A fim de ampliar o diálogo sobre sustentabilidade, a organização do IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (Epea) reaproveitará cortinas do Anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os banners de antigas campanhas e eventos da instituição e cabos elétricos descartados, para fabricação de bolsas, que serão distribuídas no evento. Com início em agosto, o Epea discutirá a questão ambiental na América Latina, tendo a participação de palestrantes de toda esta porção do continente.
Diversos setores da Universidade se articularam para a realização das bolsas. A coordenadora de Sustentabilidade da UFJF, Rosana Colombara, conta que a ação foi proposta pela professora da Faculdade de Educação (Faced) e organizadora do evento, Angélica Cosenza. “A professora nos procurou para saber se havia algum material reciclável disponível para a confecção das bolsas, e coincidiu com o fato de que as cortinas do ICE estavam sendo trocadas. Além disso, tinha um excesso de banners de lonas de PVC e cabos elétricos em nosso depósito, e adoramos a perspectiva de reutilizar os três juntos”.
Ao todo, 20 cortinas e 52 banners se transformarão no corpo das bolsas, enquanto a fiação, que veio de aparelhos danificados ou em desuso, como computadores, impressoras, telefones, etc, será usada nas alças. O professor do Instituto de Artes e Design da UFJF, André Moll, ficou responsável por desenvolver o design do acessório, que é resistente e tem caráter mais utilitário.
Para a confecção da bolsa, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (Intecoop) indicou a costureira Cláudia de Carvalho Rêgo, que integra a Cooperativa de Pessoas com Deficiência (Coopdef) e há cinco anos produz novas peças a partir de calças jeans. Com o auxílio de sua mãe, Robélia de Carvalho, irá fabricar cerca de 350 bolsas, com dimensões de 36 cm de altura e 43 cm de comprimento. De acordo com a costureira, “o material não é difícil de ser trabalhado, basta o banner estar bem conservado, para que o acabamento fique bonito. No mais, uma boa tesoura e uma máquina resistente dão conta de fazer a bolsa”.
Canecas também estão sendo modeladas em barro por integrantes da Coopdef, para serem distribuídas no Encontro. A organizadora, Angélica Cosenza, explica que a iniciativa de trabalhar com a cooperativa parte do pressuposto que, “sustentabilidade é muito mais do que reduzir, reutilizar e reaproveitar. Incluir e voltar o olhar para os que estão à margem da sociedade consumista também é um ato sustentável, que precisamos pôr em prática.”
Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental
Organizado pelo Grupo de Educação Ambiental da UFJF (GEA/UFJF), o Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental é um evento bienal, que conta com a presença de pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de todo o país, bem como professores e estudantes interessados em Educação Ambiental. Sua nona edição será realizada entre os dias 13 e 16 de agosto, na Faced UFJF, e pela primeira vez os participantes poderão levar para casa suvenires sustentáveis. As inscrições podem ser feitas pela internet, até o dia 2 de agosto.
Outras informações: IX Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental