Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 04/07/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/cidade/04-07-2017/bombeiros-atravessam-represa-dr-joao-penido-no-dia-mais-frio-do-ano.html

Título: Bombeiros atravessam Represa Dr. João Penido no dia mais frio do ano

No dia mais frio do ano até agora em Juiz de Fora, com termômetros oficiais marcando 8,7 graus na madrugada terça-feira (4), 58 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizaram a tradicional travessia da Represa Doutor João Penido. A 10ª edição do Desafio de Inverno encerra as ações da Semana da Prevenção do 4º Batalhão de Bombeiros Militar.

Por volta de 6h, os oficiais deram início ao evento atravessando o trecho de mil metros da represa sem o uso de equipamentos ou roupas especiais. Segundo o Inmet, no momento da atividade, a temperatura no termômetro oficial localizado no campus da UFJF marcava 9,1 graus. Para os Bombeiros que estavam na represa, a sensação era de temperaturas ainda mais baixas. Após a travessia, os militares seguiram correndo até a sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Brasil, totalizando 13 km de corrida.

O desafio tem como objetivo apresentar e ressaltar as características dos profissionais, como coragem, disciplina, vigor físico e superação de fatores adversos, entre eles, o frio, a umidade e o cansaço. As atividades compõem o calendário de comemorações relacionadas ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no último domingo. Durante a Semana da Prevenção, os militares realizaram várias ações pela cidade para divulgar importância de uma cultura de prevenção, principalmente contra acidentes e incêndios.

— —

Veículo: Indústria de Laticínios

Editoria: Notícias

Data: 04/07/2017

Link: http://revistalaticinios.com.br/sem-categoria/minas-lactea-discute-qualidade-do-leite-para-atingir-novos-mercados

Título: Minas Láctea discute qualidade do leite para atingir novos mercados

A qualidade do leite como questão fundamental para a abertura de novos mercados para a indústria de laticínios está na pauta de discussões do Minas Láctea, que acontece de 18 a 20 de julho, em Juiz de Fora (MG). Os principais especialistas do Brasil e do exterior estarão reunidos em eventos especiais no Instituto de Laticínios Cândido Tostes para debater o tema e buscar soluções a partir da experiência de outros mercados internacionais.

Encontro técnico sobre qualidade intrínseca do leite

Marcado para o dia 18, o encontro pretende criar um fórum permanente de discussão sobre qualidade do leite, além de uma rede de pesquisa e desenvolvimento de projetos na área. Já confirmaram presença representantes da EPAMIG, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Tropical e da UFJF, UFV, UFMG, Universidade Federal de Lavras e de Pelotas (RS). Segundo o coordenador do Minas Láctea, Adauto Lemos, a ideia é aperfeiçoar conhecimentos sobre o leite brasileiro, o impacto dos cruzamentos genéticos de nossas raças sobre a produção leiteira e suposições futuras.

Seminário Brasil-Itália

Na quarta-feira, 20, representantes do G100 (Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios) e da Universidade de Parma, na Itália, se reunirão para discutir a qualidade do leite, apresentando os caminhos que a Itália adotou  em seu território e em países parceiros. A Itália possui inúmeros exemplos de sucesso de empresas italianas que investiram em outros mercados de leite e que precisaram adaptar a qualidade desse leite para a linha de produção que se desejava, explica Adauto Lemos. O seminário pretende ainda realizar uma revisão dos estudos brasileiros, balizando as  indústrias sobre os melhores caminhos a serem seguidos.

Seminário latino-americano: 3º Inovalácteos

Organizado pela Agência de Desenvolvimento e Inovação em Lácteos em parceria com a EPAMIG, o evento tem programação nos dias 18, 19 e 20, com a finalidade de apresentar inovações disponíveis no mercado para a cadeia laticinista, além de expor produtos que são suporte para a indústria, como softwares, insumos e equipamentos. As inscrições podem ser feitas em www.polodoleite.com.br.

Certificação para Exportação para os EUA

Curso tem como objetivo apresentar as novas exigências da legislação dos EUA aplicadas às empresas interessadas em exportar (ou que já são exportadoras) para aquele país. O curso será ministrado em português por um especialista da University Cornell (EUA), de 18 a 20 de julho, seguindo conteúdo padrão aprovado pela Food Safety Preventive Controls Alliance para o Food and Drugs Administration (órgão fiscalizador dos EUA) com certificação oficial.

Inscrições http://facev.conveniar.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=41

Minas Láctea 2017

Organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), o Minas Láctea é considerado um dos principais encontros do setor lácteo na América Latina. O evento engloba o 31º Congresso Nacional de Laticínios, a 43ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), o 43º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, 43ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e a 38ª Semana do Laticinista.

Quando: 18 a 20 de julho

Onde: EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes (rua Tenente Luiz de Freitas, 116 – bairro Santa Terezinha)

Expominas Juiz de Fora (BR-040 Km 790)

Programação completa em www.minaslactea.com.br

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna César Romero

Data: 04/07/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/04-07-2017/cantora-sandy-desembarca-na-cidade.html

Título: Visita técnica

Quem visitou ontem a Diretoria de Imagem Institucional da UFJF foi o diretor de Comunicação da UFV, Rennan Mafra. Recebido por Márcio Guerra, veio conhecer a estrutura da central de atendimento.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Tribuna Livre

Data: 04/07/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/opiniao/tribuna-livre/04-07-2017/os-descaminhos-da-pratica-da-leitura.html

Título: Os descaminhos da prática da leitura

A minha hipótese, defendida em dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, é que o Brasil não é um país de leitores, porque não formou hábitos da leitura.

Em nosso contexto histórico, alguns acontecimentos corroboram para isso, a saber: a censura à leitura foi uma constante em vários períodos de nossa História; a instalação de um mercado editorial foi tardia (somente em meados do século XIX); expansão e universalização da educação pública de idas e vindas; tradição da formação focada em livros didáticos; influência marcante da cultura audiovisual na vida do brasileiro a partir do século XX e a herança do analfabetismo.

A série de pesquisas “Retratos da Leitura”, que está em sua quarta edição (2015), traz resultados que nos chamam a atenção para refletirmos. Primeiro, é importante apontar que o critério para designar leitor é bem flexível – basta o entrevistado falar que leu nos últimos três meses um livro (inteiro ou em partes). Mesmo assim, praticamente metade da população brasileira é não leitora.

A média de livros lidos aumentou, totalizando 4,96 por habitante/ano, embora continue baixa comparada a outros países da América Latina e da Europa. A tendência dos leitores continua por leitura religiosa, infantojuvenil e de autoajuda. O conhecimento da literatura brasileira é modesto e o da leitura estrangeira é quase inexistente.

Esse quadro nada animador coloca sérios desafios para as políticas públicas culturais e educacionais. Talvez o “projeto nacional” seja este mesmo: manter a maioria da população alijada de bens simbólicos importantes.

Em Juiz de Fora, o contexto não é muito diferente, conquanto aqui exista uma pujança de escritores e de formação superior. Particularmente, espantam-me nossas lideranças políticas.

Na primeira gestão do atual prefeito, houve um movimento de fechamento das bibliotecas escolares, a falta de investimentos em um projeto cultural, educacional e turístico para a Biblioteca Municipal Murilo Mendes, a ineficácia de se debater o Plano Municipal do Leitor, Livro e Leitura e a justificava brochante na época, do superintendente da Funalfa, de que não havia R$ 10 mil para a realização da Lei que institui a Semana do Leitor, Livro e Leitura… Isso revela muito de uma cidade, sua população e seu governo.

Então, há uma saída? Diria que há alguns caminhos: um pacto nacional e dos entes federados em prol da valorização e de investimentos em políticas públicas de incentivo à leitura; formação permanente que envolva pais, professores e bibliotecários para que estes sejam leitores e que possam ser também mediadores da leitura, e realização de bienais e semanas do livro.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 05/07/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/esportes/05-07-2017/equipes-do-uberabinha-visitam-o-atletico-mg.html

Título: Equipes do Uberabinha visitam o Atlético-MG

As equipes sub-15 e sub-17 da Uberabinha/UFJF têm no último compromisso da fase de grupos do Campeonato Mineiro de Base um desafio para lá de árduo. Os locais visitam, na manhã deste sábado (8), o líder geral Atlético-MG em busca de uma remota chance de classificação. Os mais jovens entram em campo às 9h, com o outro embate às 11h na Vila Olímpica, em Belo Horizonte.

O sub-17, com 15 pontos, precisa vencer o Galo e torcer por qualquer tropeço do AMDH (16 pontos) contra o Dínamo. Já a classificação do sub-15 só viria com uma combinação maior de resultados. Detentor de 10 pontos, os locais precisam bater o Atlético-MG. Feito isto, o AMDH (13 pontos) não pode sequer empatar, e o Funorte (11 pontos) não pode vencer o Frigoarnaldo. Se isto ocorrer, Uberabinha/UFJF e AMDH ficam com 13 pontos. Neste caso, o saldo de gols decide a classificação. Hoje, os juiz-foranos têm -8, contra -3 do adversário.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 05/07/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/05-07-2017/rr.html

Título: Solenidade na UFJF

O secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Monteiro Barone, a deputada Margarida Salomão, o renomado astrônomo Nelson Travnik, o secretário de Desenvolvimento Econômico João Matos e o ex-reitor Renê Matos prestigiaram a inauguração do Centro de Ciências da UFJF. Para o reitor Marcus David, “a UFJF cumpre o desafio de mostrar a relevância das universidades públicas, não só para a carreira profissional, mas também para que ocorram transformações profundas na sociedade”.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 05/07/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/grupo-diz-que-pai-de-aluna-sofreu-racismo-na-ufjf-cria-peticao-online-e-universidade-se-posiciona.ghtml

Título: Grupo diz que pai de aluna sofreu racismo na UFJF, cria petição online e universidade se posiciona

A Universidade Federal de Juiz de Fora se posicionou nesta quarta-feira (5) em resposta à criação de um abaixo-assinado denunciando racismo institucional na unidade e pedindo ações de combate.

O Coletivo PretAção lançou a campanha no último domingo (2) e, de acordo com o grupo, o caso em questão ocorreu um mês antes. De acordo com o grupo, na ocasião, uma estudante foi até o Instituto de Artes e Design (IAD) na universidade, acompanhada do pai, que foi cercado por seguranças armados, que o acusaram de ter roubado o carro em que estavam.

Desde então, o movimento foi compartilhado nas redes sociais, novos posts foram criados e a petição online “Pelo fim do racismo institucional na UFJF” já alcançou mais de 500 assinaturas. O G1 procurou saber se o caso foi registrado na Polícia Militar (PM), mas a corporação trabalha em meio expediente uma vez por semana.

Nesta quarta, a Diretoria de Ações Afirmativas da UFJF divulgou um comunicado informando que recebeu, no dia 5 de junho, a estudante, o pai dela e uma representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que apresentaram a denúncia e tiveram acesso ao relatório elaborado pelos agentes no dia do caso.

A universidade disse que instaurou um processo de sindicância para apurar a denúncia e que está elaborando outras ações que envolvem a segurança, como a formação para a equipe de servidores e trabalhadores terceirizados, trabalho articulado e sistemático com a Pró-reitoria de Infraestrutura e criação do Fórum da Diversidade da UFJF, como um espaço de construção e acompanhamento da Política das Ações Afirmativas.

Carro foi cercado por seguranças

No texto que o coletivo divulgou na internet, consta que no dia 02 de junho a aluna esteve no IAD com o pai. Ele conduziu a filha até o interior do prédio e voltou para o carro, que estava estacionado ao lado do instituto. O grupo cita que ele trajava um capuz para se proteger do frio e carregava um berimbau, que usou para espantar os cachorros que estavam no local.

Segundo relato da estudante, assim que ela retornou ao estacionamento, percebeu que o veículo estava cercado por seguranças armados, que estavam chamando reforço e acusando o pai dela de ter roubado o carro.

Em seguida, a aluna contou que uma viatura com mais guardas chegou ao local. Quando conseguiram explicar que a garota é estudante, as vítimas pediram para registrar um Boletim de Ocorrência interno, mas os guardas patrimoniais se recusaram a fazer o documento, alegando que não haviam funcionários disponíveis registrar o caso naquele horário.

O coletivo afirmou, ainda, que a ouvidoria da universidade foi acionada, assim como a Diretoria de Segurança, mas que a questão foi tratada com descaso. “Gestores da instituição responsabilizam o despreparo da guarda patrimonial e se recusam a assumir se tratar de racismo estrutural, o que demanda aplicação das políticas de segurança para a diversidade, previstas no plano de desenvolvimento institucional”, conforme o texto.

Veja íntegra da nota da UFJF

“Na manhã do dia 05 de junho de 2017, a Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas da UFJF recebeu uma estudante do curso de Cinema e Áudio Visual, do Instituto de Artes e Design, acompanhada por seu pai e por uma representante do Diretório Central dos Estudantes, apresentando uma denúncia de racismo que teria ocorrido com o seu pai no dia 02 de junho de 2017, por volta das 22 horas.

No mesmo dia 05 de junho de 2017, no período da tarde, a estudante e seu pai foram atendidos pela Gerência da Segurança da UFJF, tendo acesso ao relatório elaborado pelos seguranças sobre o ocorrido no dia 02 de junho de 2017.

A Pró-reitoria de Infraestrutura da UFJF, juntamente com a Gerência da Segurança, instaurou processo de sindicância para apurar a denúncia de racismo formalizada pela estudante.

Nesse momento, a DIAAF vem a público informar que, além do processo de sindicância referente ao caso em questão, algumas ações que envolvem a segurança estão sendo tomadas:

  1. Está em curso uma formação para a equipe de servidores da UFJF da área de segurança, no âmbito do PROADES (Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnicos Administrativos em Educação), extensivo, ainda, aos trabalhadores terceirizados. Nessa formação, os Direitos Humanos, com temáticas relacionadas às discriminações de raça, gênero, classe, entre outras, serão abordados pela DIAAF.
  2. Trabalho articulado e sistemático com a Pró-reitoria de Infraestrutura com o objetivo de tornar essa formação uma prática permanente das equipes envolvidas, para além da PROADES.

No âmbito dessa ação institucional conjunta, questões que se vinculam às temáticas tratadas pela DIAAF ocupam lugar de importância no Fórum de Segurança da UFJF.

  1. A criação do Fórum da Diversidade da UFJF como um espaço de construção e acompanhamento da Política das Ações Afirmativas que afirmam o compromisso dessa gestão pelos Direitos da Pessoa Humana.

Acreditamos no que afirmara Nelson Mandela, “ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.

A Universidade mudou nos últimos anos e reconhecemos, como Paulo Freire, em seu livro “Professora sim, tia não”, 1997, p. 53, que “procurar conhecer a realidade em que vivem nossos alunos é um dever que a prática educativa nos impõe: sem isso não temos acesso à maneira como pensam, dificilmente então podemos perceber o que sabem e como sabem”.

Reconhecemos a gravidade de atos preconceituosos, discriminatórios e racistas, que devem ser apurados com firmeza. Reafirmamos que tais atitudes devem passar por uma mudança de todos nós, mudança essa que está relacionada especialmente à educação.

O Brasil tem apenas um pouco mais de um século sem a escravidão e, nesse pouquíssimo tempo, várias entidades do movimento social negro, assim como pessoas comprometidas com a luta anti racista, têm trabalhado para instaurar uma cultura de respeito às diversidades, por meio de uma educação comprometida com o reconhecimento de que todas as pessoas, apesar das diferenças culturais e biológicas, sejam respeitadas.

A UFJF está comprometida com os direitos da Pessoa Humana, afirmando a dignidade de todos e todas, em suas múltiplas dimensões. Por isso, a equipe da DIAAF vem trabalhando para fortalecer princípios e promover ações que possam alicerçar os valores éticos e as práticas que buscam a igualdade e a equidade entre todos e todas.

Diretoria de Ações Afirmativas da UFJF”

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Tribuna Livre

Data: 05/07/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/opiniao/tribuna-livre/05-07-2017/entre-politica-e-idiotice-brasileira.html

Título: Entre a política e a idiotice brasileira

O discurso político que está sendo professado hoje no Brasil está cada vez mais inaudível, intragável, intolerável e indecente. Algumas pessoas chegam a “vomitar” frases e mais frases em nossos ouvidos sem ao menos raciocinar. Filas bancárias, de lotéricas, de bares e até filas hospitalares estão sendo realmente a ágora do povo (a ágora era constituída geralmente por uma praça principal, situada na Grécia antiga, onde aconteciam reuniões e assembleias, tanto de cunho religioso como político).

A discussão é extremamente importante – que bom que está havendo um diálogo -, mas existem frases que estão sendo vomitadas por algumas pessoas que estão sendo, no mínimo, engraçadas por sua tamanha idiotice. Idiotas, idiotas, idiotas, idiotas e idiotas. Para exemplificar, a frase que está sendo mais idiota e falada no momento é: “Eu não votei em fulano de tal, então não é culpa minha”. Caro leitor, ainda não percebeu a idiotice dessas pessoas? (Espero que os senhores não sejam um desses indivíduos.)

Há também algumas pérolas que os “brasileiros” costumam dizer, que também chegam a ser engraçadas: “Eu não gosto ou não me interesso por política”, “Política não se discute”, etc. Nunca faltaram frases para o brasileiro “gorfar” e nunca faltarão.

Não sei se perceberam que, nos parágrafos anteriores, foram escritas algumas “poucas” vezes a palavra idiota. Mario Sérgio Cortella e Renato Janine Ribeiro escreveram uma obra, belíssima por sinal, intitulada: “Política: para não ser idiota”.

No primeiro capítulo do livro, eles descrevem o que é ser idiota, que, por sinal, me causou um pouco de incômodo quando li; eles escrevem: “O que podemos constar é que acabou se invertendo o conceito original de idiota, pois a expressão idiótes, em grego, significa aquele que só vive a vida privada, que recusa a política, que diz não à política” (páginas 7 e 8). Portanto idiota é aquele que não está dando a mínima para o que está acontecendo no atual cenário político.

Não adianta querer que eles “arrumem” o Brasil, porque a política também é feita por você, a corrupção também passa nas suas mãos quando você não emite uma nota de prestação de serviço, quando você “cola em uma prova”, quando recebe troco a mais na padaria – sabendo que recebeu – e finge que nada aconteceu.

Antes de apontar o erro dos outros, olhe para si. Antes de querer mudar o Brasil, a cidade e talvez o mundo, comece arrumando o seu quarto, lavando a louça do jantar e arrumando a sua cama, sabe por quê? Porque estamos matando o animal político de Aristóteles, seu idiota!

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 05/07/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/cidade/05-07-2017/ufjf-fara-acoes-educativas-e-de-seguranca-no-campus.html

Título: UFJF fará ações educativas e de segurança no campus

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta quarta-feira (5), nota de esclarecimento na qual afirma estar tomando medidas para aumentar a segurança no campus e prevenir que casos de discriminação aconteçam. O posicionamento da instituição acontece um mês após o coletivo Descolônia, composto por artistas e alunos negros do Instituto de Artes e Design da UFJF, divulgar um caso de racismo institucional vivenciado pelo pai de uma aluna. Além de instaurar processo de sindicância para apurar o caso, a universidade também estaria adotando medidas para a formação dos servidores. Há menos de uma semana, o coletivo PretAção está recolhendo assinaturas com o objetivo de exigir respostas sobre o caso.

A agressão teria ocorrido no dia 2 de junho, quando o pai de uma aluna do curso de Cinema e Áudio Visual esperava a filha dentro de seu veículo por volta das 22h, próximo ao prédio onde ela estuda. Na ocasião, o homem teria sido abordado por dois seguranças armados, que pediam reforço por rádio e afirmavam que ele estaria tentando roubar o veículo. Ele só teria conseguido sair do carro após a chegada da filha e também teria sido impedido de registrar um boletim de ocorrência. Segundo a universidade, no mesmo dia da formalização da denúncia, a estudante e o pai teriam tido acesso a relatório elaborado pelos seguranças sobre o ocorrido e, desde então, a denúncia estaria sendo apurada pela Pró-reitoria de Infraestrutura e pela Gerência de Segurança da instituição.

Conforme a nota divulgada pela UFJF nesta quarta, além do processo de sindicância, a Diretoria de Ações Afirmativas está criando um curso de formação para a equipe de servidores e terceirizados da área de segurança, com temáticas relacionadas a discriminações de raça, gênero, classe, entre outros. Outra ação seria a realização de um trabalho “articulado e sistemático com a Pró-reitoria de Infraestrutura, com o objetivo de tornar essa formação uma prática permanente das equipes envolvidas”. A terceira e última medida citada no documento seria a criação do Fórum da Diversidade da UFJF, como um espaço de construção e acompanhamento da política de ações afirmativas.

No entanto, o documento não aponta prazo para divulgação do resultado da sindicância. Questionada pela Tribuna, a assessoria de comunicação da instituição informou que o processo corre em sigilo, mas destacou que todos os envolvidos já foram ouvidos. Ainda conforme o órgão, os representantes do Fórum da Diversidade já foram escolhidos, e a previsão é que as reuniões tenham início em agosto.

Coletivo quer realização de fórum

O coletivo PretAção, formado por mulheres negras, está atuando em conjunto com o coletivo Descolônia para dar respaldo jurídico e psicológico às vítimas. A organização lançou, na última semana, uma petição on-line para recolher assinaturas exigindo que a UFJF se posicionasse. Com a divulgação da nota, o coletivo afirma que o reconhecimento da gravidade do caso é um avanço para as pessoas negras que frequentam o campus, mas defende que ainda há questões a serem respondidas.

“Devemos pontuar a importância da convocação da reunião do Fórum de Segurança da Universidade, que, conforme a resolução 21/2016, artigo 2º, incisos II, III e IV, deve acompanhar permanentemente as condições de segurança no campus levando em conta os depoimentos de membros da comunidade e também construir políticas de segurança institucional em bases antirracistas e atentas para a diversidade sexual e de gênero”, afirmou o coletivo à Tribuna. O grupo disse ainda que as demandas não dizem respeito à punição individual dos guardas envolvidos, mas exige que a UFJF “reconheça sua responsabilidade diante do fato e aplique as políticas de segurança previstas em seus documentos.”

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 06/07/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/06-07-2017/coluna-1.html

Título: Pianista Guilherme Veroneze faz recital na UFJF

O pianista Guilherme Veroneze faz recital, hoje, no Auditório Geraldo Pereira, na UFJF. A apresentação marca a formatura do músico com um repertório de composições eruditas, europeias e da MPB.

— —

Veículo: Indústria de Laticínios

Editoria: Notícias

Data: 06/07/2017

Link: http://revistalaticinios.com.br/noticias/empresas-e-negocios/ital-lanca-estudo-sobre-tendencias-do-setor-laticinios

Título: ITAL lança estudo sobre tendências do setor laticínios

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lança neste mês de julho o estudo “Brasil Dairy Trends 2020”, completo de informações sobre produtos lácteos com probióticos, prebióticos e fibras; de baixo teor de gordura, sódio e açúcar; baixo teor de lactose; alto teor de proteína e cálcio; e peptídeos biativos.

O objetivo do ITAL é disseminar informações estratégicas, de forma pública e gratuita, gerando benefícios a milhares de empresas, auxiliando no processo de inovação e fornecer para a sociedade brasileira produtos alimentícios de qualidade, agregando valores que permitem o consumidor criar uma relação estreita de identidade e confiança no setor.

Também constam no documento temas como um levantamento histórico da produção de lácteos no Brasil e desenvolvimento de embalagens diferenciadas. O princípio que norteou a organização das tendências e das plataformas de inovação foi a identificação das macrotendências observadas nas avaliações dos setores técnico e mercadológico da área de laticínios no Brasil e no mundo.

O estudo foi preparado por três autores: Raul Amaral Rego, Patrícia Blumer Zacarchenco e Ariene G. F. Van Dender, em conjunto com outros 15 pesquisadores do Instituto e de outras entidades como Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); USP (Universidade de São Paulo); IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro); IFPR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná); UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora); Universidade Federal de Viçosa e Embrapa GADO DE LEITE (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

O Brasil Dairy Trends 2020 faz parte da Série Brasil Trends 2020 – com estudos já publicados com os temas: embalagem, ingredientes, panificação e confeitaria, e bebidas não alcoólicas.

“Este é um trabalho que nos orgulha muito, resultado do monitoramento das tendências e inovações no setor de alimentos, bebidas e embalagem. É uma oportunidade para conhecimento e geração de negócios”, declara Luis Madi, Diretor Geral do ITAL.

O estudo será lançado no formato eletrônico e estará disponível no site do ITAL: www.ital.sp.gov.br. O lançamento será feito no Minas Láctea 2017, evento referência na América Latina, que acontece entre os dias 18 e 20 de julho, em Juiz de Fora/MG.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 05/07/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/cidade/06-07-2017/ufjf-lamenta-falecimento-de-aluno.html

Título: UFJF lamenta falecimento de aluno

Por meio de nota, a UFJF lamentou, nessa quinta-feira (6), a morte do aluno do Bacharelado Interdisciplinar de Ciências Humanas Nicholas Domingues Monteiro, 20 anos, militante da União da Juventude Comunista (UJC) e integrante do projeto Visitrans na UFJF. O sepultamento acontece nesta sexta-feira, às 10h, em São José dos Campos (SP).

Após a notícia, inúmeros textos foram postados na internet ressaltando a trajetória de luta do jovem pelos direitos da comunidade LGBT, com especial atenção às pessoas trans, além de agradecimentos às contribuições deixadas por Nicholas em Juiz de Fora. Várias dessas mensagens incluem um texto escrito e lido pelo militante, há exatamente um mês, durante uma mesa de discussões sobre a dificuldade de acesso e de reconhecimento de direitos dos LGBT.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cultura

Data: 06/07/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/noticias/cultura/06-07-2017/reproducoes-sob-luzes.html

Título: Feira de artes gráficas ‘Na Gruta’ reúne zines, gravuras e desenhos

No clássico ensaio “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica”, o filósofo alemão Walter Benjamin defende que a característica reprodutiva da arte confere a libertação da própria expressão ao retirá-la do que chama de “aura”. “Na medida em que essa técnica (da seriação) permite à reprodução vir ao encontro do espectador, em todas as situações, ela atualiza o objeto reproduzido”, sugere o teórico, destacando a potência renovadora das obras que se desejam, sobretudo, acessíveis. Compartilhando desse desejo por amplitude, Matheus de Simone, Jessica Perobelli e Washington da Silva – três jovens estudantes do Instituto de Artes e Design da UFJF – se reuniram para um evento que em alguma medida rediscute o ensaio de Benjamin ao demonstrar que as artes gráficas, ainda que eminentemente resultantes do discurso acerca da reprodutibilidade, não são tão populares como poderiam. Ainda vivem num canto escuro. Na Gruta – Feira de Artes Gráficas acontece nesta quinta-feira, 6, das 17h às 22h, n’OAndarDeBaixo.

“A arte gráfica tem a dimensão da reprodutibilidade, da impressão mais facilitada, dos formatos que lidam com a comercialização”, observa Matheus, apontando para a ideia de mapeamento manifesta na seleção dos expositores da feira. “Não houve um edital de seleção para a participação, mas um convite para conhecidos, professores, estudantes e artistas da região que sabemos que têm uma produção gráfica e, por circunstâncias diversas, não se encontram”, diz ele, defendendo um presente fecundo na cena local. “Tem sido muito frequente o zine, um produto mais informal, que resgata a produção dos anos 1980”, destaca, citando o trabalho da Papelote Press, com seus zines sobre a cena indie em Juiz de Fora. Trata-se da conveniência do encontro, diz Matheus, que começou a projetar a feira diante do desejo de lançar o próprio catálogo “Eucarístico”, primeira publicação de uma carreira promissora.

Escuro Solar

Da poesia à fotografia, passando por desenhos, gravuras, pôsteres e postais, a feira privilegia uma produção recente, com cerca de 30 expositores, distantes do grande público e absolutamente próximos do fazer artístico. Em tempos virtuais, nos quais o mundo digital surge onipresente e dominante, os processos artesanais reprodutíveis impõem revisão do discurso de Walter Benjamin. E a equação do mercado não se resolve mais conforme a lógica das teorias do alemão, que acreditava numa redução de preços diante da possibilidade de criação de cópias.

“Nada do que faço tem um grande valor comercial, sejam as balas de iogurte, sejam os vídeos. O que está em jogo é mais o valor simbólico do que a materialidade. Tem coisas que vão ser expostas e não têm um valor grande, o que está muito alinhado com a reprodutibilidade precária do que estará na Gruta”, adverte Matheus, chamando a atenção para uma distinção entre o que será exposto nas paredes e o que ficará disperso pelo espaço do evento. O que estará sob pregos compõe a exposição “Galeria escura”, com curadoria de Jéssica Perobelli, reunindo 12 artistas.

“Mesclamos artistas. Alguns já são consagrados na cidade, e outros estão nascendo no Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF. Também queremos mostrar as muitas facetas desses artistas e suas habilidades para produzir”, pontua Jéssica, jogando luzes para gerações que se acostumaram a pintar e também esculpir, a estampar usando uma matriz em madeira e a manipular imagens digitalmente. “Isso faz com que eles tenham sempre trabalhos novos”, comenta ela. A renovação, mais uma vez, se mostra como linha condutora das reflexões.

— —

Veículo: Diário do Amapá

Editoria: Notícias

Data: 06/07/2017

Link: http://www.diariodoamapa.com.br/2017/07/06/mp-ap-participa-da-mesa-redonda-perspectiva-da-pesquisa-e-direito-civil/

Título: MP-AP participa da mesa redonda ‘Perspectiva da pesquisa e Direito Civil’

Na noite dessa terça-feira, 4, o subprocurador geral de justiça para assuntos administrativos e institucionais do Ministério Público do Amapá, Nicolau Crispino, mediou a mesa redonda ‘Perspectivas da Pesquisa em Direito Civil’, que aconteceu na Universidade Federal do Amapá (Unifap), tendo como participantes os professores doutores em direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brunello Stancioli e Giordano Bruno Soares; e a professora doutora Nara Pereira de Carvalho, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O evento, voltado a professores e alunos do Curso de Direito da Unifap, teve por objetivo discutir os Rumos da Pesquisa em Direito Civil na Contemporaneidade, de modo a contribuir para traçar um panorama daquilo que pode ser pesquisado na área, bem como oportunizar aos estudantes a descoberta de possíveis temas para elaboração dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) ou na construção de projetos de pesquisa nessa área.

Ao abrir a mesa para debate, o procurador de justiça e professor de direito destacou a importância do evento, agradecendo professores e alunos presentes, bem como o apoio do MP-AP na construção de diálogos que discutam o Direito.

“Essa oportunidade é singular para nosso Curso de Direito por nos reunir com uma tríade de doutores em Direito Civil em nossa universidade, nos proporcionando profunda discussão nesta área, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e em função do Doutorado Interinstitucional em Direito (Dinter) entre a UFMG e Unifap”, destacou Nicolau Crispino.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Casa&Cia

Data: 06/07/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/especiais/casacia/06-07-2017/financiamento-exige-preparacao-e-conhecimento.html

Título: Financiamento exige preparação e conhecimento

A decisão de comprar um imóvel exige informação e planejamento financeiro. Os bancos oferecem várias linhas de crédito com condições que variam de acordo com o tipo e o valor da residência, o prazo máximo para pagamento, as taxas de juros e outros requisitos. Estas características podem ser atualizadas com o decorrer do tempo, e, por isso, manter-se informado é uma necessidade para quem deseja realizar o sonho da casa própria.

O programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo federal, por exemplo, teve aumento do limite de renda familiar para a participação em fevereiro e, agora, em julho, sofreu nova alteração, passando a atender famílias com renda de até R$ 6,5 mil mensais. Conhecer as opções de financiamento disponíveis é um passo importante para a realização de uma compra com tranquilidade, segundo orientação de especialistas. Outra questão que requer atenção do comprador é garantir que o pagamento das parcelas não comprometa mais do que 30% da renda familiar.

A professora de Economia da UFJF e integrante do projeto Conjuntura e Mercados Consultoria, Fernanda Finotti Perobelli, e o arquiteto Uéslei Bonin explicam o que precisa ser avaliado antes de decidir pela compra. “É preciso analisar preço, condições de pagamento e documentação exigida. O interessado deve considerar os reais motivos da aquisição e comparar os custos com o aluguel. Se decidir pela compra, é muito importante verificar os documentos necessários, como licenças da Prefeitura e escrituras em cartório, informações que devem ser cobradas do corretor de imóveis. Também é aconselhável pesquisar preços com mais de um profissional”, diz ele.

“O investimento em imóveis representa uma grande imobilização de capital ou o comprometimento, por longo prazo, da renda futura. Por isso, o planejamento é sempre necessário. Ao optar pelo financiamento, o consumidor deve ficar atento para que as prestações não superem um terço da renda familiar. O investidor deve ter um plano de contingências que lhe permita viver e honrar as parcelas por, pelo menos, seis meses, prazo mínimo necessário para se desfazer dos compromissos adquiridos ou obter uma nova fonte de renda, caso aconteça algum imprevisto”, orienta Fernanda.

A economista alerta, ainda, sobre outros aspectos que devem ser observados ao optar pelo financiamento. “O ideal é dar o maior valor de entrada possível na compra de um imóvel pronto. Se for uma aquisição na planta, a lógica é inversa, de modo a evitar o risco de não recebimento.” Ela destaca que quem escolher a segunda forma de compra deve se manter atento à credibilidade e saúde financeira da construtora e da incorporadora. “Entretanto, tão logo as chaves sejam entregues, quitar as prestações no menor tempo possível é recomendável. Como em qualquer ativo financeiro, o poder dos juros compostos não deve ser ignorado, por representar uma parcela grande do valor final pago.”

Planejamento inclui gastos após a compra

O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, destaca que o planejamento financeiro inclui gastos após a compra. “Para financiar é necessário pesquisar linhas de crédito, fazer simulações de compra e absorver todo tipo de informação para que se possa fazer a melhor escolha. Feito isso, é fundamental entender que se está assumindo um compromisso a longo prazo, que deverá caber no orçamento, mas também não se pode esquecer que, com a nova casa, chegam novos gastos”, diz.

“Há um custo para as instalações, o condomínio, o IPTU e até mesmo a compra de móveis novos. É preciso observar se o local escolhido para morar mantém o mesmo padrão de vida de onde se morava, pois os preços na padaria, no supermercado ou no açougue podem ser mais caros. A escola do filho e o trabalho podem ficar mais distantes e, assim, ser criado o gasto com transporte ou combustível. Tudo isso tem que ser considerado, pois interfere no orçamento familiar.”

Reinaldo orienta que, para se planejar, o comprador deve ordenar prioridades. “A regra não deve ser o que eu ganho, menos as despesas e o que sobrar vou poupar para investir na casa própria. O ideal é retirar do orçamento o valor daquele sonho material que eu tenho, de forma a proteger esse dinheiro. O que restar é destinado às despesas. Assim, eu me obrigo a modificar o meu modelo mensal de gastos, entendendo que eu tenho um valor menor disponível.”