IMG_6593

A Direção Geral do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realiza, desde o final de maio, uma série de reuniões com os departamentos do campus. Os encontros foram organizados para tratar de assuntos referentes à infraestrutura, além de questões operacionais relacionadas com as rotinas administrativas e acadêmicas da Universidade. Para o diretor da UFJF-GV, Peterson Andrade, “as reuniões foram importantes para uma aproximação com as demandas dos departamentos e para responder as dúvidas dos servidores e representantes dos estudantes”.

Entre os assuntos pontuados nas reuniões, foi debatida a construção de um termo de cooperação, que será assinado pelo Ministério da Educação, pela Prefeitura de GV, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e UFJF, para a garantia de uma infraestrutura para o Campus. Segundo Peterson, “este protocolo de intenções é importante para o andamento em paralelo das obras do Campus e desenvolvimento de uma rede elétrica, construção da estação de tratamento de água e esgoto, bem como a concepção de um acesso ao Campus”.

IMG_6494

Para a coordenadora do curso de Farmácia, Regina Kelmann, as reuniões favorecem o repasse de informações de maneira mais fidedigna, e ajudam “para que a direção se aproxime mais dos cursos, e vice versa”. A professora relatou ainda a importância de tomar decisões embasadas nas ações que a direção desenvolve: “nosso campus está em construção, e muitas coisas surgem e devem ser resolvidas rapidamente. Portanto, é importante que os departamentos fiquem cientes das informações para que possam tomar decisões com maior facilidade e todos cresçamos juntos”.

O chefe do departamento de Direito, Braulio Santos, compartilha da opinião de que as reuniões aproximam o corpo de profissionais e estudantes que compõem a comunidade acadêmica da UFJF-GV. Segundo ele, “os encontros proporcionam à direção uma leitura mais adequada das dificuldades e problemas enfrentados, permitindo traçar um planejamento mais alinhado com a efetiva necessidade dos departamentos”. Ele ainda destacou a necessidade de realizar os encontros periodicamente, para facilitar o gerenciamento do campus e legitimar as ações da gestão através de um processo de transparência e diálogo.

Atenção às demandas dos setores

IMG_6507

Ainda segundo Peterson, durante as reuniões, a equipe gestora teve oportunidade para conhecer e debater as demandas dos setores e departamentos do campus avançado. “Ouvimos demandas relacionadas à carência de professores e técnico-administrativos em educação, problemas com a relação intercampi e questões específicas dos departamentos”, relatou. Servidores, estudantes e professores puderam conhecer a equipe administrativa e apresentar os integrantes dos departamentos.

De acordo com o diretor do campus avançado, novas reuniões serão realizadas para atender os pedidos dos departamentos e promover o aprimoramento permanente do processo de comunicação interna. “Nas reuniões, manifestamos que estamos abertos a um trabalho integrado entre os Departamentos, Institutos e Equipe da Direção Geral com o objetivo de evitarmos a fragmentação dos esforços que resulta na falta de eficiência para a resolução das demandas”, finalizou.