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Iniciativa visa refletir sobre o tema, problematizando a inclusão de pessoas com deficiências e outras necessidades educativas especiais no contexto da escola regular (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O projeto de extensão “(Re)significando a inclusão escolar”, cuja abertura acontece nesta segunda-feira, 7, às 19h, na sala 15 da Faculdade de Educação (Faced), disponibiliza 20 vagas para a participação de docentes e técnico-administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa visa trazer a reflexão sobre a temática da educação e da diversidade, problematizando a inclusão de pessoas com deficiências e outras necessidades educativas especiais no contexto da escola regular.

O evento conta com a participação da professora Margareth Campos Moreira (da Prefeitura de Juiz de Fora) e do pró-reitor adjunto de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim, e será mediado pela professora Elita Betânia de Andrade Martins, do Departamento de Educação da Faced.

O projeto está articulado às iniciativas do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Neped) da UFJF, em parceria com o Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e da Educação (Nesce).

Inscrições
As inscrições para o curso, que é gratuito, devem ser feitas mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site da Faculdade de Educação (Faced). Os interessados podem baixar o arquivo com a ficha de inscrição, preencher e enviar para o e-mail nucleo.neped@ufjf.edu.br.

Educação inclusiva
O projeto integra uma ação de extensão que encontra-se em andamento desde novembro de 2016. No âmbito desta ação já foram realizadas quatro “rodas de conversas” sobre educação inclusiva com professores da educação básica e superior do município de Juiz de Fora, além de licenciandos da UFJF.

O curso visa complementar esta ação de extensão, oferecendo uma atividade para aprofundamento dos conceitos acerca da inclusão. “Esperamos com este projeto contribuir para a formação inicial e continuada de educadores, no sentido de oferecer subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de uma prática pedagógica alicerçada no princípio da aceitação e do respeito à diversidade humana”, explica a professora da Faced, Katiuscia Antunes.

Programação
A programação completa envolve sete módulos temáticos: “Adaptações curriculares, atendimento educacional especializado e plano de desenvolvimento individualizado”; “O autismo e outros transtornos globais do desenvolvimento”; “Deficiência visual e outras afetações da capacidade visual”; “Surdez e outras afetações da capacidade auditiva e linguagem”; “Deficiência física e deficiências múltiplas”; “Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade”; e “Deficiência intelectual e outras afetações cognitivas”.

A atividade de encerramento do curso será o 3º Seminário Internacional Diferenças e Educação (Side), que deverá ser realizado entre os dias 22 e 24 de novembro. Os alunos poderão participar do Side, mediante inscrição prévia. Todas as informações do evento, bem como a ficha de inscrição, estão disponíveis neste site.

A carga horária total do curso de extensão inclui a participação no Seminário. Caso algum aluno não participe do evento, receberá um certificado com carga horária menor.

“Estamos trabalhando para que esse curso possa contribuir para a formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais que atuam na educação e se preocupam em proporcionar às pessoas com deficiência e outras necessidades especiais condições favoráveis para o seu processo de escolarização”, finaliza Katiuscia.

Outras informações:
(32) 2102-3650 – Faculdade de Educação da UFJF