IMG_3303

Entre os dias 13 e 14 de julho, estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realizaram visitas técnicas às instalações da Barbosa & Marques (Laticínios Regina), localizada no bairro de Lourdes, em Governador Valadares.

A atividade procurou agregar entendimento aos conteúdos ministrados em sala de aula nas disciplinas de Gestão de Operações II, Gestão de Operações III e Gestão da Qualidade, conforme ressaltou o professor do Departamento de Administração da UFJF-GV, Jullierme Miller do Carmo. “O diálogo produzido em sala de aula visa a construção de conceitos a partir de observações feitas no desenvolvimento técnico-científico e reforçadas ao se realizar uma visita de campo”.

Os 30 estudantes que participaram da atividade puderam observar algumas técnicas aplicadas aos processos de armazenamento, movimentação e transporte de materiais, planejamento e controle da produção, controle de qualidade dos produtos fabricados, bem como os procedimentos operacionais de processamento de alguns produtos específicos, como leite UHT e bebidas lácteas à base de soro do leite. “O local foi escolhido por ser uma indústria de transformação, foco essencial das disciplinas. A Barbosa & Marques é uma importante indústria do setor lácteo e por agregar processos e ferramentas de gestão da produção, os discentes puderam visualizar no dia a dia de uma operação, como tais ferramentas e técnicas de planejamento e gerenciamento são executadas e controladas no ‘chão de fábrica'”, ressaltou Jullierme.

O professor destacou ainda que outras visitas serão programadas para os próximos semestres. “Estamos fazendo contato com outras empresas e o intuito é de criar mecanismos práticos para que o estudante consiga entender como o conhecimento teórico pode ser desdobrado em práticas aplicáveis nas organizações. Para o aluno que ainda não teve contato com o mercado de trabalho, considero ser de suma importância atividades dessa natureza”, concluiu.