(Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

As férias estão aí e finalmente podemos descansar e recuperar as energias para o próximo semestre. Porém, se você pensa em turbinar seu currículo com alguns cursos on-line, gratuitos e de curta duração, no UFJF Oportunidades de hoje separamos alguns que podem te interessar:

Metodologia Científica – O TCC tá chegando e batendo na porta? Você ainda tem dúvidas de como formatar um artigo científico? Este curso ensina a elaborar um trabalho de conclusão de curso, desde a seleção do tema, tal como definir objetivos, identificar e descrever um problema, fundamentar sua argumentação com base em trabalhos de outros autores, coletar e analisar dados e como apresentar resultados e conclusões de forma concisa e clara. O curso é on-line e tem carga horária de 45 horas. Clique aqui

Introdução ao Marketing Analítico – Na hora de vender um produto, uma imagem ou conceito, o Marketing se torna uma ferramenta indispensável. Direcionado a profissionais, estudantes e interessados da área que desejam conhecer os fundamentos básicos de Marketing Analítico e sua aplicação prática, o curso de Introdução ao Marketing Analítico é on-line, gratuito e tem como objetivo apresentar algumas técnicas de forma prática. Entre o conteúdo apresentado, estão: desenvolver métodos de levantamento de dados primários e secundários; segmentar o mercado com base no comportamento do consumidor; gerar insights para o posicionamento de marca, entre outros. Inscrição até 13/07! Veja mais

Engenharia Econômica – Engenharia Econômica é a avaliação sistemática dos aspectos econômicos de soluções propostas para problemas de Engenharia. Mais especificamente, ela fornece métodos que permitem tomar decisões relacionadas à economia de forma a reduzir custos e/ou maximizar benefícios para alguma organização. O curso trata de temas como modelos de projeção de fluxo de caixa e ferramentas de análise de investimentos para sua empresa, passando também por juros simples, taxa nominal e real. O curso é on-line e tem carga horária de 45 horas. Confira!

Arquitetura sustentável – A atual situação de degradação ambiental tem sido muito discutida nos últimos anos. Um dos principais fatores agravantes dessa situação é a crescente demanda energética e suas atuais formas de produção. Pensando nisso, a arquitetura tem cada vez mais pensado em maneiras de proteger nosso planeta, que vão desde a preocupação de poupar água, aproveitar a luz solar para o aquecimento da água até o uso de materiais ecológicos. Este curso traz algumas definições sobre sustentabilidade e a relação que a arquitetura com a questão ambiental. Inscrições aqui.

Jornalismo e Literatura – Uma relação possível – Apesar de áreas distintas, há vários pontos em que os dois estudos se encontram. Seu objetivo, a partir de uma investigação teórica a respeito da narrativa literária, da produção de reportagem e dos elementos em comum entre as duas narrativas, é analisar quatro edições da revista Veja e quatro edições da revista IstoÉ, verificando que tipo de influência o jornalismo recebe da literatura, no que se refere ao narrador; ao tipo de construção da narrativa, especialmente no que diz respeito ao conflito; e à tipologia textual predominante, dando atenção à dissertação, descrição e narração usadas nas matérias. Detalhes aqui.

Violência e feminino no cinema contemporâneo – Voltado para estudantes de cinema ou admiradores da sétima arte, este curso investiga a associação entre a violência e o feminino no cinema contemporâneo. O curso faz um estudo de como funcionava a representação da violência feminina no cinema nos últimos anos, e busca debater os caminhos que permitiram considerar a violência feminina uma parte do imaginário cinematográfico, ao mesmo tempo em que levanta a discussão da necessidade de um novo tipo de personagem feminina e como deve ser realizada essa representação. Saiba mais.