Participantes do 1º Simpósio Multiprofissional em Oncologia

A Liga Acadêmica de Oncologia (LAO) do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora promoveu, no último sábado (27), o 1º Simpósio Multiprofissional em Oncologia. Com o objetivo de promover uma discussão sobre a abordagem interprofissional do paciente diagnosticado com câncer, e demonstrar a importância de cada profissional no apoio ao paciente e sua família, o evento reuniu representantes da Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e da Medicina Oncológica.

A psicóloga Maria Margareth explica a importância do acompanhamento ao paciente

Estudante do oitavo período de Fisioterapia, Hiltomar Martins considera o evento uma oportunidade para desmistificar o câncer e mostrar diferentes formas de conviver com o diagnóstico. Segundo o presidente da LAO, a intenção é “trazer conhecimento para a sociedade, quebrar preconceitos e mostrar aos nossos estudantes, e também estudantes de outras instituições, que é possível conviver com o câncer e superar a doença”.

Docente do Departamento Básico de Saúde e apoiadora do evento, a professora Alda Maria Soares ressaltou o empenho dos estudantes em organizar o evento. “Sou testemunha da dedicação e do empenho desses meninos. A Liga é a primeira no curso de Fisioterapia da UFJF, um curso com 23 anos de existência. Eles são os pioneiros, e agradeço por fazer parte desse evento. Espero que essa oportunidade de aprendizado se espalhe a todos os estudantes da Fisioterpia”, relatou.

As palestras do evento foram ministradas por profissionais de diferentes áreas, a fim de promover uma abordagem abrangente e diversificada. A psicóloga Maria Margareth Alves pontuou, em sua fala, a importância da abordagem ao paciente e sua família no âmbito da psicologia. As orientações de alimentação do paciente, antes, durante e após o tratamento foram tema da palestra da nutricionista Roberta Coelho Goulart.

Durante o evento, aconteceram também palestras do Dr. Célio Cardoso, sobre rastreamento do câncer; a fisioterapeuta Halauana Herédia Freitas, sobre a abordagem profissional no pré e pós-operatório, e ainda palestra sobre cuidados paliativos em Oncologia. Os participantes tiveram, também, contato com a paciente Simone Magalhães, que relatou sua vivência e as experiências relacionadas ao câncer.