O Departamento de Direito da UFJF-GV iniciou a campanha de arrecadação de material escolar para o colégio indígena localizado na Aldeia Geru-Tucunã, na região de Açucena, cerca de 160 km de Governador Valadares.

A escola atende crianças do Ensino Fundamental e precisa de quadros brancos, cadeiras, carteiras de sala de aula, computador, impressora, copiadora, livros didáticos para crianças até nove anos, tinta guache, giz de cera, massa de modelar, papel sulfite, jogos interativos, cartolina, tesouras, cadernos brochurão, lápis preto,  borracha, datashow, pincel atômico, livros de pesquisa, mapas e atlas, livros de literatura, livros infantil e juvenil, régua, revistas e jornais, compasso, transferidor, armários, filtro, copos, pratos e talheres, estantes para bibliotecal, pasta suspensa e grampeador. 

As doações podem ser realizadas até o dia 30 de junho, no Departamento de Direito da UFJF-GV ou Secretaria do ICSA.  Segundo o professor Braulio Magalhães, chefe do Departamento de Direito, a Aldeia Geru-Tucunã necessita de atenção especial. “A situação é bem precária, com condições de infraestrutura deficientes e os indígenas ainda convivem com ameaças porque o terreno ainda não fora demarcado, o que causa bastante insegurança”.

No dia 1º de julho, estudantes e professores levarão o material arrecadado e terão uma vivência intercultural com a tribo. Oportunidade em que poderão conhecer as atividades cotidianas dos indígenas: artesanato, cantos, cultivo da terra, produção do alimento, agroecologia, produção e alimentação sustentável, questões de gênero, modo de vida coletivo x modo de vida individual, dentre outras experiências.