WhatsApp Image 2017-05-25 at 11.42.52

A Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, esteve representada no I Congresso de Educação Física da Univale. Durante o evento, realizado em abril, foram apresentados trabalhos de estudantes dos cursos de Bacharelado em Educação Física, Fisioterapia, Medicina e Nutrição, sob orientação de professores da Educação Física. Três trabalhos foram premiados na modalidade Pôster.

Para o professor de Educação Física, Pedro Henrique Carvalho, o Congresso favoreceu o intercâmbio entre os estudantes. “Os alunos puderam expor seus trabalhos de pesquisa e extensão, o que faz parte do processo de formação destes acadêmicos. É sempre renovador participar de momentos de troca como estes”, relatou.

A professora Andréia Queiroz, também do Departamento de Educação Física, complementou pontuando a importância de eventos assim no currículo discente. Segundo ela, os estudantes “tiveram que responder a questionamentos em relação aos dados apresentados, e, com certeza, essa experiência contribuirá para o crescimento profissional e acadêmico dos estudantes”.

WhatsApp Image 2017-05-26 at 11.43.06

A participação em eventos como este é vista pelos discentes como uma boa oportunidade para o crescimento profissional enquanto estudantes. Para Rafaela Machado e Keveenrick Costa, a premiação serve como motivação parao grupo, e a apresentação dos trabalhos enriquece a experiência de todos, com informações importantes para o meio acadêmico.

Foram apresentados os seguintes trabalhos:

– Trabalho: Prevalência de doenças cardiometabólicas e avaliação do nível de prática de atividade física em adultos e idosos na cidade de Governador Valadares-MG. Autores: Gabriel Mendes Oliveira; Hiltomar Martins Oliveira Junior; André Marques Fernandes Silva; Cláudia Lucia de Moraes Forjaz; Andréia Cristiane Carrenho Queiroz (orientadora). Prêmio: 1º lugar na Categoria Pesquisa de Campo.

– Trabalho: Avaliações da pressão arterial e da glicemia em evento de saúde no SESC-MG: importância para a prática de atividade física. Autores: Caroline Chaves Teixeira; Hiltomar Martins Oliveira Junior; Keveenrick Ferreira Costa; Clarice Lima Alvares da Silva, Andreia Cristiane Carrenho Queiroz (orientadora). Prêmio: 2º lugar na Categoria Pesquisa de Campo.

– Trabalho: Associação entre o índice de massa corporal e os níveis alterados de pressão arterial e glicemia casual em idosos participantes de eventos de saúde. Autores: Jéssica Mayara Silva Nery, Matheus Lima de Oliveira, Caroline Chaves Teixeira, Clarice Lima Álvares da Silva, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz (Orientadora). Prêmio: 3º lugar na Categoria Pesquisa de Campo.

– Trabalho: Avaliação cardiometabólica, antropométrica e da prática de atividade física em indivíduos hipertensos participantes de feiras de saúde em Governador Valadares-MG. Autores: Diego Alves dos Santos; Sabrina Stefany da Silva Souza; Jessica Mayara Silva Nery; Matheus Lima de Oliveira; Andréia Cristiane Carrenho Queiroz (orientadora).

WhatsApp Image 2017-05-26 at 10.18.57 (1) (1)

– Trabalho: Prevalência de hipertensão arterial e prática de atividade física entre homens e mulheres idosos de Governador Valadares-MG. Autores: Erasmo Montes Assis de Bem, Keveenrick Ferreira Costa, Gabriel Mendes Oliveira, Caroline Chaves Teixeira, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz (orientadora).

– Trabalho: Divulgando a educação física nas escolas: conhecimento comunitário sobre a área, o curso e a UFJF-GV. Autores: Vivianny Maria Gonçalves Moura Gomes, Rafaela Machado de Souza, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz, Raquel de Magalhães Borges, Pedro Henrique Berbert de Carvalho (orientador).

– Trabalho: Há diferenças na imagem corporal e nos comportamentos de risco para transtornos alimentares entre estudantes de cursos da área de saúde de Governador Valadares (MG)? Autores: Pedro Leopoldo de Oliveira; Maria Elisa Caputo Ferreira; Clara Mockdece Neves; Juliana Fernandes Filgueiras Meireles; Pedro Henrique Berbert de Carvalho (Orientador).

– Trabalho: Relato de experiência do diagnóstico situacional realizado pelo Grupo Tutorial da Educação Física do PET Saúde GRADUASUS em uma unidade de básica de saúde de Governador Valadares. Autores: Marana Paula Reis Novais, Gabriel Mendes Oliveira, Pedro Henrique Berbert de Carvalho, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz, Waneska Alexandra Alves (Orientadora).

– Trabalho: Vivência dos estudantes de educação física do PET Saúde GRADUASUS junto ao Núcleo de Atenção da Saúde da Família de Governador Valadares. Autores: Rafaela Machado de Souza, Keveenrick Ferreira Costa, Fernanda Braz, Cristiano Diniz Da Silva, Meirele Rodrigues Inácio da Silva (Orientadora).

WhatsApp Image 2017-05-26 at 12.37.33

– Trabalho: Avaliações da pressãoarterial e da glicemia casual em eventos de saúde na cidade de Governador Valadares: importância para a prática de atividade física. Autores: Hiltomar Martins Oliveira Junior; Caroline Chaves Teixeira; Keveenrick Ferreira Costa; Clarice Lima Alvares da Silva, Andreia Cristiane Carrenho Queiroz (orientadora).

– Trabalho: Avaliação da pressão arterial clínica e repouso e ambulatorial em adultos e idosos frequentadores de praças e parques públicos de Governador Valadares. Autores: Keveenrick Ferreira Costa, Diego Alves dos Santos, Gustavo de Souza Silva, Cláudia Lúcia Moraes Forjaz, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz (Orientadora).

– Trabalho: Relação entre a circunferência de cintura e o nível de atividade física e pressão arterial de idosos participantes de feiras de saúde. Autores: Matheus Lima de Oliveira, Jessica Mayara Silva Nery, Sabrina Stefany da Silva Souza, Clarice Lima Álvares da Silva, Andréia Cristiane Carrrenho Queiroz (orientadora).

– Trabalho: Importância da avaliação antes da prática de atividade física em uma praça pública de Governador Valadares. Autores: André Marques Fernandez Silva; Diego Alves dos Santos; Keveenrick Ferreira Costa; Gabriel Mendes Oliveira; Andréia Cristiane Carrenho Queiroz (Orientadora).