Prefeito Bruno Siqueira e reitor Marcus David (Foto: Gustavo Tempone)

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  Marcus David, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Salomão Condé, além do professor do Departamento de História, Márcio Antônio de Oliveira (in memorian), foram agraciados com a medalha entregue a cidadãos e instituições que contribuem para o desenvolvimento e crescimento da cidade, em todos os âmbitos socioculturais. O Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld foi instituído pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em 1973, no intuito de comemorar o aniversário de Juiz de Fora.

Prefeito Bruno Siqueira e pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Salomão Condé (Foto: Gustavo Tempone)

“Nasci aqui em Juiz de Fora, e tive a decisão desde cedo, de todo meu esforço profissional ser voltado para a área de Educação, para transformar a vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento da cidade, tanto social,  quanto econômico”, afirma  o reitor da UFJF, Marcus David. Para ele, mais do que uma premiação por seu papel como cidadão juiz-forano, “a comenda Henrique Halfeld representa um reconhecimento pelo trabalho que realizo na Universidade e, principalmente, da importância que ela tem para a cidade.”

O professor do Departamento de História da UFJF, Márcio Antônio de Oliveira, falecido em 2016, foi agraciado com a comenda póstuma. Oliveira é referência histórica nacional nas lutas em defesa do ensino público e gratuito na cidade e sua medalha foi entregue a sua filha, Cláudia de Oliveira. “Meu pai foi um lutador a vida inteira. Brigou pelos ideais dele, pelos direitos dos professores, por uma educação pública de qualidade. Foi um grande homem e nossa família fica muito honrada dele estar recebendo este prêmio”.

Prefeito Bruno Siqueira e Cláudia de Oliveira, que recebeu a homenagem póstuma feita a seu pai, Márcio Antônio de Oliveira (Foto: Gustavo Tempone)

A condecoração foi entregue a 25 cidadãos e instituições definidos por um conselho formado por representantes da UFJF, das secretarias municipais de Governo (SG) e Educação (SE), Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Câmara Municipal de Juiz de Fora, Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora e descendentes do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld.