nago

Equipe do Núcleo de Agroecologia da UFJF em Governador Valadares

Você já comeu Purê de Cará do Ar? Já experimentou a Geleia das flores de Chanana? Saboreou um Brigadeiro de Cará Roxo Amazônico? Tomou o Chá de Plantago Major? Estas e outras receitas fizeram parte do cardápio da “Roda de Saberes e Sabores com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)”, uma atividade avaliativa da disciplina Botânica e Agroecologia, realizada com estudantes do primeiro período do curso de Nutrição e promovida pelo Núcleo de Agroecologia da UFJF em Governador Valadares (NAGÔ), sob coordenação do professor Reinaldo Duque Brasil.

Pancs são plantas que não estão disponíveis nos grandes mercados, mas encontradas facilmente em pequenos produtores da região ou até mesmo em terrenos baldios, conforme ressaltou Gustavo de Almeida Santos, Técnico em Agroecologia da UFJF-GV. “A maior parte dessas plantas são produzidas pela agricultura familiar da região, mas em muitos casos nós a encontramos em terrenos baldios, quintais e hortas urbanas”. É o caso da Chanana, extremamente comum em Governador Valadares, conforme ressaltou a estudante Isabela Figueiredo de Souza. “A Chanana, também conhecida como Bom Dia, é encontrada em beira de calçada aqui na cidade. A partir do momento que você identifica a flor, você pode colher e higienizar para fazer uma farofa, geleia ou chá”.

De acordo com o professor Reinaldo Duque Brasil, além de oferecer uma nova experiência alimentar, o consumo das PANCs possibilita uma alimentação mais saudável e sustentável. “Tem muita planta que a gente chama de mato e que poderia ser aproveitada, já que tem potencial nutritivo e terapêutico. Temos que fugir dos impérios alimentares destas indústrias”.

A estudante Adriana Santos Ferreira, uma das integrantes do grupo que estudou a planta Cará do Ar, destacou que a atividade estimulou a pesquisa e a socialização de conhecimentos sobre as PANCs. “O trabalho abriu nossa mente para estes produtos e para a possibilidade de mudança de nossos hábitos alimentares”.

Conheça as PANCs apresentadas nesta quarta-feira (09).

Clique aqui e confira outras fotos.