IMG_9556Informações referentes aos espaços locados pela Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), bem como as mudanças e as melhorias conquistadas pela Instituição foram apresentadas à comunidade acadêmica nesta quarta (28), em reunião do Conselho Gestor. As ações e providências estão em andamento, e já foram transmitidas na última reunião do Conselho Gestor, realizada em 11 de maio, por meio do Relatório da Comissão de Infraestrutura.

Segundo o diretor do campus avançado, Peterson Andrade, uma força-tarefa está em andamento para garantir maior celeridade, transparência e qualidade na transição entre os espaços utilizados pela Instituição. “Essa força-tarefa é fundamental para o andamento dos processos. É o momento de integrarmos os esforços e favorecer uma coesão do Campus. As ações dependem da integração dos esforços, da compreensão dos servidores técnico-administrativos, professores e estudantes. Trabalhamos com alternativas que vão manter nossas atividades acadêmicas e administrativas”, explicou Peterson. Na ocasião, ele e a equipe gestora da Instituição esclareceram as mudanças que ocorrerão com a transferência do Instituto de Ciências da Vida para as demais instalações utilizadas na cidade.

IMG_9626

A fim de garantir a qualidade nas mudanças que ocorrerão nos próximos meses, Peterson esclareceu que serão formados grupos de trabalho. São eles: Logística da mudança; Logística operacional das sedes para o ICV; Logística operacional para a Sede Administrativa; Mudança da biblioteca da Univale; Mudança do Restaurante Universitário; Regularização contratual com a Unipac, Pitágoras, RU e Sede Administrativa, e ainda Conquista de novos espaços para almoxarifado, turnos no Pitágoras, FAGV e Obra do Campus. Os grupos terão participação estudantil, conforme acordado com a coordenadora de Assuntos Estudantis do Diretório Central dos Estudantes, Lígia Barbosa.

Apresentação das novas instalações
Durante a reunião, a gerente de Graduação e Apoio Estudantil, Sibele Aquino, apresentou as alterações na ocupação de espaços acadêmicos no Pitágoras/Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, e esclareceu os trâmites que embasaram as mudanças e a ampliação no contrato. Após o encontro, ela apresentou à comunidade acadêmica a estrutura dos novos laboratórios que serão utilizados nas aulas, e, também, a divisão de salas de maneira a aprimorar a qualidade do ensino realizado na Instituição.

Entre os 15 laboratórios disponíveis, estão os de Enfermagem, Tecnologia Farmacêutica e Microscopia. Segundo ela, com a ampliação do contrato, serão 47 salas de aula a serem utilizadas pela UFJF-GV no Pitágoras. “As novas instalações foram organizadas para facilitar o acesso dos estudantes. Vimos receptividade na equipe da Instituição que nos recebe no compartilhamento de espaços”.

Peterson destacou que a divisão dos locais a serem utilizados pelo Instituto de Ciências da Vida é uma atribuição do próprio ICV. Segundo ele, “o papel da Direção é fornecer o apoio necessário para a formalização dos contratos e apoio para a logística do funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas do ICV”.