IMG_6685

Equipe do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) com parte dos aprovados no exame da OAB. (Foto: Gabriella Ramos)

A divulgação dos aprovados no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) gerou orgulho no Departamento de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV). O índice de aprovação dos candidatos do campus avançado atingiu a marca de 87,5%.

Para o professor e integrante do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Alisson Silva Martins, a conquista é ainda maior se considerar o fato de todos os aprovados ainda estarem concluindo o curso de Direito. “Eles conciliaram os estudos para o exame com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). É muito gratificante ver o resultado, pois a vitória do estudante é a realização do professor”. Ainda segundo Alisson, o grande papel da Universidade é auxiliar os formandos na concretização de seus objetivos, através do direcionamento dos estudos e no apoio à prática jurídica.

A professora Camila de Almeida Miranda destacou, também, a função do NPJ enquanto incentivador da aprendizagem. “Nosso principal objetivo é criar essa aproximação entre teoria e prática, que é fundamental para os alunos que buscam a advocacia como carreira e como meio de inserção no mercado de trabalho”. Camila ressaltou o compromisso da UFJF-GV com a sociedade através do Núcleo: “temos um compromisso com a ética, o respeito ao próximo e a sociedade de Governador Valadares. O resultado está sendo visto, seja por meio do atendimento do escritório-escola, ou com as aprovações no exame da OAB”, finalizou.

Bruna (branco) e Giane (azul) com algumas das aprovadas no exame da OAB. (Foto: Gabriella Ramos)

Com a aprovação no exame da Ordem, a formanda Giane Aguiar Castro se sente mais tranquila na preparação para apresentar o TCC, em julho. “Ficamos com duas pressões na cabeça: o exame da OAB e o TCC. Agora, poderei me preparar com mais tranquilidade e chegar mais perto da realização do sonho de ser advogada”, comentou. Giane é integrante do NPJ, e considerou essencial a prática no Núcleo durante a preparação para o exame. “Quando cheguei e tive contato com a prática jurídica, tive certeza do que quero fazer na vida”.

Também aprovada no exame, Bruna Freitas Dias agora vai se dedicar ao projeto do TCC. “Ainda estou fazendo o projeto, só formo no próximo ano, mas já estou super feliz com a aprovação na OAB. Escolhi a opção de Direito Civil, já que, no NPJ, pude ter contato com muitos casos da área, e então tive certeza do que queria”, pontuou.