Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 22/06/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/uberabinhaufjf-inicia-reta-final-do-mineiro-com-mudanca-no-comando/

Título: Uberabinha/UFJF inicia reta final do Mineiro com mudança no comando  

Três rodadas definem o futuro das equipes da Uberabinha/UFJF no Campeonato Mineiro de Base. A primeira delas acontece neste sábado (24), quando os times sub­15 e sub­17 visitam a Associação Desportiva Frigoarnaldo em Contagem. Os mais jovens têm duelo às 9h, com a outra categoria em atividade às 11h, no Campo do Frigoarnaldo. Uma mudança, porém, surpreendeu os locais. O técnico do sub-­17, Alex Nascif, foi contratado pelo Cuiabá (MT) para ser auxiliar técnico de Moacir Júnior, profissional conhecido em Juiz de Fora, com passagens pelo Tupi. Em seu lugar, Sérgio Eduardo, o Dudu Uberabinha, assume.

“É um desafio porque o time precisa se classificar e não é fácil substituir o Alex por todo seu potencial e pela campanha que fez. Apesar de ter entregado o time na terceira posição, a equipe vem jogando bem. A responsabilidade é muito grande, mas tenho muita experiência nesse ramo e estou preparado”, relata Dudu à Tribuna.

Seu time está a apenas um ponto da AMDH, vice­-líder com 10 pontos na chave C. O Cruzeiro, primeiro lugar, soma 16 pontos. As duas melhores equipes de cada chave avançam ao hexagonal final. O cenário reitera a importância do jogo, já que o Frigoarnaldo tem 11 pontos no grupo A, a apenas um do Villa Nova, segundo colocado.

“Será um jogo muito difícil. Eles empataram com o Dínamo, que nos derrotou em Juiz de Fora. Tenho informações que é uma equipe que marca muito forte, não deixa o adversário jogar. Estamos tentando preparar o antídoto para neutralizar os pontos fortes deles e voltar com uma vitória”, resume Dudu.

Já o time sub­-15 possui classificação mais distante. Com 6 pontos, os locais ocupam o quarto lugar na chave C. O líder é o AMDH, com 12, dois a mais que Cruzeiro e Funorte.

— —

Veículo: Brasil Escola

Editoria: Especial

Data: 22/06/2017

Link: http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/especial/cursos-profissoes-10-presidentes-brasil.htm

Título: CURSOS E PROFISSÕES DE 10 PRESIDENTES DO BRASIL

Para ser presidente do Brasil é necessário estudar qual carreira? Na verdade, nenhuma. Não é necessário ter curso superior para ser presidente do Brasil, mas muitos dos ex-governantes da nação fizeram faculdade. Listamos dez ex-presidentes e mostramos qual curso de graduação e em quais universidades eles estudaram. Veja!

Getúlio Vargas

Getúlio Dornelles Vargas foi presidente do Brasil de 1930 a 1945 e de 1950 a 1954, época conhecida com Era Vargas. O político é lembrado, entre outras coisas, por ter sancionado em 1º de maio de 1943 o Decreto-Lei nº 5 452, que criou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Estudou Direito de 1904 a 1907 na Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre, atual Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O primeiro trabalho de Vargas foi como promotor público no Fórum de Porto Alegre. Depois, resolveu retornar à sua cidade natal, São Borja, onde atuou como advogado.

Juscelino Kubitschek

Foi presidente do Brasil de 1955 a 1960. É mais conhecido por ter colocado em ação a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, cidade que foi construída durante o seu governo. Na sua gestão, adotou o projeto de desenvolvimento econômico chamado de Plano de Metas.

Kubitschek formou-se no curso de Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, depois, curso especialização em Urologia na cidade de Paris, na França. Teve consultório próprio e foi professor. Também exerceu o cargo de capitão-médico no Hospital Militar.

Jânio Quadros

O governo populista de Jânio Quadros durou apenas sete meses em 1961, pois ele renunciou alegando que “forças terríveis” tramavam contra seu mandato. Ele é lembrado por usar uma vassoura como símbolo da sua campanha presidencial, dizendo que a usaria para varrer toda a corrupção do Brasil.

O ex-presidente estudou Direito na Universidade de São Paulo (USP). Ele ministrou aulas para o curso na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também foi professor de Geografia em colégios tradicionais do estado de São Paulo.

João Goulart

Após a renúncia de Jânio Quadros, assumiu a presidência de 1961 a 1964. Começou o governo no regime parlamentarista. Em 1963, os brasileiros votaram para a volta do presidencialismo. Contudo, no final do governo de Goulart, o Brasil passou pelo Golpe Militar, o qual resultou em mais de 20 anos de ditadura.

Assim como Vargas, Goulart, conhecido como Jango, estudou Direito na UFRGS pela vontade do pai. Exerceu a carreira de advogacia pouco tempo, pois tinha interesse maior na política, à qual ingressou no início da década de 1940.

Tancredo Neves

O mineiro Tancredo Neves foi eleito presidente em 1985, porém, na véspera da sua posse, faleceu. Foi deputado e ministro da justiça no governo de Vargas e governador de Minas Gerais.

Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG. Em 1932, seu último ano na faculdade, foi preso enquanto participava das manifestações da Revolução Constitucionalista, sendo solto dois dias depois. Depois de formado, exerceu a profissão de advogacia e atuou como promotor, este último cargo por apenas dois meses.

José Sarney

Com a morte de Tancredo Neves, José Sarney assumiu a presidência de 1985 a 1989. Durante o seu governo, foi aprovada a Constituição de 1988, que trouxe, entre outras conquistas, o fim da censura, a livre organização partidária, o retorno das eleições diretas e a divisão dos poderes.

O político formou-se em Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1953. Atuou como colaborador em jornais e suplementos literários. Antes de ingressar na política, também foi professor de Direito.

Fernando Collor

Collor foi o primeiro presidente eleito diretamente depois da Ditadura Militar. Governou o Brasil de 1990 a 1992. Depois de passar por processo de impeachment por denúncias de corrupção, renunciou ao governo. Nos oito anos seguintes, não pôde candidatar-se a cargos políticos.

Em 1972, formou-se em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mas, na maior parte de sua carreira antes de se tornar político, atuou na área da comunicação nas empresas da família.

Itamar Franco

No fim do governo Collor, assumiu a presidência de 1992 a 1994. Na sua gestão, efetivou o Plano Real. Foi governador de Minas Gerais, senador e prefeito da cidade de Juiz de Fora. Morreu em 2011.

Itamar Franco graduou-se em 1955 no curso de Engenharia Eletrotécnica, que depois se dividiu em Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Itamar Franco foi o único presidente engenheiro do Brasil.

Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso foi presidente durante dois mandatos seguidos: de 1995 a 1998 e de 1998 a 2001. No seu governo, privatizou várias estatais brasileiras, as quais foram compradas por investidores estrangeiros, e implantou a política neoliberal. Foi ministro da fazenda no governo de Itamar Franco.

Mais conhecido como FHC, o político estudou Sociologia na USP. Seguiu a carreira acadêmica, tornando-se Doutor em Ciências Sociais em 1961. Foi professor das faculdades de Economia, Filosofia e Ciência Política da USP. Iniciou a vida política em 1978.

Dilma Rousseff

Dilma Vana Rousseff foi presidente do Brasil de 2010 a 2014 e de 2015 até agosto de 2016, quando sofreu processo de impeachment. Ela atuou como ministra no governo anterior, de Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 1967, começou a estudar Economia na UFMG, mas, em 1969, época da Ditadura Militar, foi expulsa devido a sua participação em movimentos socialistas e, posteriormente, presa. Impedida de retomar os estudos na UFMG, fez vestibular para a UFRGS quando saiu da prisão, passando novamente em Economia. Depois cursou mestrado e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mas não defendeu tese.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 22/06/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/ufv-e-considerada-a-oitava-melhor-universidade-do-pais-em-ranking-do-mec.ghtml

Título: UFV é considerada a oitava melhor universidade do país em ranking do MEC

A Universidade Federal Viçosa (UFV) foi classificada como a oitava melhor universidade do país no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) publicado pelo Ministério da Educação (MEC) este mês. Já entre as universidades mineiras, a instituição é segunda colocada. O ranking é referente a 2015.

Na lista estão presentes 230 universidades e institutos federais. O IGC é um indicador de qualidade construído com base na média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Divulgado anualmente, o resultado é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

Das instituições da Zona da Mata, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também aparece entre as mais bem colocadas do país, ocupando a 19ª posição. UFJF e UFV estão classificadas entre as quatro melhores universidades do estado.

O ranking nacional é liderado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Minas Gerais é o estado com mais instituições entre as 50 melhores, com um total de 10.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 22/06/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/subsecao-judiciaria-federal-de-jf-completa-30-anos/

Título: Subseção Judiciária Federal de JF completa 30 anos

A Subseção da Justiça Federal de Juiz de Fora irá completar 30 anos de atuação na cidade, nesta quinta-­feira (22). O aniversário será comemorado com cerimônia de entrega do “Selo Estratégia em Ação 2016″, honraria oferecida aos profissionais do Judiciário que se destacam no cumprimento de metas fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O mérito será entregue pela diretora do Foro Judiciário da Seção Judiciária de Minas Gerais, juíza Simone dos Santos Lemos Fernandes. De acordo com o titular da 5ª Vara da Justiça Federal de Juiz de Fora, Leandro Saon, três juízes com atuação na subseção do município irão receber o selo, sendo um de ouro e dois de bronze. Os magistrados agraciados são Guilherme Fabiano Julien de Rezende, Leonardo Augusto de Almeida Aguiar e Sílvia Helena Petry Wieser.

A solenidade irá acontecer na sede da Subseção, no Fórum Juiz Federal José Wilson Ferreira, na região do Terreirão do Samba, a partir das 18h30, e irá contar com juízes federais que atuam na cidade e convidados como autoridades federais, estaduais e municipais, entre eles o prefeito Bruno Siqueira (PMDB); o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Mattos (PSDB); representantes da chefia da Polícia Civil, do comando do Exército e da Polícia Militar, da OAB e da Caixa Econômica Federal.

Para o juiz Leandro Saon, além de comemorar a data festiva, a solenidade irá destacar a importância da Subseção, que foi instalada em Juiz de Fora em 1987 e é uma das poucas sediadas no interior que conta com atividade de tribunal no que se refere a julgamento de processos. “Queremos divulgar nosso trabalho, mostrar nossa existência, pois não somos muito conhecidos devido à natureza do serviço que prestamos”, pontuou o magistrado.

Hoje a Subseção da Justiça Federal de Juiz de Fora conta com cinco varas, uma turma recursal e ainda uma câmara regional previdenciária, que funciona com juízes da cidade e são presididas por um desembargador do Tribunal Regional Federal de Brasília, julgando processos afetos ao Tribunal Regional Federal. O juiz Leandro Saon explica que, para a Justiça Federal atuar, a matéria deve ter cunho federal e, como reza a Constituição, no processo é preciso a existência de uma pessoa jurídica federal, ou seja, a União, uma empresa pública, uma autarquia ou fundação federal. Em Juiz de Fora, por exemplo, há Caixa Econômica Federal, que é uma empresa pública; e a UFJF, que é uma autarquia. “Nosso grande serviço, que atinge um aspecto social, é a matéria previdenciária, ligado ao INSS, que é onde a maioria da população se utiliza, em razão dos benefícios previdenciários, como o auxílio­-doença, aposentadoria por invalidez e aposentadoria rural. Também julgamos matérias tributárias, quando a questão tributária for com a União, como o imposto de renda e crimes de competência federal, como lavagem de dinheiro”, exemplifica Saon. Em 2016, 6.325 ações previdenciárias com pedidos de concessão de benefícios deram entrada nas cinco varas da Subseção Judiciária Federal de Juiz de Fora. Desse total, 5.566 foram julgadas, sendo 1.610 pedidos concedidos e 314 concedidos em parte.

Benefício garante bem-­estar para família

O caso da estudante de enfermagem, Elaine das Graças de Sousa, de 36 anos, moradora do Centro, é um dos que teve final feliz julgados pela Justiça Federal de Juiz de Fora. Depois de dar a luz a gêmeas, uma delas teve hipóxia neonatal (privação de oxigênio) e ficou com sequelas. Para cuidar da criança, que teve sua parte motora afetada, a mãe precisou deixar o estágio e o emprego de cuidadora. Como a situação começou a ficar difícil apenas com o marido trabalhando, Elaine recorreu ao INSS a fim de solicitar o benefício de prestação continuada (BPC). “Minha filha passou no exame da perícia, só que o caso foi negado pelo sistema, porque ultrapassou um pouco da renda per capita, que é de um salário mínimo. Então, procurei a Defensoria Pública, porque é um direito da minha filha, que precisa de remédios caros e de fisioterapias. Eu consegui uma tutela antecipada até que haja o fim do processo”, comemora Elaine.

Segundo ela, depois que deu início ao processo, foram dez meses de espera até ganhar a tutela antecipada. “Há três meses, minha filha, que tem 1 ano e 4 meses, teve que passar por um procedimento porque parou de deglutir. O benefício irá contribuir muito para o bem-­estar dela. Eu não podia pagar um advogado e tive grande apoio da Defensoria para o resultado que tivemos na Justiça”, pontua Elaine.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 23/06/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/concursos-e-emprego/noticia/ufjf-lanca-editais-para-selecao-de-professores-substitutos.ghtml

Título: A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou editais de processos seletivos para contratação de professores substitutos. São 30 vagas para Juiz de Fora, Governador Valadares e para o Colégio de Aplicação João XXIII. As inscrições começam no dia 26 e terminam em 30 de junho.

O edital para os campi oferece 29 vagas. As inscrições podem ser efetuadas pessoalmente ou por terceiros nas secretarias das unidades acadêmicas às quais cada departamento está vinculado, das 9h às 12h e das 13h às 16h, em dias úteis.

As vagas para Juiz de Fora são destinadas às faculdades de Administração e Ciências Contábeis, Educação, Enfermagem, Engenharia, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Medicina, Odontologia, Serviço Social, Instituto de Artes e Design e Instituto de Ciências Humanas.

Para Governador Valadares, as vagas são para o Instituto de Ciências da Vida e para o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

As datas, horários e locais das provas podem ser conferidos no edital.

Colégio João XXIII

O edital de seleção de professor substituto para o Colégio de Aplicação João XXII oferece uma vaga para atuação no Departamento de Educação Física.

As inscrições podem ser feitas no colégio, que fica na Rua Visconde de Mauá, 300, no Bairro Santa Helena. As provas terão início no dia 2 de agosto, às 8h, no colégio.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 23/06/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/inscricao-para-cursos-de-graduacao-a-distancia-da-ufjf-termina-nesta-sexta-feira.ghtml

Título: Inscrição para cursos de graduação a distância da UFJF termina nesta sexta-feira

Os interessados em cursar graduação a distância pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm até as 15h desta sexta-feira (23) para se inscrever. São oferecidas 652 vagas para Licenciaturas em Computação, Educação Física, Matemática e Pedagogia.

Os cursos e vagas variam conforme os 13 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na Zona da Mata, os locais ficam em Bicas, Juiz de Fora e Ubá.

As inscrições somente podem ser feitas pelo site da Copese. O candidato deve ler atentamente as instruções e preencher o formulário com os dados completos e enviá-los eletronicamente.

Em seguida, deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) correspondente à taxa de inscrição no valor de R$ 100 e efetuar o pagamento exclusivamente no Banco do Brasil dentro do prazo definido pelo edital.

O comprovante definitivo de inscrição deve ser impresso a partir das 15h do dia 11 de julho no site da Copese.

Modalidades de ingresso

Os interessados poderão optar por duas modalidades de ingresso. A primeira é o Processo Seletivo de Provas, concorrendo a proporção de 70% do total das vagas. A outra é o aproveitamento da pontuação obtida em uma das duas mais recentes edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concorrendo a proporção de 30% das vagas.

De acordo com o edital, o candidato concorre apenas às vagas destinadas ao curso e ao polo para o qual tenha se cadastrado. Além disso, não é permitido se inscrever em ambas as modalidades de seleção.

Exame e resultado

O exame será aplicado no dia 16 de julho. As provas serão realizadas na cidade para a qual o interessado se inscrever, em locais a serem divulgados no comprovante definitivo de inscrição, que será obtido, exclusivamente, pelo site da Copese.

O gabarito das provas objetivas do processo seletivo específico será divulgado às 9h do dia 17 de julho, e o resultado final no dia 31 de julho, a partir das 15h, no site da Copese.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 23/06/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/evento-gratuito-discute-gestao-em-tempos-de-crise/

Título: Evento gratuito discute gestão em tempos de crise

Estão abertas as inscrições do evento Café com RH, que acontece na próxima terça-­feira (27) em Juiz de Fora. O encontro é direcionado para gestores e profissionais de recursos humanos. Na programação estão agendadas uma apresentação do diretor do Senac­-F, Luiz Paulo Smargiassi, e uma mesa redonda com o vice­-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Silvano Aragão, e o professor da UFJF, Victor Cláudio Paradela Ferreira. Os participantes irão abordar o tema “Gestão de pessoas em tempos de incerteza: do operacional ao estratégico.” Ao final da conversa, será aberta a oportunidade para as perguntas do público.

O evento será realizado no auditório do Senac (Avenida Rio Branco 3.330, Centro). A entrada é gratuita, e as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo site www.sympla.com.br . O Café com RH é organizado pelo Senac e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Arte e vida

Data: 23/06/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/tianastacia-aterrissa-no-som-aberto-neste-sabado/

Título:

Neste sábado (24), os riffs das guitarras da Tianastácia e suas líricas bem humoradas ecoarão pela Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pelo festival Som Aberto. Formada por Podé e Maurinho (vocais), Antônio Júlio e Leo Nastácia (guitarras), Alexandre Oliveira (bateria) e Beto Nastácia (baixo), a banda Tianastácia sobe no palco às 20h30, dando início ao “Rock nas Universidades”, novo projeto dos mineiros que promove uma turnê gratuita nos centros universitários de Minas Gerais.

Celebrando duas décadas de estrada, o grupo idealizou a ação para incentivar a cena regional e alcançar um incentivo a realização de performances culturais gratuitas nas universidades através de uma parceria com diretórios e outros núcleos. Atrás de toda essa festa, um disco novo que vem por aí. O sexteto lança em julho o décimo disco da carreira, intitulado “Escorrega Um, Cai Cinco”, uma referência ao atual cenário político do país. Antes do show, os juiz­foranos da Blend 87 tocam um setlist autoral recheado da mistura de ritmos entre o jazz e rock n roll. Pela primeira vez no Som Aberto, Bruna Marliére (vocal), Renato Da Lapa (guitarra e violão), Vinicius Steinbach (teclados), Douglas Poerner (baixo) e Nathan Itaborahy (bateria) se preparam para seu primeiro álbum, chamado “Concebido Por Acaso na Terra”.

Apresentado pela drag queen Femmenino, o festival conta com sua diversidade cultural característica, e quem passar por lá também irá entrar em contato com produções artísticas que vão de iguarias gastronômicas artesanais de Juiz de Fora em food-trucks e barracas, até atividades recreativas para crianças. Entre as atrações está o grupo de dança Remiwl Base, com a Mostra Nós,de danças urbanas. A apresentação aponta as personalidades dos integrantes e a união de elementos da equipe, como o empoderamento e a resistência. Além disso, crianças e adolescentes das oficinas de “O Cortejo” do projeto Gente em Primeiro Lugar, estarão apresentando suas músicas com base de berimbaus e outros instrumentos de percussão. E para quem quiser tirar aquele “peso das costas”, um núcleo de massagem estará na praça com sessões relaxantes para alcançar o bem estar de qualquer um que passar por lá.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 24/06/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/canil-de-juiz-de-fora-realiza-evento-de-adocao-de-animais-no-domingo-na-ufjf.ghtml

Título: Canil de Juiz de Fora realiza evento de adoção de animais no domingo na UFJF

Mais de 30 cães e gatos serão disponibilizados para adoção neste domingo (25) das 10h às 14h na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento será promovido pelo Canil Municipal e tem o objetivo de conseguir um lar para os animais.

Os candidatos à adoção dos animais devem preencher um cadastro e participar de uma entrevista. As fichas serão analisadas pelos técnicos do Canil, que posteriormente avisarão o resultado da análise.

Entre os animais que serão apresentados estão tanto machos quanto fêmeas. Os cães maiores de seis meses serão disponibilizados castrados, vacinados e vermifugados, enquanto os filhotes ficarão cadastrados para futura esterilização, gratuita, quando atingir a idade adequada.

O Canil Municipal abriga cerca de 500 animais disponíveis para adoção. O local está aberto para visitação na Rua Bartolomeu dos Santos, no Bairro São Damião, das 9h às 11h e das 13h às 15h30.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 24/06/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/ufjf-esta-com-inscricoes-abertas-para-curso-de-especializacao-para-professores-em-valadares.ghtml

Título: UFJF está com inscrições abertas para curso de especialização para professores em Valadares

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o curso de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação. São oferecidas 50 vagas para os professores da rede pública de ensino de Governador Valadares.

A UFJF informou que o objetivo do curso é desenvolver o uso efetivo das tecnologias da informação e comunicação na rede pública de ensino. Na cidade, as aulas vão ocorrer no Polo de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB/GV).

As inscrições para o curso foram divididas em duas etapas, segundo a UFJF, na primeira etapa, o candidato deve obter e preencher o formulário de inscrição. Na segunda, o candidato deve encaminhar pelo correio a documentação exigida pela instituição. Uma banca examinadora fará a seleção dos candidatos. O edital e mais informações sobre o curso estão disponíveis no site da UFJF.

O resultado final dos candidatos selecionados será divulgado no dia 15 de agosto.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 24/06/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/camara-reve-lei-de-incentivo-a-proprietarios-de-bens-tombados/

Título: Câmara revê lei de incentivo a proprietários de bens tombados

A Câmara aprovou projeto de lei complementar (PLC) que revisa a legislação municipal vigente no que diz respeito à autorização e fomento da transferência do “direito de construir” de imóveis tombados pelo Município. Validado na forma de substitutivo, o texto objetiva facilitar o acesso de proprietários destas edificações à alienação do potencial construtivo de seus terrenos a terceiros.

Ainda segundo a proposição, assinada pelo vereador José Márcio (Garotinho, PV), os recursos angariados com tais transações devem ser aplicados na manutenção, restauração e recuperação das unidades alvo de tombamento. O texto agora segue para a sanção do Executivo.

Entende­-se por “direito a construir” as prerrogativas garantidas aos proprietários de terrenos de levantar as construções que lhe aprouver, respeitando as limitações definidas por lei – direito este que acaba comprometido por decretos de tombamento.

Sob a alegação de se incentivar a preservação de patrimônios tombados, o PLC prevê que a transferência do potencial construtivo ocorra por etapas. Primeiro, os proprietários de imóveis tombados poderão vender até 35% de tal potencial. Com os recursos angariados, deverão elaborar um projeto de restauração do imóvel. Após este trâmite, poderão ser comercializados mais 35% do “direito de construir”, sendo que o restante só poderá ser negociado depois de a execução do projeto previamente apresentado. Finalizada a negociação, os donos de patrimônio tombado poderão iniciar um novo processo após 15 anos, como forma de levantar novo capital a ser, uma vez mais, aplicado nas estruturas históricas.

Durante a tramitação do PLC, iniciada ainda em fevereiro do ano passado, Garotinho afirmou que a mudança não incidirá em adensamento urbano e descartou alegações de que a iniciativa possa ser vista como ferramenta de fomento à indústria da construção civil. “O investidor poderá adquirir até 20% potencial construtivo. Este é o limitador para que não ocorram situações exageradas. Mesmo assim, a transferência não desobriga o cumprimento dos demais parâmetros da legislação. Toda rua tem uma altura máxima de prédios, por exemplo. A compra do direito de construir não dá a ninguém o direito de transgredir o código de obras. Não chega a fomentar construção civil. Há vários limitadores. O objetivo é preservar o patrimônio histórico”, afirmou em entrevista à Tribuna, logo após a apresentação do dispositivo.

O PLC foi construído em parceria com o artista gráfico e arquiteto Jorge Arbach, professor convidado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A proposição se inspira em leis similares em vigor em cidades como Curitiba e Belo Horizonte. Entre outras alterações, a proposta pretende rever as áreas onde hoje há impedimento para aplicação da lei vigente. Vias importantes como as avenidas Itamar Franco, Olegário Maciel, Governador Valadares, Rui Barbosa e Andradas e as ruas Santo Antônio, São Mateus, Dom Silvério, Espírito Santo e Floriano Peixoto, por exemplo, deixariam a lista daquelas onde as transferências do “direito de construir” são vedadas. Outras, no entanto, continuariam fora da abrangência da lei.

Validado pelo plenário da Câmara, o texto revoga antiga legislação municipal que permite que os proprietários de imóvel tombado possam transferir o potencial construtivo do terreno comprometido pelo tombamento a outros empreendimentos. A norma validada em 1998, todavia, nunca saiu do papel, sendo considerada como obsoleta. Desde sua implementação, nenhum proprietário de edificação tombada fez valer a prerrogativa de transacionar seus potenciais construtivos. Uma única tentativa foi feita em 2009 pelos proprietários do Colégio do Carmo, palacete projetado por Luís Perry no início do século XX e tombado em 2000. A empreitada, no entanto, não teve sucesso.

— —

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 24/06/2017

Link: http://www.diarioregionaljf.com.br/cidade/17161-canil-municipal-promove-evento-de-adocao-de-animais-na-ufjf-neste-domingo

Título: Canil Municipal promove evento de adoção de animais na UFJF neste domingo

No ambiente verde e arejado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), será promovido o evento de adoção de cães e gatos do Canil Municipal. A atividade acontecerá neste domingo, 25, na Praça Cívica, onde mais de 30 animais, entre machos e fêmeas, serão apresentados para a população, com o objetivo de que consigam um lar. A ação acontece entre 10h e 14h.

O processo de adoção é rápido e fácil. Durante o evento, os interessados deverão preencher um cadastro e serão entrevistados pela equipe do Canil Municipal. Posteriormente, essas fichas serão analisadas pelos mesmos técnicos, que avisarão a família sobre o resultado da análise. Os cães maiores de seis meses serão disponibilizados castrados, vacinados e vermifugados, enquanto os filhotes ficarão cadastrados para futura esterilização, gratuita, quando atingir a idade adequada.

O Canil Municipal abriga cerca de 500 animais, que também estão disponíveis para adoção. O local está aberto para visitação das 9h às 10h30 e das 13h às 15h30. O endereço é Rua Bartolomeu dos Santos, bairro São Damião, entre os bairros Benfica e Santa Cruz, zona Norte. O telefone de contato é o 3690-3591.