A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou nesta quarta-feira, dia 26, a matrícula presencial dos convocados nos processos de reclassificação do Sisu 2017 – 2ª edição, Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e vagas ociosas. No campus avançado de Governador Valadares (UFJF-GV), esta etapa ocorre no prédio da Faculdade Pitágoras (Rua Dr. Raimundo Monteiro de Rezende nº 330, Centro). Em Juiz de Fora, o procedimento é realizado no anfiteatro das pró-reitorias, localizado no prédio da Reitoria.

Na UFJF-GV, são esperados cerca de 140 novos estudantes. Nesta terça, 26, são recebidos os calouros de Administração, Direito, Odontologia e Nutrição. As matrículas continuam na quinta, com os ingressantes em Medicina, Educação Física, Fisioterapia, Ciências Econômicas e Farmácia.

O primeiro dia de matrículas foi decisivo para o calouro de Medicina, Ronaldo Pereira Pavione, de 23 anos. Estudante de Engenharia Mecânica e Aeronáutica da Universidade Federal de Itajubá, Ronaldo decidiu mudar sua trajetória a menos de um ano da formatura. “Após quatro anos de Engenharia, resolvi trocar de curso. É uma grande oportunidade, pois Governador Valadares é uma cidade de destaque no Leste de Minas, e muito mais próxima da minha casa”, relatou o jovem, que é natural de Ipanema, interior do estado.

Ele conta que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi uma surpresa para a família. “Minha mãe começou a chorar e meu pai foi contra, inicialmente. Mas eu já estava disposto a mudar de curso e vir para mais perto de casa. Antes eram 20 horas de viagem, agora são três”. Para o novo calouro da UFJF-GV, as expectativas são as melhores: “por ser um campus avançado da UFJF, Universidade onde meus primos estudaram e onde sei que vou ter um ensino de qualidade”, finalizou.

Os horários de matrícula de cada curso foram definidos pela Cdara, sendo distribuídos de acordo com a forma de ingresso na Universidade e pelo curso pretendido. O cronograma pode ser conferido no site da Cdara, que também disponibilizou uma lista de documentos e formulários que precisam ser entregues pelos aprovados.

De acordo com a Cdara, é necessário que o candidato respeite o cronograma de atendimento para o respectivo curso. As datas e horários podem ser conferidos no site da coordenadoria.  As vagas que não forem preenchidas serão divulgadas em um próximo edital de reclassificação previsto para o dia 2 de agosto.