo Conselho de Proteção dos Animais (Compa), criado pela Lei 13.342 e em processo de efetivação no município. “Desde quando propusemos a criação do conselho e do fundo, quando ainda era diretor do Demlurb, o objetivo foi buscar maneiras alternativas para ampliar as ações de proteção na cidade, considerando dos limites de investimentos do Poder Público e, principalmente, dos ativistas”, pontua o vereador do PMDB.

Cinomose

Outro projeto de lei que tem como foco os direitos dos animais também foi aprovado na última terça-feira. De autoria do vereador Cido Reis (PSB), a proposição pretende incluir no calendário oficial do Município uma campanha voltada para a conscientização sobre a vacinação de cães contra a cinomose. Caso seja sancionada pelo Poder Executivo e ganhe status de legislação municipal, a ação deverá ocorrer anualmente e terá como foco informar à população, em especial aos donos de cães, sobre a gravidade da doença.

— —

Veículo: G1

Editoria: Zona da Mata

Data: 30/08/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/projeto-de-lei-que-aumenta-multa-por-maus-tratos-a-animais-em-330-e-aprovado-na-camara-de-juiz-de-fora.ghtml

Título: Projeto de Lei que aumenta multa por maus-tratos a animais em mais de 230% é aprovado na Câmara de juiz de Fora

Foi aprovado nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal de Juiz de Fora, o Projeto de Lei nº 101/2017, que aumenta em 233% as multas por maus-tratos a animais.

O texto é de autoria do vereador Marlon Siqueira (PMDB) e pretende prevenir a incidência desse tipo de crime. O valor arrecadado, segundo o proponente, deve ser destinado para ações de proteção animal na cidade.

O PL seguiu para sanção do prefeito Bruno Siqueira (PMDB) e deve chegar à Prefeitura nesta quinta-feira (31).

“Queremos prevenir e punir casos de comportamento violento e cruel com animais. Ao mesmo tempo, nada mais justo que o valor arrecadado seja utilizado em benefício à causa animal, destinando-o para a recuperação e tratamento veterinário ou em ações de educação ambiental” afirmou o parlamentar.

O projeto altera e acrescenta dispositivos de outras leis que tratam do assunto e passa o valor da multa de R$ 300 para R$ 1.000. Todo o montante que for arrecadado vai para o Fundo Municipal de Proteção dos Animais (Funpan), que é gerido pelo Conselho de Proteção dos Animais (Compa).

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 31/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/31-08-2017/serge-margel-e-o-convidado-para-aula-magna-do-programa-de-pos-graduacao-em-estudos-literarios-da-ufjf.html

Título: Serge Margel é o convidado para a aula magna do programa de pós-graduação em estudos literários da UFJF.

Pesquisador do Fundo Nacional Suíço, o filósofo Serge Margel é o convidado desta quinta-feira, para a aula magna do programa de pós-graduação em estudos literários da UFJF. O tema será “O fim do filme, o fim do mundo e o fim do político” no longa “Harmonias de Werckmeister”, de Béla Tarr.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 31/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/esportes/31-08-2017/giovane-gavio-elogia-parceria-do-jf-volei-e-destaca-necessidade-de-transicao.html

Título: Giovane Gávio elogia parceria do JF Vôlei e destaca necessidade de transição

O juiz-forano Giovane Gávio não veio a Juiz de Fora para os amistosos do Sesc-RJ, equipe que comanda, contra o JF Vôlei, na quarta (30) e na quinta (31), na UFJF, mas, por telefone, a Tribuna entrevistou o treinador do time carioca e da Seleção Brasileira sub-23. O bicampeão olímpico salientou a importância do projeto do JF Vôlei em parceria com a base do Sada Cruzeiro, mas ressaltou a indispensável otimização do trabalho de ligação entre categorias de base da cidade e equipe principal. Os locais atualmente possuem parceria com o Sesi-JF e o Bom Pastor, que possui, inclusive, alguns jovens participando dos treinos da equipe diariamente. Giovane ainda comentou seu recém-trabalho no Mundial do Egito, que terminou na semana passada, no Cairo, com o time canário de base (a Seleção ficou em 4º lugar), além da formatação do elenco masculino do Sesc-RJ, após título da Superliga B da temporada passada e lembrou os tempos de adolescência e de trabalhos de base em que defendeu o Clube Bom Pastor e o Colégio dos Jesuítas. Confira abaixo a íntegra da entrevista:

Tribuna de Minas – Você acredita que o projeto do JF Vôlei, que envolve tanto a base, pode impulsionar a prática do vôlei na cidade como aconteceu na década de 1980?

Giovane Gávio – Ter um espelho, um time disputando a Superliga, sempre será motivo e irá gerar interesse na garotada. Mas obviamente que você precisa criar oportunidades em que esses garotos possam jogar, e não sei como está este cenário atualmente. Mas sem dúvidas um projeto como este serve de estímulo para que garotos comecem a jogar, ainda mais com um time mais jovem, com atletas que têm tudo para dar certo e seguirem em grandes equipes do voleibol.

– Como técnico de Seleções de base, como você avalia a parceria local com o Sada Cruzeiro?

– É um projeto muito importante. O Sada é uma equipe muito grande, tem uma base muito boa e é natural que alguns atletas não tenham espaço para jogar. Como possui uma equipe muito forte, precisam criar essa oportunidade para os atletas jogarem em outros clubes. É a melhor coisa que podem fazer. É um serviço muito importante para o voleibol brasileiro e que está ajudando o time de Juiz de Fora a se manter na Superliga e de forma competitiva.

– Como avalia o trabalho na Seleção Sub-23?

– Terminamos na semana passada o Mundial, no Egito. Ficamos em quarto lugar, um resultado que não foi bom, mas razoável. Queríamos ter chegado à final. Ficamos na semifinal com a Rússia. Mas é um grupo muito bom de trabalhar, o futuro do Brasil, sem dúvidas. Esse é o nosso desafio, fazer que esses jovens joguem mais. E o Leozinho (ponteiro do JF Vôlei) jogar mais agora é motivo de alegria para mim e para ele, assim como o Rammé (também ponteiro do time local). Quanto mais jogarem, melhor!

– E os objetivos no Sesc-RJ, que vem investindo bastante no esporte?

– Começamos bem no ano passado vencendo a Superliga B, e nosso objetivo para esta temporada foi melhorar um pouco o time, mas com jogadores que tínhamos perspectivas visando os Jogos Olímpicos de 2020. Todos podem estar na Seleção nesse ano. Esse foi nosso critério ao contratar – uma equipe que tenha jogadores mais novos e mais experientes com essa possibilidade da Olimpíada.

– Você começou jogando aqui em Juiz de Fora. Como foi esse início?

– Comecei no Colégio dos Jesuítas, nas aulas de educação física, e depois fui para a escolinha do Clube Bom Pastor. Fiquei até os 16 anos. Depois me transferi para São Paulo. Foi o começo de tudo. Juiz de Fora sempre teve tradição na formação de atletas de vôlei, bons profissionais da área, e peguei um pouco esse momento da equipe feminina do Sport. O vôlei passou a ser mania na cidade. E talvez eu tenha sido um dos frutos desse movimento. Esse foi o começo, importante, com os técnicos Flávio Villela, no Bom Pastor, e Tidinho (Aristides Rocha), do Jesuítas.

– E como eram a prática de vôlei e as competições na cidade nesta época?

– Tínhamos os Jogos do Interior de Minas, o Campeonato Mineiro. Era bom, viajávamos muito para as partidas, o que acreditamos ser bom para os jovens atletas.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 31/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/esportes/30-08-2017/sesc-rj-bate-o-jf-volei-por-3-sets-1-em-amistoso-na-ufjf.html

Título: Sesc-RJ bate o JF Vôlei por 3 sets a 1 em amistoso na UFJF

De virada, o JF Vôlei foi derrotado na noite desta quarta-feira (30) para o Sesc-RJ no primeiro dos dois amistosos válidos pelo Desafio Minas-Rio, no Ginásio da UFJF. Os visitantes fecharam o duelo em 3 sets a 1 (25/16, 21/25, 17/25 e 21/25). As equipes voltam a se encontrar nesta quinta-feira (31), às 11h, no mesmo local e com entrada gratuita.

O técnico Henrique Furtado mandou o JF Vôlei para o encontro com o levantador Felipe Hernandez, o oposto Vítor, os ponteiros Rammé e Leozinho, os centrais Bruno e Franco, e o líbero Juan Mendez. Do outro lado da quadra, o técnico juiz-forano Giovane Gávio não veio à sua cidade natal, após disputar Mundial pela Seleção Brasileira sub-23 no Egito. Também compõem a lista de ausentes nos amistosos o oposto ex-JF Vôlei, Renan Buiatti, o líbero Tiago Brendle e os campeões olímpicos Maurício Souza (central) e Maurício Borges (ponta), que defendem a Seleção adulta. Em quadra, o Sesc-RJ teve nomes como o experiente levantador Everaldo, além do ponta Japa e do meio Victor Hugo, ex-JF Vôlei.

O levantador da equipe da casa, Felipe Hernandez viu o duelo como muito proveitoso. “Todos os que jogaram já foram titulares de grandes equipes na Superliga. Precisamos evoluir para amanhã (quinta) principalmente a marcação de bloqueio, porque ainda estamos conhecendo o estilo de jogo deles. E diminuir nossa oscilação”, disse.

— —

Veículo: Globo Esportes

Editoria: Zona da Mata e Centro-Oeste

Data: 31/08/2017

Link: http://globoesporte.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/volei/noticia/sesc-rj-vence-primeiro-de-dois-amistosos-com-jf-volei.ghtml  

Título: Sesc-RJ vence primeiro de dois amistosos com JF Vôlei

Estreante na Superliga Masculina de vôlei em 2017, o Sesc-RJ venceu o primeiro de dois amistosos com o JF Vôlei na noite dessa quarta-feira, no ginásio da UFJF. Em pré-temporada, a equipe comandada pelo técnico Giovane Gávio levou a melhor por 3 sets a 1, com parciais de 15/25, 25/21, 25/17 e 25/21.

As equipes voltam a se enfrentar nesta quinta-feira. O segundo jogo do “Desafio Minas-Rio” é às 11h, novamente no ginásio da UFJF.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria:

Data: 31/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/esportes/31-08-2017/sesc-rj-repete-placar-da-ida-e-jf-volei-perde-desafio-minas-rio.html

Título: Sesc-RJ repete placar da ida, e JF Vôlei perde Desafio Minas-Rio

Nessa quinta-feira (31), o JF Vôlei voltou a perder para o Sesc-RJ em amistoso no Ginásio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por 3 sets a 1, mesmo placar da ida, e novamente numa virada do visitante. Desta vez, as parciais foram de 25/20, 22/25, 16/25 e 21/25. Os encontros, de histórias similares, também foram avaliadas pelo técnico Henrique Furtado de forma parecida.

“Vencemos o primeiro set, mas não conseguimos manter um alto nível de ataque como apresentamos nesses dois parciais que ganhamos. Foi um aprendizado muito grande. Enfrentamos um ótimo adversário, muito qualificado em todos os setores, com dois ótimos levantadores, e que jogou muito bem. Fiquei satisfeito com o time em muitos aspectos, são claras as situações que precisamos seguir evoluindo, e foram dois jogos equilibrados”, relata.

pesar da diferença ofensiva citada, o comandante viu, neste setor, evolução ao comparar com o primeiro duelo. “De um jogo para o outro tivemos uma evolução no saque, conseguimos quebrar o passe do adversário muitas vezes, mas acho que eles foram melhores no ataque e isso foi determinante para o resultado nos dois jogos”, avalia Henrique. O Sesc-RJ não contou novamente com o técnico Giovane Gávio, e os atletas da Seleção adulta. A função de treinador ficou a cargo do auxiliar Vinícius Gomes, o Alegrete.

Os eventos marcaram a estreia do ponteiro Leozinho pelo JF Vôlei. O atleta acaba de disputar o Mundial pela Seleção Brasileira sub-23, no Egito, e desembarcou na cidade apenas na última terça-feira (29). Ainda assim, ele já atuou desde o princípio, escalado por Henrique. “Estou feliz demais no JF Vôlei, vai ser um ano em que vou aprender muita coisa jogando, e vou poder buscar uma bagagem que ainda não possuo, atuando. Os amistosos foram muito bons. Acho que preciso melhorar, principalmente, minhas tomadas de decisão no ataque”, opina o ponta. O JF Vôlei, agora, possui foco exclusivo no Sada Cruzeiro, adversário de estreia pelo Campeonato Estadual, na próxima quinta (7), às 17h, em Contagem (MG)

— —

Veículo: O Tempo

Editoria: Vôlei

Data: 31/08/2017

Link: http://www.otempo.com.br/superfc/v%C3%B4lei/jf-cai-para-sesc-no-primeiro-de-dois-amistosos-na-zona-da-mata-1.1514986

Título: JF cai para Sesc no primeiro de dois amistosos na Zona da Mata

Aproveitando que fará sua estreia no Campeonato Mineiro somente no dia 7 de setembro, contra o Sada, em Contagem, o Juiz de Fora Vôlei realizou o primeiro de dois amistosos contra o Sesc-RJ, equipe que disputará a Superliga masculina pela primeira vez. O estreante, que conseguiu o acesso ao conquistar o título da Superliga B na última temporada, aproveitou o fato de contar com jogadores mais experientes para, mesmo fora de casa, vencer por 3 a 1 (15/25, 25/21, 25/17 e 25/21).

O encontro desta quarta-feira marcou a estreia do ponta Leozinho pelo time da Zona da Mata. O jogador, emprestado pelo Sada Cruzeiro, integrou a seleção brasileira que terminou na quarta posição o Mundial sub-23 disputado no Cairo, capital do Egito. Depois de vencer o primeiro set, os mineiros tomaram a virada, tendo dificuldades para reverter as vantagens abertas pelos cariocas.

Nesta quinta-feira, os times se enfrentam novamente em Juiz de Fora. Se o JF vencer, o Desafio Minas-Rio será decidido no golden set, mesmo formato que marcará a decisão da Superliga masculina, que começa no dia 14 de outubro.

Antes deste jogo, o JF já havia feito amistosos contra o Botafogo (uma vitória e uma derrota), além de dois jogos contra o Montes Claros (duas derrotas). O Sesc, por sua vez, fará em setembro uma viagem para Argentina, onde disputará um quadrangular contra Personal, Bolívar, Sada Cruzeiro e Ciudad Voley.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cultura

Data: 31/08/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/cultura/31-08-2017/galeria-hiato-abre-mostra-homenageando-pintura.html

Título: Galeria Hiato abre mostra homenageando a pintura

Fragmentos de bambolês de diferentes cores se misturam para formar um orgânico padrão. Parecem flores. Parecem muitos círculos. Parece pintura. Sem tintas ou pincéis, Marcos Cardoso disserta sobre uma fatura que também é pintar. O artista de Paraty, reverenciado por Lygia Pape e em crescente reconhecimento pelo país, apresenta em “Pintura do tipo brasileira”, que a Hiato – Ambiente de Arte inaugura nesta quinta, 31, às 20h, um tratado sobre uma expressão, sem dela lançar mão. Pintura, portanto, não é técnica, mas gesto.

“Não necessariamente para falar de pintura, é preciso pintar. Uma fotografia poderia ter o discurso da pintura. O Marcos Cardoso, por exemplo, dificilmente trabalha com suportes que se aproximam da pintura. Ele tem obras com restos, seriações e módulos, embalagens de biscoito, guimbas de cigarro. Na exposição ele trabalha com bambolês. Ele não está pintando e está produzindo algo de uma visualidade muito grande, uma produção pictórica”, reflete Petrillo, coordenador da galeria que escolheu o tema para comemorar seus 15 anos de estrada.

“A pintura do tipo brasileira não teve influência tão europeia. A pintura da geração de 1980 é vista como não tendo recebido a interferência tão forte das vanguardas europeias. Acredito que tenha tido, sim, mas o fato é que a pintura brasileira é diferente. Podemos ver isso na Lúcia Laguna, Daniel Senise, Daniel Lannes, que são artistas emergentes e estão fazendo um supertrabalho, com um grande reconhecimento”, pontua o artista, um dos 16 integrantes da mostra que reúne nomes exponenciais, como o de Edmilson Nunes, que “pinta” com tecidos.

Da figuração ao abstrato, a exposição, que já foi apresentada no Rio de Janeiro, em formato diminuto, defende, em Juiz de Fora, a permanência de uma expressão que se faz mutante, contemporânea tanto na geometria de Manfredo de Souzanetto quanto na placidez da realidade fria de Mirela Luz. Também é contemporânea na visceralidade e urbanidade da pintura de Antônio Bokel, um dos principais nomes da atualidade, presente em coleções como a de Gilberto Chateaubriand .

“Inspirada no desejo modernista de totalidade e baseada na apreensão tipológica ou taxonômica de algumas obras especificamente circunscritas na esfera do campo pictórico, a exposição justapõe trabalhos de dimensões variadas e elementos estéticos plurais que vão desde a silenciosa planaridade dos colorfields às narrativas figurativas de cunho político. Encontram assim uma espécie de transição de linguagens exatamente entre a figuração e a abstração”, explica a curadora da mostra, a pesquisadora e crítica de arte Renata Gesomino.

Segundo Petrillo, que expõe pintura azul e dourada, como se fossem sequência das recentes fotografias de estruturas de telhado, há uma força muito grande da tinta na arte contemporânea. “A pintura, o desenho, estão voltando com muita força. Não apenas a pintura do quadro, mas o engenho, de ir colocando camada sobre camada”, comenta. “Não diria que há um novo lugar para a pintura, ela ocupa o mesmo lugar de sempre. Muito se falou, e ainda se fala, de morte da pintura, mas os fatos mostram que isso, de fato, nunca se deu”, completa Osvaldo Carvalho, produtor da mostra e autor da série de pequenas telas nas quais exalta um urbano que se funde com o próprio procedimento adotado nas obras, como retratos de uma atualidade brutal. “Falar em originalidade é falar de um sentimento, ou seja, de algo que não se pode medir. Assim vejo a ‘originalidade’, não há fórmulas para determiná-la, então quando surge tem algo mais de espanto que de previsão”, pontua Carvalho.

Profusão de cores e cristal

Da mesma forma que a originalidade parte da particularidade do sujeito, toda obra fala de seu autor. E há muito de seu coordenador nas paredes da Hiato – Ambiente de Arte. Por isso a escolha pela pintura, expressão da qual o jovem chegado de Valença para cursar artes e design na UFJF, ainda na juventude, nunca abriu mão. Aluno da Associação de Belas Artes Antônio Parreiras e também da universidade, equilibrou-se entre dois polos, entre dois fazeres e entre duas instâncias. “Apesar de eu estar desenhando mais, a pintura é o que grita mais alto para mim”, confirma Petrillo.

Nesses 15 anos, segundo Petrillo, nunca privilegiou-se uma expressão em detrimento de outra. Pelo contrário. Sempre existiu, garante, a preocupação com um pensar “a produção cultural, um desejo de renovar e criar intercâmbios”. “A Hiato começou a ser vista no Rio de Janeiro. Aprendi a trabalhar e a perceber que não é apenas o retorno financeiro que interessa, mas o retorno institucional. Não quero só colocar quadros nas paredes, mas pensar, refletir, ter critério”, orgulha-se ele, chamando atenção para o projeto “Dez ao cubo”, iniciado pela galeria e já em sua décima exposição, com duas exibições no exterior e cerca de 250 artistas atingidos. “Nossa meta é chegar aos 1.000 artistas.”

“O dia em que abri a galeria foi muito significativo”, recorda-se o artista. “Lembro de sentar na porta e pensar que meus problemas haviam acabado. Não vi os oito meses mais difíceis da minha vida passar. E quando acabou a obra ainda tinha o projeto para tocar. A Hiato não é um projeto pessoal, mas uma proposta de vida que quero que dê frutos. Foi algo que fiz com muito custo e entrego para a sociedade. Acho que a gente não escreveu na areia, para deixar a água passar. Inscrevemos na pedra.”

Abertura nesta quinta, 31, às 20h. Visitação de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h, aos sábados, das 9h às 13h, na Hiato – Ambiente de Arte (Rua Coronel Barros 38 – São Mateus). Até 16 de setembro.

— —