congressocaxias

Professora Andréia Cristiane Carrenho Queiroz e mestrando Erasmo Montes Assis de Bem (Foto: arquivo pessoal)

Entre os dias 9 e 12 de agosto, o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Associação Ampla da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Erasmo Montes Assis de Bem, e a orientadora Andréia Cristiane Carrenho Queiroz, professora do Departamento de Educação Física do campus Governador Valadares da UFJF, participaram do XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Erasmo apresentou dois pôsteres durante o evento: Presença de obesidade e sedentarismo em hipertensos diabéticos participantes de feiras de saúde em Governador Valadares-MG e Avaliação da pressão arterial ambulatorial e clínica em frequentadores de praças e parques públicos de Governador Valadares. Os trabalhos apresentados foram construídos conjuntamente pelo mestrando e por estudantes de graduação da UFJF-GV. São oriundos de pesquisas que envolveram professores de diferentes departamentos do Instituto de Ciências da Vida, além da colaboração externa da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Segundo Erasmo Montes Assis do Bem, a participação no Congresso possibilitou o contato com uma série de profissionais ligados ao tema de suas pesquisas. “Foi enriquecedor tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. Tive a oportunidade e o prazer de participar de diversas palestras e cursos ministrados por professores e profissionais renomados da área da saúde que engrandeceram o meu conhecimento, além da oportunidade de apresentar dois pôsteres que continham dados coletados por nossa equipe da UFJF-GV. Ademais, tive a honra de conhecer e conversar com muitos professores doutores da área em qual pesquiso. Este congresso fez aumentar, ainda mais, o meu interesse pela pesquisa, podendo assim, contribuir para o desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida para a sociedade. ”

Já a professora da UFJF-GV, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz, ministrou três palestras durante o Congresso. Hipertensão: entendendo a doença e os riscos e benefícios do exercício; Avaliação pré-participação  e Riscos e benefícios do exercício resistido no hipertenso. “Tive ainda o prazer de ter sido convidada a participar do colóquio ‘Mitos e verdades no paciente hipertenso’”, destacou.

A participação no evento foi financiada pela organização do XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Instituto de Ciências da Vida, Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa da UFJF-GV e Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Associação Ampla da UFJF e da UFV.

Confira os títulos e respectivos autores dos trabalhos apresentados:

Título: Presença de obesidade e sedentarismo em hipertensos diabéticos participantes de feiras de saúde em Governador Valadares-MG. Autores: Erasmo Montes Assis de Bem, Diego Alves dos Santos, Sabrina Stefany da Silva Souza, Keveenrick Ferreira Costa, Clarice Lima Álvares da Silva, Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz.

Título: Avaliação da pressão arterial ambulatorial e clínica em frequentadores de praças e parques públicos de Governador Valadares. Autores: Keveenrick Ferreira Costa, Diego Alves dos Santos, Erasmo Montes Assis de Bem, Gabriel Mendes de Oliveira, Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz.