Alunos do nono ano da rede pública municipal poderão sentir o “gosto” da Engenharia, no 4º Concurso de Pontes de Papel das Escolas Públicas de Juiz de Fora. O evento é organizado pelo Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil (PET Civil) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As atividades acontecerão entre os próximos dias 2 e 10, no Centro de Ciências da UFJF, no campus, e na Praça Centro de Artes e Esportes Unificados CEU, no Bairro Benfica.

Nesta edição, 12 equipes representarão escolas dos bairros da Zona Norte da cidade. Cada um dos grupos terá seis membros. Na programação, está prevista uma reunião com os líderes de cada equipe, nesta sexta-feira, 2, no Centro de Ciências. Na terça-feira, 6, e na quarta-feira, 7, os jovens farão a montagem das estruturas em papel cartão também na Universidade. E no sábado, 10, é dia de ruptura das pontes na Praça CEU. A estrutura que aguentar o maior peso, é a vencedora.

“Colocamos a ponte sobre um pórtico, engatamos uma barrinha de ferro e acoplamos um balde. Depois, vamos preenchendo o balde com água. E aí vai pesando. A ponte que resistir à maior carga é a vencedora. As pontes chegam a aguentar até 10 kg”, afirma o professor e tutor do PET Civil, Marconi Moraes.

Nos dois dias de montagem, os jovens terão das 14h às 19h para fazer o trabalho. Integrantes do PET Civil supervisionarão a atividade. Na visão de Moraes, essa é uma oportunidade interessante para os universitários que fazem parte do PET, de praticar a extensão. Já para os estudantes das escolas municipais, significa uma chance de conhecer a UFJF.

“Os petianos foram até às escolas para incentivarem os meninos a participar. Um ponto importante do projeto é trazer esses estudantes de comunidades carentes até a Universidade, para que a conheçam. Algumas escolas são de lugares distantes, muitos dos alunos nunca pisaram dentro da Universidade”, afirma o professor.

O evento faz parte das atividades em comemoração pelos dez anos do PET Civil. Neste mês, foi realizada uma semana de palestras, visitas técnicas e o Concurso Mola, em que alunos da Universidade puderam montar estruturas simulando edifícios.

Outras informações: 32) 2102-3419 – ramal 209 (PET Civil)