IMG_7183

Paulo Barone, Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (Foto: Ivan Bretas)

IMG_7272

Girlene Silva, Vice-reitora da UFJF (Foto: Ivan Bretas)

IMG_7285

Peterson Andrade, Diretor Geral da UFJF-GV (Foto: Ivan Bretas)

IMG_7215

André Merlo, Prefeito de Governador Valadares (Foto: Ivan Bretas)

IMG_0059

Plenário da Câmara Municipal (Foto: Juliana Souza)

Em audiência realizada na tarde desta segunda-feira (10), na Câmara Municipal de Governador Valadares, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai liberar cerca de R$ 20 milhões para a construção de um imóvel no bairro Santa Rita e aquisição do prédio que atualmente pertence à Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV), no bairro Vila Bretas.

O anúncio foi feito pelo Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Paulo Barone. “Nós estamos assegurando que vamos garantir a liberação de recursos financeiros para a construção do imóvel no bairro Santa Rita, que vai abrigar os cursos de Nutrição e Farmácia; e a compra do imóvel da FAGV, que está em tratativas avançadas”. O MEC prevê ainda a liberação de outros recursos cujos valores ainda não foram definidos, para a estrutura do campus que está com a obra paralisada. “Além desse montante, buscaremos mais recursos para realizar o projeto executivo da recuperação estrutural do terreno do campus, que está em estágio inicial de construção, com terraplanagem e drenagem não concluídas. Precisamos recuperar as áreas atingidas por eventual desmoronamento na terraplanagem, a drenagem, a proteção das encostas e todas as outras medidas necessárias para construção dos primeiros blocos”, destacou.

Fruto de uma série de solicitações da Administração Superior junto ao MEC, o anúncio agradou à vice-reitora da UFJF, Girlene Silva. “A implantação efetiva da UFJF-GV passa pelo compromisso destas instituições. De nada adianta a UFJF lutar pela implantação do campus, se o MEC não disponibilizar recursos. Então essa audiência foi muito importante, pois o MEC, prefeitura, CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) e DNIT (Departamento Nacional de Estruturas de Transportes) se comprometeram a ajudar a UFJF. Algo que não acontecia desde quando a instituição veio para Governador Valadares, em 2012”.

Para Peterson Andrade, diretor geral da UFJF-GV, esta audiência foi diferente das três anteriores realizadas em Brasília e em Governador Valadares. “O evento já iniciou com a declaração do MEC para a liberação dos recursos para o investimento em obras e aquisição de um imóvel em Governador Valadares. Além disso, recebemos o compromisso por escrito do DNIT com a prioridade para os estudos técnicos para o acesso ao campus e a presença do gestor da CEMIG que tem orientado a UFJF nas ações para a construção da rede elétrica no terreno”.

Embora satisfeito com os avanços anunciados nesta segunda-feira, o diretor da UFJF-GV destacou ainda a necessidade da articulação interfederativa para a questão do Hospital Regional, em construção na cidade de Governador Valadares, e um maior esforço intersetorial entre o MEC e Ministério da Saúde para a certificação do Hospital Municipal da cidade como Hospital de Ensino. “Precisamos de uma visão da educação pública como política de estado e não de governo, partido ou grupos políticos. Afirmamos que a educação pública não pode ser tratada para fomentar disputas de poder, pois lidamos com vidas e com pessoas em processo de formação. Agora seguiremos com uma maior segurança para a continuidade dos trabalhos de desenvolvimento de uma universidade federal na Região Leste de Minas Gerais”, concluiu Peterson.

Lígia Barbosa, representante do Diretório Central dos Estudantes e discente de Medicina da UFJF-GV, comemorou o compromisso assumido pelo MEC, porém destacou que é necessário estipular prazos. “Preocupa um pouco não saber quando tudo isso vai acontecer. Cabe a toda a comunidade acadêmica cobrar o prazo para a liberação do dinheiro e para o pontapé inicial na retomada das obras”.

A audiência contou ainda com a participação dos deputados federais Leonardo Quintão e Caio Narcio; do líder de negócios da Cemig, Claudemiro Cunha; do vereador de Governador Valadares, Alessandro Ferraz; e do secretário Municipal da Fazenda de Governador Valadares e professor da UFJF, Jamir Calili.

Veja mais fotos da audiência.