Na manhã desta quarta-feira, 12, a professora Maria Cristina Vasconcellos Furtado tomou posse como nova diretora da Faculdade Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juntamente com ela, o professor Tadeu Coutinho assumiu o cargo de vice-diretor, antes ocupado por Maria Cristina. A cerimônia aconteceu no anfiteatro da própria faculdade e reuniu a comunidade da Faculdade, familiares, representantes de outras unidades, além de membros da administração superior.
Angelo Atalla, que deixa o cargo de diretor, se diz honrado em passar a diretoria para os dois amigos. “A Faculdade de Medicina só tem a ganhar com a presença da Cristina e do Tadeu. Ambos representam muito na história da medicina em Juiz de Fora não apenas por sua competência como médicos, mas pelo caráter e capacidade para lidar com as adversidades.”
Atalla também comentou sobre a necessidade de uma formação correta, sólida, não só científica, como humana. “A Faculdade de Medicina tem a tradição de seriedade e competência. Como médicos em uma instituição federal, temos uma dívida com a sociedade, e para compensá-la, precisamos formar profissionais cidadãos. Isso implica liderança, empreendimento, esforço e competência. A Cristina, com sua visão holística da medicina e o Tadeu, como grande educador, têm toda capacidade para continuar esse trabalho e fazer a faculdade brilhar cada vez mais”, encerra.
A nova diretora Maria Cristina Vasconcellos Furtado iniciou seu discurso assinalando o novo cargo como um grande desafio. “Temos que encarar e aceitar os desafios que a vida nos impõe. Ou Deus, como prefiro acreditar”, diz.
Cristina faz uma analogia a um músico que, pela primeira vez, se apresentaria em um grande teatro com outros artistas: “Não dá para ser a ‘criança tímida’ para sempre. É preciso coragem para reger uma grande orquestra e cativar o público. No nosso caso, não somos apenas eu e o Tadeu os empossados, mas a imensa orquestra que é composta por cada um de vocês, alunos, professores, TAEs e terceirizados, que irão nos ajudar nessa gestão.”
Segundo ela, a Faculdade de Medicina da UFJF mudou a história da medicina da cidade, formando médicos com grande capacidade técnica, moral e humanística. “O afastamento da família é justificado pelo interesse que temos em tornar melhor a vida das pessoas”, completa.
O reitor Marcus Vinicius David ressaltou a grande contribuição da Faculdade de Medicina à comunidade. “O trabalho que a Faculdade exerce é fundamental para a Universidade, para a cidade e região. Tem como marca a excelência, comprovada por altos índices de aprovação nas avaliações nacionais, além de notável produção científica”.
Encerrando a cerimônia de posse, Marcus David destacou, também, a série de desafios assumidos na busca do desenvolvimento e avanço da Faculdade, como a melhoria da infraestrutura, o estudo sobre o melhor regime de trabalho para os professores e o avanço nas obras do Hospital Universitário (HU). Este último, enfatiza, não é um processo simples: “Traz desafios de naturezas jurídica, técnica e orçamentária. Mas, apesar disso, estamos avançando e superando, aos poucos, esses problemas”.
Marcus David encerrou a cerimônia cumprimentando o ex-diretor e os novos. “Agradeço ao Angelo Atalla pelo trabalho que realizou, ajudando a conduzir a Famed até o celebrado estágio em que se encontra, e desejo sucesso na condução dos trabalhos da nova diretoria, que tem todo apoio da nossa gestão para a Faculdade continuar nesse caminho de êxito e relevância para todos da comunidade.”
Outras informações: (32) 2102-3841/3845 – Faculdade de Medicina