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Foi realizado na manhã desta sexta-feira (14), o I Seminário sobre Cuidado Farmacêutico da UFJF-GV: inovação curricular e cenários de prática para o Ensino. O evento promovido pelo Departamento de Farmácia contou com ampla participação da comunidade acadêmica, profissionais da saúde e servidores do município de Governador Valadares.

Um dos organizadores, o professor Tiago Reis abriu o evento com a palestra “Implantação do Cuidado Farmacêutico no SUS”. Oportunidade em que citou exemplos de municípios que realizaram com sucesso a implantação do Cuidado Farmacêutico, entre os quais: Curitiba (PR), Salto Grande (SP), Lagoa Santa (MG) e Betim (MG).  Tal medida possibilitou inserir a assistência farmacêutica nas práticas clínicas, aumentando os benefícios à população na mesma medida em que minimiza os riscos relacionados à farmacoterapia. “A implantação do Cuidado Farmacêutico é possível e necessária. Todos saem ganhando. A sociedade melhora sua qualidade de vida e os municípios têm benefícios econômicos, uma vez que reduzem as perdas por medicamentos vencidos, as internações e consultas de emergência, por exemplo”, destacou Tiago Reis.  

Professor do Departamento de Farmácia do Campus de Divinópolis da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), André Baldoni falou sobre a experiência acumulada na instituição com a mudança curricular e a implantação do Cuidado Farmacêutico. Em Divinópolis, a Universidade oferece, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, serviços clínicos farmacêuticos com o objetivo de garantir um atendimento humanizado aos usuários de medicamentos do município.  “O cenário ideal de formação e de prática de cuidado é aquele que atende as necessidades dos estudantes e dos usuários do sistema de saúde, respectivamente”, ressaltou André Baldoni.

Antes de uma Roda de Discussão sobre as estratégias de mudança curricular e a implantação do Cuidado Farmacêutico na UFJF-GV, a professora do Departamento de Farmácia, Simone de Araújo, ressaltou algumas potencialidades e desafios nos cenários de prática para o ensino do Cuidado Farmacêutico. “Percebemos através da quantidade de demandas existentes no exemplo de Divinópolis, que é necessário termos uma importante quantidade de pessoas  e recursos envolvidos, recursos, respaldo político e institucional”.