obra engenharia encosta talude

Encosta foi construída com técnicas que provocam intervenções menores no meio ambiente (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concluiu as obras de recuperação do talude localizado entre a Faculdade de Engenharia e o Instituto de Ciências Exatas (ICE), no campus base. O trânsito na região, que sofrera restrições desde o dia 14 de novembro de 2016, quando fortes chuvas fizeram parte da encosta ceder, foi normalizado na tarde desta quinta-feira (1º).

O incidente provocou o rompimento parcial da pista de acesso à Faculdade de Engenharia (localizada ao lado da Biblioteca Setorial de Ciência e Tecnologia) e interrompeu a utilização do estacionamento próximo ao Anfiteatro do ICE. As chuvas também provocaram avarias em parte do telhado da passarela de acesso ao ICE, além do rompimento de redes de energia elétrica e fibra ótica.

Obra é considerada ecologicamente correta

As obras de recuperação da encosta foram divididas em duas partes: primeiramente, o reitor Marcus David e o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure, estiveram no local e mobilizaram uma equipe de engenheiros da Proinfra que deu início às primeiras providências. A área foi, então, tecnicamente analisada e as ações emergenciais foram feitas. A equipe realizou a limpeza da área, recomposição do telhado da passarela e reintegração das redes pluviais rompidas pelo deslizamento.

Em seguida, a empresa de engenharia Nivelar LTDA foi contratada por dispensa de licitação, conforme prevê o inciso IV, do artigo 24, da Lei nº 8.666/93, que discorre sobre as possibilidades de casos de emergência ou calamidade pública. Ao todo, foram investidos R$ 1.113.991,36; os recursos estavam previstos no planejamento orçamentário para obras de manutenção em 2017. O detalhamento pode ser visto na imagem abaixo.

tabela_obras_ice

Dentre outras atividades, a Nivelar LTDA realizou a remoção do talude desmoronado; a recomposição da encosta, abrangendo toda a área destruída, e das redes de captação das águas pluviais; além dos serviços de acabamento finais. Segundo a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques, foram utilizadas técnicas de engenharias que, além de economicamente viáveis, provocam intervenções consideravelmente menores no meio ambiente.

“Foi utilizado um método de contenção de encosta mais economicamente viável e ecologicamente correto, com o uso de estrutura de contenção utilizando solo reforçado com geogrelhas. Os sacos de aniagem que podem ser vistos na face frontal do maciço são preenchidos com uma mistura de terra vegetal e um coquetel de sementes, que farão a recomposição do talude através do processo de revegetação”, explica Janezete.

Trânsito na região foi liberado nesta quinta-feira

A Proinfra informou à Secretaria de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora (Settra) a respeito da conclusão das obras. Com isso, os ônibus universitários (que fazem o caminho até o Restaurante Universitário, além do ônibus circular) e urbanos (que vêm dos bairros à UFJF) podem retomar seu trajeto normal a partir desta quinta-feira (1º).

“A administração da Proinfra agradece o apoio dos diretores Hélio Antônio da Silva, da Faculdade de Engenharia; do professor Wilhelm Passarella Freire, do ICE; e da professora Ana Paula Ferreira, do Instituto de Ciências Biológicas. Agradecemos, também, o apoio técnico do Prof. Márcio Marangon, que nos ajudou na busca por soluções”, finaliza Janezete.

Outras informações: (32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão